O que causa problemas de memória?

Perguntado por: Valentim Flávio Oliveira  |  Última atualização: 16. Mai 2025
Pontuação: 5/5 (59 avaliações)

Existem diversas causas para a perda de memória, sendo que a principal é a ansiedade, mas também pode estar associada a diversas condições como a depressão, alterações do sono, uso de remédios, hipotireoidismo, infecções ou doenças neurológicas, como doença de Alzheimer.

O que provoca a falta de memória?

O que pode causar perda de memória? A perda ou dificuldade de memória pode ser causada por diversos fatores, como problemas hormonais e nutricionais, depressão, sobrecarga mental, ansiedade, excesso de bebida alcoólica, dormir poucas horas, falta de atenção, alzheimer, entre outros.

O que causa falta de memória?

As causas podem ser diversas, indo desde dificuldade de sono ou um problema hormonal até depressão ou doenças neurológicas, como o Alzheimer. Na maioria dos casos, o quadro pode ser revertido com reposições hormonais e medicamentos. Mas o ideal é investir na prevenção, ou melhor, deixar o cérebro ativo.

O que faz perder a memória?

Sintomas frequentes desta condição:
  1. Não escutar quando lhe dirigem a palavra.
  2. Ser facilmente distraído por estímulos externos.
  3. Ser esquecido em relação a atividades cotidianas.
  4. Ter dificuldade para organizar tarefas e atividades.
  5. Perder objetos necessários às tarefas ou atividades.

Qual doença afeta a memória?

A principal preocupação para o indivíduo, familiares e médicos é se a perda de memória é o primeiro sinal da doença de Alzheimer. leia mais , uma forma progressiva e incurável da demência (tipo de transtorno cerebral). Pessoas com demência perdem a capacidade de pensar com clareza.

5 PRINCIPAIS CAUSAS DA PERDA DE MEMÓRIA

20 questões relacionadas encontradas

Quais são os primeiros sintomas de perda de memória?

Primeiros sintomas

Perda de interesse pelas atividades, delírios, alucinações e tendência ao isolamento também são algumas das manifestações recorrentes de quem tem o transtorno. Além disso, a doença costuma fazer a pessoa esquecer memórias recentes.

O que significa esquecer as coisas mais rápido?

Com um dia a dia cada vez mais corrido e atarefado é muito comum esquecer alguma coisa pelo caminho. Mas, às vezes, esses esquecimentos frequentes podem ser sinal de um nível mais grave de estresse, ou então de depressão, e até mesmo de alguma doença neurológica.

Qual a vitamina para melhorar a memória?

Os principais componentes dos suplementos para a memória e concentração, que melhoram a disposição e evitam a perda da memória, são:
  1. Magnésio. ...
  2. Ômega 3. ...
  3. Vitamina C. ...
  4. Vitamina E. ...
  5. Ginkgo biloba. ...
  6. Ginseng. ...
  7. Coenzima Q10. ...
  8. Vitaminas do complexo B.

Qual a vitamina que é boa para memória?

Vitamina B1

Se você quer seus neurônios trabalhando a todo vapor, com plena capacidade de raciocínio, memória e concentração, consuma alimentos ricos em vitamina B1, como: Cereais integrais. Leguminosas. Carne de porco.

Quando é que o esquecimento se torna preocupante?

A perda de memória é frequente

O alerta acende quando os esquecimentos se tornam frequentes e a pessoa não se lembra de conversas que acabou de ter, se perde em algum lugar que conhece bem ou esquece o caminho de volta para casa, apesar de ter feito isso inúmeras vezes antes.

Porque não consigo gravar as coisas na cabeça?

Aspectos como ansiedade, depressão, uso de medicamentos controlados, falta de sono, infecções e doenças neurológicas (Alzheimer) estão na lista dos possíveis motivos que levam uma pessoa a ter a memória prejudicada.

É normal ter memória ruim?

Não se lembrar de algo é normal e, se estiver em um momento agitado ou de muito estresse, é uma reação natural do corpo. Então, isso não significa que você tenha alguma doença grave, por exemplo. Ao mesmo tempo, é preciso ter atenção com o quadro.

O que pode causar confusão mental?

Normalmente, a confusão mental é causada por desidratação, falta de sono ou hipoglicemia, mas também pode ser provocada por infecções, intoxicação, AVC, insuficiência renal ou doença de Parkinson, por exemplo, especialmente em pessoas idosas.

