O que significa EDTA no exame de sangue?

Perguntado por: Jorge Wilson Matos Santos Pacheco  |  Última atualização: 15. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (26 avaliações)

EDTA é utilizado como anticoagulante na coleta de sangue total para uso rotineiro em hematologia (hemograma, velocidade de hemossedimentação, testes de fragilidade osmótica, etc.). O EDTA funciona como anticoagulante, bloqueando o cálcio ionizado através de reação química, com formação do complexo insolúvel EDTA-Ca.

O que significa EDTA no exame?

O anticoagulante estudado na pesquisa é o EDTA (ácido etilenodiaminotetracético), existindo três tipos, quais sejam: o dissódico (Na2EDTA), o dipotássico (K2EDTA) e o tripotássico (K3EDTA).

Qual a diferença entre EDTA e heparina?

A Heparina possui ação antitrombínica, impedindo a coagulação, enquanto o ácido etilenodiaminotetracético (EDTA) é um composto orgânico que age formando complexos muito estáveis com diversos íons metálicos.

O que é o anticoagulante EDTA?

O ácido etilenodiamino tetra-acético, ethylenediamine tetraacetic acid, (EDTA) é o anticoagulante mais utilizado em tubos de coleta de sangue à vácuo, seu uso é registrado desde o início da década de 50. Sua função é de inibir o processo de coagulação através da remoção do cálcio do sangue por complexação.

Quais exames são feitos no EDTA?

Os Tubos de tampa roxa são utilizados com o material EDTA.
...
O material colhido serve para os seguintes exames:
  • ➙ Hemograma completo (contagem global de hemácias, hemoglobina, hematócrito e determinação.
  • ➙ Hematozoários (caninos)
  • ➙ Microfilárias.
  • ➙ Contagem de reticulócitos.
  • ➙ Contagem de plaquetas.
  • ➙ PCR de vários exames.

Dra. Regiane Kutchman responde: O que é EDTA? E para que serve?

37 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos de EDTA?

Existem três tipos de EDTA: dissódico (Na2EDTA), dipotássico (K2EDTA) e o tripotássico (K3EDTA). Este último é o mais utilizado (forma líquida) por ser mais solúvel e menos tóxico.

Quais exames vai em cada tubo?

Tubos para coleta de sangue para cada tipo de análise
  • azul: tubo com citrato de sódio;
  • vermelha ou amarela: tubo sem anticoagulante;
  • verde: tubo com heparina;
  • roxa: tubo com EDTA;
  • cinza: tubo com fluoreto de sódio.

O que significa EDTA e qual é a sua função?

O EDTA, do inglês Ethylenediamine tetraacetic acid, é um agente quelante, também conhecido como sequestrante, muito utilizado em formulações de produtos de limpeza e cosméticos para conferir estabilidade, porém com aplicações nos mais diversos segmentos de mercado.

Qual a ação do EDTA?

O ácido etilenodiamino tetra-acético – C10H16N2O8 (EDTA) é um agente com propriedades anticoagulantes e bacteriostáticas. Seu mecanismo de ação se dá pela capacidade de se ligar fortemente aos íons de cálcio plasmático, bloqueando assim a agregação plaquetária e a cascata de coagulação.

Porquê da escolha do anticoagulante EDTA em hematologia e qual sua vantagem?

EDTA (ácido etilenodiamino tetra-acético):

é o anticoagulante mais usado para hematologia porque não provoca deformação nas células. Atua como agente quelante do cálcio, impedindo que ocorra o processo de coagulação. Comercialmente estão disponíveis os sais de sódio e de potássio, em soluções aquosas prontas para uso.

Para que serve o tubo de heparina?

O anticoagulante heparina ativa antitrombinas, bloqueando assim a cascata de coagulação e produzindo amostra de sangue total/plasma tornando-o ideal para análises rápidas e análises de sangue de pacientes sob tratamento com anticoagulante.

Porquê usar heparina na gasometria?

A heparina é o anticoagulante de escolha da gasometria. O uso do sangue heparinizado não é indicado para realização de hemograma, pois altera a morfologia e coloração dos leucócitos com os corantes de rotina e ainda permite a formação de agregados plaquetários.

