Como começar a transição de gênero pelo SUS?
Perguntado por: Nádia Lara Barbosa de Vicente | Última atualização: 7. Dezember 2024Pontuação: 4.8/5 (18 avaliações)
Dirija-se ao posto de saúde ou ambulatório trans mais próximo e agende sua consulta; Depois, já na consulta, informe ao médico que deseja fazer cirurgias do processo transexualizador e peça o acompanhamento multidisciplinar do SUS; O acompanhamento com a equipe multidisciplinar deverá ocorrer por pelo menos 2 anos.
Como fazer a transição de gênero pelo SUS?
“Para passar pela intervenção há critérios, é preciso ter mais de 21 anos e ter passado pelo acompanhamento clínico e hormonal por dois anos, sendo que esse último é autorizado no SUS a partir dos 18 anos de idade”, explica a Coordenação-Geral de Atenção Especializada.
Como iniciar o processo de transição de gênero?
Olá, normalmente o primeiro passo é procurar atendimento psicológico para após isso ser encaminhada para endocrinologia, porém dependendo do local onde você habita, isso. pode ser feito junto ou antes. O ideal é você procurar um local específico para atendimento LGBT da sua cidade, se houver.
Como começar a tomar testosterona pelo SUS?
Para ter acesso aos serviços do processo transexualizador do SUS, é preciso solicitar encaminhamento na unidade básica de saúde mais próxima da sua residência.
Quanto custa para fazer a transição de gênero?
Então, essa cirurgia vai permitir o bem-estar psicológico da pessoa. É essencial para o reconhecimento dela como mulher." De acordo com Luciana Oliveira, a cirurgia custa aproximadamente R$ 50 mil e o fato de ser oferecida pelo SUS a deixa ao alcance de pessoas que não teriam condições de realizar por outros meios.
Fazer tratamento de Hormônios e Transição pelo SUS!? Saiba passo a passo do que fazer!
Quanto tempo demora uma transição de gênero?
As mudanças ocorrem gradualmente, iniciando-se em 3 meses e terminando em 2-3 anos, quando se inicia o tratamento de manutenção. Os efeitos feminilizantes inicias (3-6 meses) incluem a mudança da taxa da gordura e músculo, redução da libido e ereção, início de mama e desaceleração do crescimento.
Qual médico procurar para transição de gênero?
No caso de crianças e adolescentes transgêneros, o CFM recomenda o acompanhamento de psiquiatra, endocrinologista, ginecologista, urologista e cirurgião plástico.
Quanto tempo leva a transição hormonal?
O uso de testosterona para transição hormonal é um processo lento, os efeitos podem ser observados desde o primeiro mês após iniciar a terapia e se completam em até 5 anos (TRINDADE, 2021).
É possível fazer reposição hormonal pelo SUS?
A partir de R$ 120 por mês. Pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é possível fazer terapia, mas nem todos os medicamentos estão disponíveis gratuitamente. Quais as alternativas para quem não pode ou não quer fazer terapia hormonal? Alguns antidepressivos podem ser prescritos para diminuir os fogachos.
Sou homem e quero tomar hormônio feminino?
Riscos da terapia de estrogênio para homens
A terapia de estrogênio pode levar a alterações significativas nos níveis hormonais dos homens, o que pode causar efeitos colaterais indesejados. Esses efeitos colaterais podem incluir diminuição da libido, disfunção erétil, alterações de humor e ganho de peso.
O que muda na transição de gênero?
Preconceitos, pressão social e culpa estão entre as razões de um desdobramento percebido em 13% dos transgêneros, segundo estudo de Harvard. Às vezes, a sensação de que existe um descompasso entre o sexo biológico e a identidade de gênero ocorre bem cedo na vida e nunca é trivial.
Como começar a se Hormonizar?
Pra você começar a terapia hormonal, você precisa procurar um endocrinologista, né, esse é o médico por excelência que vai te atender. Alguns endócrinos, eles exigem um laudo psicológico.
Como fica a parte íntima depois da cirurgia de mudança de gênero?
“Com esse processo, o canal vaginal fica muito parecido com o de uma mulher cis. E dentre as vantagens estão o fato de quanto mais pele do pênis se usa no canal, menos se tem para trabalhar o exterior da vagina”, afirma o cirurgião.
Tem testosterona no SUS?
Embora haja portaria do Ministério da Saúde validando a hormonioterapia no atendimento ambulatorial, a testosterona não é disponibilizada por toda a rede pública.
Qual a melhor idade para fazer reposição hormonal?
A reposição hormonal precisa ser iniciada no máximo em até dez anos após o início da menopausa ou até os 60 anos de idade, o que ocorrer primeiro. Depois disso, se a mulher ainda não faz uso de hormônios, os benefícios deste tipo de tratamento são menores que os riscos, então a TRH não é mais indicada.
Como conseguir receita de testosterona?
A receita de testosterona só pode ser emitida por um médico, como forma de tratamento para deficiência desse hormônio. Geralmente, a prescrição encerra a consulta com endocrinologista, que é o especialista em metabolismo e secreção dos hormônios.
Quais os riscos da transição de gênero?
hipertensão (pressão alta) e dislipidemia (gorduras sanguíneas anormais) foram as principais complicações cardiovasculares entre os indivíduos transgêneros envolvidos no estudo.
Qual hormônio feminino devo tomar para criar corpo?
O estrogênio é produzido nos ovários, nas glândulas suprarrenais e nas células de gordura. Durante a puberdade, esse hormônio promove mudanças no corpo da menina.
Como começar a tomar hormônio feminino?
A pessoa que deseja dar início à terapia hormonal pode buscar atendimento na atenção primária, normalmente em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima de sua residência. “Caso não seja possível seguir na UBS, a unidade irá encaminhar para um centro especializado.
Qual a melhor idade para começar a transição?
A transiçao pode ser feita em qualquer idade e nao será menos efetiva por isso, sendo aceito o limite de até 75 anos para o processo. Esse processo envolve equipe multidisciplinar com psicologo, médico endocrinologista e cirurgiao se necessario.
Qual o melhor hormônio feminino para transição?
Segundo a acadêmica, a melhor escolha são os estrógenos naturais, que são administrados por via oral, parenteral ou transdérmica. Combinados com os estrógenos, geralmente, são administrados medicamentos antiandrogênicos para bloquear ou reduzir a produção de testosterona.
O que a psicologia diz sobre transgêneros?
A transexualidade ainda é considerada um transtorno mental pela Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10, Organização Mundial da Saúde, 1993). Entre os “distúrbios” listados, estão o “travestismo” e o “transexualismo”.
É possível reverter a transição de gênero?
Também é preciso alguns procedimentos cirúrgicos para reverter. Durante o processo de transição de gênero, se você passa a usar testosterona, por exemplo, você adquire características masculinas, o que desenvolve pelos pelo corpo.
Como mudar o gênero?
A mudança de nome e gênero nos documentos é possível hoje em dia sem a necessidade de ação judicial. Qualquer pessoa com mais de 18 anos pode requerer ao cartório de registro civil de origem a adequação de sua certidão de nascimento ou casamento à identidade autopercebida.
Como funciona a transição de gênero no Brasil?
No Brasil, o processo de transição de gênero é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para pessoas de todas as idades. Como primeiro passo, vem o atendimento psicológico e o bloqueio da puberdade, com medicamentos para a inibição hormonal.
É hipótese de julgamento antecipado do mérito?
Como Regenerar menisco?