O que significa Filosofia espiritualista?

Perguntado por: Duarte Valentim Machado  |  Última atualização: 5. Juni 2024
Pontuação: 4.7/5 (70 avaliações)

Espiritualismo filosófico é uma corrente filosófica do século XIX, oposta ao materialismo e ao panteísmo, inspirada no romantismo e surgida em reação ao positivismo, que afirma o espírito como a realidade suprema da existência.

O que é espiritualidade filosofia?

Para os gregos, espiritualidade referia- se a uma experiência contemplativa pela qual se alcançava o conhecimento verdadeiro das coisas. Similarmente, Nietzsche defende a contemplação filosófica e espiritual como forma de vencer a su- perficialidade do mundo moderno.

Qual o significado de ser espiritualista?

Entende-se como espiritualistas as crenças que admitem que além da matéria existe um ser espiritual, uma alma, ou alguém que escapa ao fenômeno da morte. Dessa maneira, acreditamos em Deus, em sua existência — cujo nome pode variar entre os povos, de cultura para cultura.

O que os espiritualistas acreditam?

Quais os principais preceitos? O Espiritismo tem três preceitos fundamentais: o da evolução do espírito através da reencarnação, o da existência de vida em outros mundos e o da prática mediúnica como forma de comunicação entre os vivos e os mortos.

Qual a religião do espiritualista?

A Doutrina Espírita ou o Espiritismo tem por principio as relações do mundo material com os Espíritos ou seres do mundo invisível. Os adeptos do Espiritismo serão os espíritas, ou, se quiserem, os espiritistas. (KARDEC, [1859] 2001a, p. 13).

Qual o Seu Maior Desejo Lei Quântica do Pensamento Positivo REALIZE TUDO!

27 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre espírita e espiritualista?

O espiritismo funciona através da mediunidade, onde médiuns estabelecem contato com espíritos desencarnados para transmitir mensagens e orientações. Já o espiritualismo pode englobar práticas como meditação, yoga, reiki, entre outras, que visam o desenvolvimento espiritual e a conexão com o divino.

Qual o nome do Deus do espiritismo?

Para o espiritismo Jesus não é Deus, mas o espírito mais puro enviado por Deus como modelo e guia. Os princípios básicos do espiritismo são: 1) A Existência de Deus: Para o espiritismo Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. É eterno, imutável, imaterial, onipotente, soberanamente justo e bom.

Qual é a diferença entre espiritualidade e religião?

Todos os conceitos de religião estão vinculados à manifestação de atos de culto, de ritos e de outras formas de expressão religiosa, enquanto a espiritualidade é compreendida como uma dimensão constitutiva humana, caracterizada pela intimidade do ser humano com algo maior.

Por que o espiritismo não é considerado uma religião?

Estabelece também com clareza que entende o Cristianismo como sendo a sua referência maior de moral e religião. Ele complementa ainda, dizendo que o Espiritismo não é religião porque não possui cultos, templos, ritos ou ministros: O Espiritismo não é, pois, uma religião.

Quem inventou o espiritualismo?

Da maneira como ele entendia, não se tratava de ter "inventado" o espiritismo. Allan Kardec (1804-1869) considerava-se o "codificador" da ideia.

O que a Bíblia diz sobre a espiritualidade?

Espiritualidade produz e é ato público, é o jeito como expressamos na vida (palavras, pensamentos, atos e omissões) o chamado de Deus para a comunhão e para a missão: ser e fazer discípulas e discípulos. Fazer pessoas discípulas de Jesus é ajuda-las a configurar sua vida com a vida dele.

Qual a origem do espiritualismo?

O Espiritismo surgiu a partir do trabalho de um francês, Hippolyte Léon Denizard Rivail (1804-1869), que foi um dos primeiros pesquisadores a adotar e adaptar métodos utilizados no meio científico para investigar o fenômeno mediúnico e construir um corpo teórico de natureza filosófico-científica (PIMENTEL, 2014).

O que é ter uma vida espiritual?

Espiritualidade pode ser entendida como o conjunto de crenças que traz vitalidade e significado aos eventos da vida. É a propensão humana para o interesse pelos outros e por si mesmo. Ela atende à necessidade de encontrar razão e preenchimento na vida, assim como a necessidade de esperança e vontade para viver.