O que tomar para memória fraca?

Alguns exemplos de remédios para memória e concentração são:
  1. Lavitan memória. ...
  2. Memoriol B6. ...
  3. Pharmaton. ...
  4. Ômega-3. ...
  5. Gerovital. ...
  6. Tebonin. ...
  7. Fisioton.

O que a falta de vitamina B12 causa no cérebro?

Quando há muita falta do componente no organismo, o cérebro perde sua capacidade de reposição de células neurais. Consequentemente, isto pode trazer o AVC, paralisia, incontinência, arteriosclerose, ataque cardíaco e uma série de problemas que podem ser irreversíveis.

Como aumentar a memória do cérebro?

As principais formas para ajudar a melhorar a memória são:
  1. Aprender sempre algo novo. ...
  2. Fazer jogos para a memória. ...
  3. Fazer anotações. ...
  4. Relembrar. ...
  5. Reler a informação com frequência. ...
  6. Fazer exercícios físicos. ...
  7. Dormir bem. ...
  8. Ter uma vida social ativa.

Qual é o magnésio que é bom para memória?

O magnésio treonato é conhecido por sua capacidade de atravessar a barreira hemotoencefálica, o que significa que ele pode ser facilmente absorvido pelo cérebro. Isso o faz ser um magnésio bom para memória, sendo uma opção interessante para aqueles que desejam melhorar a memória e a função cognitiva.

Qual o melhor suplemento para o cérebro?

Melhores nootrópicos para turbinar o cérebro

A nutricionista indica que os nootrópicos que comprovadamente ajudam nas funções cerebrais são a cafeína, a creatina e o DHA. “Pensando nos nootrópicos naturais, a cafeína é uma das mais conhecidas e com maior comprovação científica.

Como tomar vitamina B12 de forma natural?

Portanto, obtemos esse nutriente de maneira indireta por meio dos alimentos de origem animal (carnes, ovos, leite e seus derivados). Conheça quais são as maiores fontes de vitamina B12 e a quantidade em 100 g, segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos: Fígado de boi - 72,2 mcg. Fígado de frango - 18,9 mcg.

Qual a idade que começa o mal de Alzheimer?

A maioria das pessoas diagnosticadas com Alzheimer tem 65 anos de idade ou mais. Apesar de muito menos comum, o Alzheimer prematuro pode afetar pessoas com idade inferior a 65 anos. Estima-se que até 5 por cento das pessoas portadoras de Alzheimer tiveram a doença prematuramente.

Como é a confusão mental da ansiedade?

A pessoa que tem ansiedade apresenta uma angústia intensa, não consegue ficar quieta e tende a se desesperar. A depressão também tem como sintoma a inquietação. Nesse caso, porém, o indivíduo manifesta irritação exagerada e dificuldade de relaxar, tornando-se agitado.

Como saber se estou tendo uma confusão mental?

Sinais e possíveis causas de confusão mental
  1. Pausas longas durante o discurso;
  2. Conversação sem nexo e linguagem anormal;
  3. Lapsos de memória durante a execução de uma tarefa;
  4. Desorientação quanto ao tempo e espaço;
  5. Dificuldade de raciocínio;
  6. Comportamentos desadequados e incomuns;
  7. Alterações repentinas de humor.

Quais os medicamentos que causam confusão mental?

Alguns medicamentos, como os anticolinérgicos, ansiolíticos e antipsicóticos, podem piorar a função cognitiva e causar confusão mental além de aumentar o risco de quedas, com o uso de alguns tipos de remédio para hipertensão, por exemplo.

Como saber se minha memória está com problema?

Seu computador anda lento, travando, desligando sozinho ou dando tela azul com muita frequência? Saiba que esses podem ser sintomas que de defeito na memória RAM! O Random Access Memory, ou simplesmente RAM, é o responsável pelo armazenamento temporário de dados, como por exemplo programas em uso.

É normal ler e esquecer?

Muitas pessoas se perguntam como lembrar do que lemos, saiba que essa questão é mais comum do que imagina. Há um estudo do psicólogo alemão Herman Ebbinghaus onde afirma que cerca de 50% do que lemos é esquecido, caso não seja revisado no dia seguinte.

Artigo anterior
O que é Mary em português?
Artigo seguinte
Quanto tempo dura cilios fio a fio?