O que é capitalismo monopolista Brainly?

Perguntado por: Tatiana Viviane de Monteiro  |  Última atualização: 13. August 2024
Pontuação: 4.7/5 (69 avaliações)

Basicamente, a característica predominante do capitalismo monopolista é a formação de grandes empresas que compram as pequenas e tornam-se praticamente as "donas" de determinado mercado, como foi o caso de Rockfeller, que comandou o mercado de produção de petróleo nos EUA.

O que é o capitalismo monopolista?

O capitalismo financeiro, ou monopolista, tem como objetivo a obtenção de lucro por meio dos ativos financeiros, investimentos e especulação. Caracteriza-se pela integração entre as grandes empresas e o mercado financeiro, com a maior atuação dos bancos e das bolsas de valores.

O que foi o capitalismo monopolista Brainly?

Capitalismo Monopolista – é a fase do sistema capitalista caracterizada pelo crescimento da especulação financeira em torno de ações de empresas, juros, títulos de dívidas e outras formas de crédito que se transformaram em mercadorias, sendo comercializadas como tais.

O que é capitalismo monopolista imenso número?

O capitalismo financeiro é também chamado de “monopolista” em razão de nele terem surgido as grandes empresas internacionais que, basicamente, atuam na compra de ações de empresas concorrentes de menor porte, o que as permite controlar e monopolizar (ou oligopolizar, conforme o caso) vários setores do mercado.

O que é o estado monopolista?

O capitalismo monopolista de Estado não é senão a submissão absoluta do estado burguês à economia capitalista, e, portanto, aos monopólios, e não o contrário disto. É a interpenetração cada vez mais completa do aparelho do Estado e dos monopólios, enfim, a ditadura dos monopolistas mais poderosos.

CAPITALISMO MONOPOLISTA E SERVIÇO SOCIAL

31 questões relacionadas encontradas

Qual o papel do Estado no capitalismo monopolista?

Conforme foi destacado ao longo do estudo, no âmbito do capitalismo monopolista o Estado aparece então como protagonista que garante consensos, legitimando-se socialmente através das garantias sociais, por meio da regulamentação das políticas e serviços sociais.

Quando surgiu o capitalismo monopolista no Brasil?

século XIX à década de 1950. Em seguida, a irrupção do capitalismo monopolista é marcada pela reorganização do mercado e do sistema de produção, através das operações comerciais, financeiras e industriais dos monopólios e oligopólios.

Quais são os tipos de capitalismo?

Capitalismo
  • capitalismo comercial;
  • capitalismo industrial;
  • capitalismo financeiro;
  • capitalismo informacional.

Quando o capitalismo concorrencial sucede o capitalismo monopolista?

Trata-se do período histórico em que ao capitalismo concorrencial sucede o capitalismo dos monopólios, articulando o fenômeno global que, especialmente a partir dos estudos lenineanos, tornou-se conhecido como o estágio imperialista".

O que é o capitalismo financeiro Brainly?

Capitalismo financeiro, também chamado de capitalismo monopolista, corresponde a um tipo de economia em que o grande comércio e a grande indústria são controlados pelo poderio econômico dos bancos comerciais e outras instituições financeiras.

O que é o capitalismo informacional Brainly?

Resposta: O capitalismo informacional corresponde ao período econômico e social em que estamos vivendo. É marcado pelo avanço da Globalização, dos computadores, dos telefones digitais, da robótica e da internet. Recebe esse nome pois está intimamente relacionado com a Sociedade da Informação ou Era da Informação.

Qual a diferença entre o capitalismo concorrencial e o capitalismo monopolista?

Se no capitalismo concorrencial o Estado era o representante do "capitalista coletivo" e não interferia nas condições internas da produção, no capitalismo monopolista ele passa a garantir tanto as condições externas como as condições internas de forma contínua e sistemática: "Mais exatamente, no capitalismo monopolista ...

Como se desenvolveu o capitalismo comercial?

O termo capitalismo comercial surgiu porque o acumulo de riquezas ocorreu por meio do comércio, a economia nesse período funcionava sob a intervenção do governo, pois a riqueza e o poder de um país eram medidos pela quantidade de ouro, prata e pedras preciosas em poder de um determinado país.

Quem controla o capitalismo financeiro?

As instituições como os bancos, as bolsas de valores e as empresas transnacionais são os agentes principais do capitalismo financeiro, que tem como características o elevado dinamismo econômico em escala internacional e a formação de cadeias produtivas globais. Destaca-se, ainda, pela monopolização do mercado.

Qual o tipo de capitalismo do Brasil?

O Brasil é considerado pela doutrina internacional um país com modelo de capitalismo de estado do segundo tipo. O estado brasileiro tem participações em mais de 650 empresas, envolvidas em um terço do PIB nacional.

O que é o capitalismo no Brasil?

O capitalismo é um sistema econômico que visa ao lucro e à acumulação das riquezas e está baseado na propriedade privada dos meios de produção. Os meios de produção podem ser máquinas, terras, ou instalações industriais, por exemplo, e eles têm a função de gerar renda por meio do trabalho.

Como o capitalismo monopolista influenciou o desenvolvimento do serviço social no Brasil?

O capitalismo monopolista altera significativamente a dinâmica da sociedade burguesa, como destaca Paulo Netto (1996). Nesse turbilhão de transformações, os assistentes sociais eram requisitados para organizar o consenso e a adesão das classes subalternas à nova ordem do capital.

Quais foram os fatores que contribuíram para o surgimento do capitalismo monopolista?

Concentração de capital: O capitalismo monopolista surgiu devido ao acúmulo de capital nas mãos de poucos empresários, que conseguiram eliminar a concorrência e estabelecer monopólios em determinados setores da economia.

O que é o capitalismo e suas fases?

As fases do capitalismo foram divididas em três: capitalismo comercial, industrial e financeiro. Em cada um desses momentos, o sistema capitalista se reinventou para atender as necessidades financeiras da sociedade. Desde o início, o capitalismo sempre teve um objetivo: garantia de lucratividade.

Para que serve o capitalismo?

O Capitalismo é um sistema econômico no qual o principal objetivo se dá pela obtenção do lucro e da proteção da propriedade privada. O acúmulo de capital, tanto pelos governos quanto pelos indivíduos, é representado na forma de bens e dinheiro.

O que significa para Netto a afirmação que o Estado é capturado pelo capitalismo dos monopólios?

De acordo com Netto (2006), o Estado capturado pela lógica do capital monopolista opera de forma a propiciar um conjunto de condições necessárias à acumulação e à valorização do capital.

O que significa o capitalismo tardio?

Capitalismo tardio é um conceito usado pelos neomarxistas para se referir ao capitalismo posterior a 1945, fase que inclui a chamada era de ouro do capitalismo (de 1945 ao início da década de 1970). No entanto, há alguma controvérsia quanto à adequação.

Qual a origem da questão social?

A questão social surgiu no século XIX com o intuito de exigir a formulação de políticas sociais em benefício a classe operária, que estavam em pobreza crescente. O conceito de questão social está ligado a forma como a riqueza em sociedade é produzida e repartida.

Artigo anterior
Quais são os dois tipos distintos de mecanismo de ação dos medicamentos?
Artigo seguinte
Como normalizar o PTH?