Para que serve o uso de heparina?

As heparinas são indicadas para prevenir e tratar as seguintes condições: Trombose venosa profunda (presença de coágulo em um vaso) Embolia pulmonar (coágulo em uma artéria do pulmão) Infarto.

O que é EDTA nos cosméticos?

O EDTA ou ácido etilenodiamino tetra-acético é um agente quelante, isto é, um agente estabilizador amplamente utilizado nos produtos cosméticos, nomeadamente nos sabonetes ou nos shampoos.

O que é Sodium EDTA?

Edta dissódico (quelante) é um agente sequestrante que atua em faixa de pH ácido e neutro. Principais Propriedades : Elimina impurezas metálicas e é um potencializador do efeito conservante e antioxidante.

Qual a função do EDTA dissódico?

Em formulações de shampoo, sabonetes e produtos de higienização pessoal, o EDTA Dissódico evita que íons cálcio e magnésio sofram precipitação e interfiram na formação de espuma dos produtos.

Qual o mecanismo de ação do aditivo anticoagulante ácido etilenodiaminotetracético EDTA )?

EDTA (ácido etilenodiaminotetracético): Atua como anticoagulante quelando o cálcio do sangue. O cálcio é necessário na cascata de coagulação, e sua quelação inibe e para a série de eventos (intrínseca e extrínseca) que causa a coagulação.

O que pode substituir o EDTA?

Os produtos Polydisperse Na2 / Na4 são sequestrantes de íons metálicos em alternativa aos tradicionais sais sódicos de EDTA, com melhor custo-benefício, pois o poder de complexação para determinados íons podem chegar até 8 vezes maior que os sais sódicos de EDTA.

O que é EDTA em alimentos?

O EDTA é um aditivo utilizado nos alimentos como antioxidante, conservante, sinergista ou seqüestrante, na forma de seus sais - dissódico (etilenodiaminotetraacetato dissódico) e cálcio dissódico (etilenodiaminotetraacetato de cálcio e dissódico).

Qual tubo para TGO TGP?

EXAME: TGO /AST. TUBO/AMOSTRA: Tampa vermelha (sangue total ou soro). EXAME: TGP/ALT. TUBO/AMOSTRA: Tampa vermelha (sangue total ou soro).

Qual tubo para ureia e creatinina?

Tubo amarelo

Exames realizados através de análise bioquímica e sorológica. Exemplos: colesterol total, HDL, LDL, triglicerídios, ureia e creatinina.

Qual a ordem correta de coleta dos tubos?

A ordem correta para coleta de sangue por tubos a vácuo é:
  • Azul (citrato de sódio)
  • Amarelo/vermelho (ativador de coágulo)
  • Verde (heparina)
  • Lilás/roxo (EDTA)
  • Cinza (fluoreto de sódio/EDTA).

Qual a diferença entre EDTA dissódico e Tetrassódico?

O EDTA dissódico é utilizado em formulações com pH mais ácido e o EDTA tetrassódico é utilizado em formulações com pH mais básico. Também chamados de espessantes, os reguladores de viscosidade têm a capacidade de aumentar a viscosidade do produto, impactando em sua estabilidade, seu sensorial e sua aparência.

Qual a cadeia carbônica do EDTA?

Por fim, observa-se que a estrutura não forma nenhum circulo ou anel, estando a cadeia de forma aberta, devido a isso, podemos afirmar que a cadeia carbônica é acíclica. Logo, de acordo com as conclusões obtidas a cima, podemos afirmar que a cadeia carbônica do EDTA é acíclica, saturada e heterogênea.

Quais são os efeitos colaterais da heparina?

Hipotensão, alopecia, disestesia no pé, equimose, eczema, eritema, eritrodermia, dor no local de aplicação, púrpura, síndrome de resposta inflamatória sistêmica, necrose tecidual, deficiência de aldosterona, hipercalemia, aumento do nível do hormônio da tireóide, lipídeos anormais, hiperlipidemia de rebote com ...

Artigo anterior
Como o estudo da fenologia das espécies florestais podem contribuir para a produção florestal?
Artigo seguinte
Como curar ovario policistico naturalmente?