Quais são os tipos de espiritualidade?

Uma conversa sobre espiritualidade
  • Espiritualidade Neotestamentária. ...
  • Espiritualidade ascético-monástica. ...
  • Espiritualidade Bíblico-meditativa. ...
  • Espiritualidade místico-contemplativa. ...
  • Espiritualidade da Reforma. ...
  • Espiritualidade Pietista. ...
  • Espiritualidade Fundamentalista. ...
  • Espiritualidade Carismática.

Qual é a filosofia do espiritismo?

a Filosofia Espírita tem, ainda, estreitas ligações com a tradição filosófica do Realismo Metafísico que parte de Parmênides, tomando o Ser, com o qual identifica o Espírito junto às suas respectivas qualidades; todavia, cada Ser ou Espírito com sua unicidade, eternidade, infinitude e imutabilidade na intimidade da ...

Por que o espiritismo é uma filosofia?

O Espiritismo é filosofia porque, a partir dos fenômenos e dos fatos, utilizando, o raciocínio lógico, dá uma interpretação da vida, explicando o porquê das dores, dos sofrimentos e das desigualdades entre as criaturas.

O que os espíritas Não acreditam?

Espírita nenhum, que estuda e pratica os ensinamentos dos espíritos, acredita em profecias, psicografias proféticas e mensagens aterrorizantes. Nós não somos uma “experiência” de Deus, tampouco, suas marionetes.

Quem acredita no espiritismo e o quê?

Os espiritistas (tradução muito usada durante as primeiras décadas do século XX para o neologismo francês spirite) ou espíritas, afirmam-se cristãos e atribuem à doutrina espírita o caráter de uma doutrina cristã, já que consideram seguir os ensinamentos morais de Jesus.

Quais A origem de Deus no espiritismo?

A existência de Deus

A Doutrina Espírita, para chegar à crença na existência de Deus, parte do pressuposto de que não existe efeito sem causa. Dessa forma, Deus é o criador de todas as coisas, a inteligência suprema, causa primária de todos os fenômenos, de todas as existências, de todos os efeitos.

O que a psicologia fala sobre a espiritualidade?

Para a psicologia, a espiritualidade são fontes inesgotáveis de investigações, produção de artigos, estudos, livros e debates, dedicados a conhecer o impacto clínico destas. O fato é que se percebe que a espiritualidade ajuda na saúde mental.

Qual a diferença entre espiritualidade e fé?

A prática religiosa pode ser apenas dogmática e tradicional, influenciada e nutrida unicamente por questões culturais ou familiares. A Espiritualidade é uma dimensão da pessoa humana que traduz, o modo de viver próprio de uma fé que busca alcançar por meio de Jesus Cristo a sua fé cristã.

O que é espiritualidade para a Igreja Católica?

De fato, a vivência da espiritualidade católica tem como primeiro degrau, podemos dizer, a oração. É a partir dela que o desejo e o compromisso por todos os outros aspectos nascem no coração de cada fiel. A Igreja, inclusive, oferece para o povo diversas oportunidades de se colocar em oração diante de Deus.

Como o espiritismo vê Jesus?

O espírita acredita que Deus é criador, e Jesus é criatura. O Cristo seria um espírito muito evoluído, responsável pelo planeta Terra e pelos espíritos que nele habitam diante de Deus. A figura do médium também faz parte da crença espírita.

O que Jesus e para os espíritas?

Para o Espiritismo, Jesus é o modelo de ser humano mais perfeito que Deus ofereceu, para servir de guia. Neste sentido é que Allan Kardec afirma que, "para o homem, Jesus constitui o tipo da perfeição moral a que a Humanidade pode aspirar na Terra.

Quem os espiritismo adoram?

Segundo o Espiritismo, todo homem é um médium, um canal de comunicação entre os vivos e os espíritos. Por isso, não existe um papa espírita nem qualquer tipo de hierarquia dentro da religião (a ausência de paramentos e cerimoniais também é uma característica “racionalista” dentro da fé espírita).

Artigo anterior
Quais são os sais neutros?
Artigo seguinte
Para que serve a justificação notarial?