O que significa gerúndio *?

Perguntado por: Letícia Ângela Henriques Moreira  |  Última atualização: 31. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (63 avaliações)

Entenda o que é gerúndio
A característica do gerúndio é expressar a continuidade de uma ação, ou seja, demonstra que ela teve início e continua acontecendo. Uma dica é que esses verbos possuem o sufixo “ndo”.

O que que é gerúndio?

Forma nominal verbal que caracteriza uma ação em andamento

O gerúndio é a palavra que expressa uma ação contínua e é uma das formas nominais do verbo assim como o particípio e o infinitivo. A origem o vocábulo vem do latim “gerundium”.

Como identificar um gerúndio?

Gerúndio
  1. O gerúndio, assim como o particípio e o infinitivo, não faz parte de nenhum tempo ou modo verbal. ...
  2. Simples: indica uma ação que ainda está em andamento. ...
  3. Composto: indica uma ação já concluída antes da ação da oração principal e é formado pelos verbos auxiliares TENDO e HAVENDO + particípio do verbo principal.

O que é gerúndio e particípio?

As formas nominais do verbo são: Infinitivo: forma que expressa a ação em si. Gerúndio: forma queexpressa o processo da ação. Particípio: forma que expressa o resultado da ação.

O que é um verbo no particípio?

Integrante das formas nominais do verbo, o Particípio indica uma ação já finalizada ou relacionada com o passado e caracteriza-se pela terminação -ADO e –IDO. Ele, também, possibilita a formação de tempos verbais compostos. Além disso, o particípio pode ter a função de adjetivo.

GERÚNDIO | PORTUGUÊS | Prof. Kel

22 questões relacionadas encontradas

O que é verbo no gerúndio exemplos?

Gerúndio é a forma nominal do verbo que indica continuidade. Assim, ele mostra o desenvolvimento de uma ação em andamento ou duradoura. Exemplos: Estou levando o bolo que você me encomendou.

Estou verificando é gerúndio?

Embora esse tipo de erro seja chamado de “gerundismo”, ele não se origina no pobre gerúndio, mas sim em um dos vários recursos que a língua oferece para expressarmos a ideia de futuro.

Como tirar o gerúndio de uma frase?

Mudar o verbo no gerúndio por um cuja conjugação exprime uma ideia concreta (e não em processo) ou modalizar o discurso para adequar a expressão ajuda o seu texto a não ficará preso aos modismos linguísticos.

Quando usar o gerúndio?

É correto usar o gerúndio quando se quer expressar uma ideia ou ação que ocorre no momento de outra no futuro. Logo, podemos dizer: “Amanhã, quando você estiver fazendo a apresentação, eu estarei realizando os meus exames.”

Quais são os Gerundios?

Exemplos de verbos no gerúndio
  • Verbo cantar: cantando.
  • Verbo pular: pulando.
  • Verbo correr: correndo.
  • Verbo viver: vivendo.
  • Verbo ouvir: ouvindo.
  • Verbo sentir: sentindo.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

Quando ING não é gerúndio?

Muitos alunos aprendem no inglês básico que o “-ing” é o tal de gerúndio e é usado nas frases do Present Continuous. confusos, quando não, incrédulos. Isso mesmo, o -ing também pode ser classificado como adjetivo ou substantivo e têm outros usos além do Presente e do Passado Contínuo. ...

Onde é aonde exemplos?

Veja os exemplos com onde e aonde:
  • “A casa onde ela mora é muito longe” fica “A casa em que ela mora é muito longe”.
  • “O local aonde eu fui não tinha internet” fica “O local ao qual eu fui não tinha internet”.

Como transformar um gerúndio?

Onde colocar o Gerúndio na frase? Antes da oração principal: Terminando a novela, vamos dormir. Neste caso, o gerúndio indica uma ação anterior à oração principal. Ao lado do verbo principal: A menina estava pulando corda.

É errado falar no gerúndio?

Não é errado usar o gerúndio. Ele deve ser usado adequadamente. Você pode e deve usar o gerúndio em suas redações, provas ou concursos, desde que respeitadas as regras de seu uso.

Estou fazendo é correto?

Por outro lado, as construções “estarei fazendo”, “estarei ligando” e “estaremos analisando”, quando usadas em lugar do futuro do presente, são casos de gerundismo, isto é, o emprego incorreto do gerúndio. Esse emprego indevido assemelha-se a uma das formas do futuro contínuo do inglês.

É correto falar Estou enviando?

A frase está correta. Estou lhe enviando a ficha de inscrição. Você errou! O correto é: 'Estou-lhe enviando...' ou 'Estou enviando-lhe...'

Como escrever os verbos no gerúndio?

Quando os verbos são terminados em -ndo, como em falando, brincando, estudando e correndo, eles estão flexionados no gerúndio, cuja principal característica é indicar uma ação contínua, ou seja, uma ação que está em andamento, não finalizada no momento em que se fala.

Quando usar ING sem ser no present continuous?

Gramática Inglesa: '-ing' não é usado só em verbos
  1. boring – maçante, chato, enfadonho, entediante, tedioso, cansativo.
  2. interesting – interessante.
  3. disgusting – nojento, repulsivo, horroroso, nauseabundo.
  4. convincing – convincente.
  5. encouraging – encorajador, animador.
  6. moving – comovente, emocionante.
  7. intriguing – intrigante.

Qual a regra do ING no inglês?

1. Quando o verbo terminar com a letra E precedida por consoante, tiramos a letra E e acrescentamos ING. 2. Quando o verbo termina em consoante-vogal-consoante (CVC) e a última sílaba for tônica, deve-se repetir a última letra e acrescentar o ING.

Qual é a regra do ING?

1. Regra geral: os verbos recebem simplesmente -ing. 2. Verbos terminados em CVC (consoante + vogal + consoante) monossílabos ou em que a última sílaba seja tônica têm a última consoante dobrada, além de receberem a terminação -ing.

Quando não usar vírgula antes de gerúndio?

Há aí uma finalidade implícita: “para pedir informações”. Este é um dos casos em que não se coloca vírgula antes do gerúndio, isto é, quando ele configura e introduz uma oração adverbial final, como nos seguintes exemplos: Foi emitida nota oficial informando que o prazo de entrega do IR foi prorrogado.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual o uso dos porquês?

Dicas para o uso dos porquês

Por que: Escrito separado e sem acento, este “por que” é usado em frases interrogativas e também como a união de "por'' com um pronome relativo. ... Porquê: Escrito junto e com acento, este “porquê” se usa quando a sentença for substantivada e sinônima de “motivo” ou “razão”.

Artigo anterior
O que é o pronome vós?
Artigo seguinte
Quais são os tipos de metodologias ativas?