Por que a educação é definida por Durkheim como una e múltipla ao mesmo tempo?
Perguntado por: Clara Oliveira Araújo | Última atualização: 3. April 2022Pontuação: 4.4/5 (36 avaliações)
Para Durkheim a educação tem duas características: una e múltipla. ... Gabarito: É uma porque a educação inculca nos indivíduos idéias que fazem parte do meio social em que ele vive e múltipla porque é a soma dos conhecimentos distintos que variam de classe par classe social e de profissão pra profissão.
Qual a visão de Durkheim sobre a educação?
Para ele, "a educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta". E quanto mais eficiente for o processo, melhor será o desenvolvimento da comunidade em que a escola esteja inserida. Nessa concepção durkheimiana - também chamada de funcionalista -, as consciências individuais são formadas pela sociedade.
Em que consistem o caráter uno e múltiplo da educação para Durkheim por que cada um deles é necessário?
O aspecto múltiplo da educação está ligado à diversificação social produzida pela história das diferentes sociedades e pela diversidade interna própria de cada sociedade. ... Isso é que constitui o aspecto uno da educação, isto é, que há nela de universal, comum a todos.
Qual a importância dos fatos sociais segundo Durkheim e sua relação com a educação?
Os fatos sociais moldam a maneira de agir das pessoas pela influência que eles exercem sobre elas. ... Por tanto, a educação é um tipo de fato social, a medida em que, definem normais e regras de comportamento. A educação intencional e não intencional, costuma seguir parâmetros de conduta influenciadora.
Por que a educação pode ser considerada um fato social?
A educação é um fato social. A educação, em si, é um fato social no sentido em que atua como processo da preparação cultural dos indivíduos para a vida em sociedade e no sentido de que está presente, de maneira hegemônica, no interior de uma sociedade e em todas as sociedades.
Émile Durkheim | Educação e Sociologia
Qual é o papel da educação na sociedade?
Ela permite o desenvolvimento dos indivíduos a partir do ensino e da aprendizagem, com a finalidade potencializar a sua capacidade intelectual, se baseando em ações associadas ao ambiente escolar, familiar e social.
Quais são as 3 características do fato social?
Fatos sociais
No entanto, nem tudo o que uma pessoa faz pode ser considerado um fato social, pois, para ser identificado como tal, tem de atender a três características: generalidade, exterioridade e coercitividade.
Qual a importância dos fatos sociais segundo Durkheim?
Segundo Durkheim, os fatos sociais determinam a forma como os indivíduos agem em uma sociedade: moldam a forma de agir, pensar e de compreender o mundo.
Quais são os fatos sociais para Durkheim?
De acordo com Durkheim, o fato social diz respeito aos modos de agir e interagir dos indivíduos de um determinado grupo ou sociedade em geral. ... Dessa forma, a estrutura social, os valores e as regras podem ser consideradas fatos sociais.
Quais são os fatos sociais de Durkheim?
Segundo Durkheim, o fato social está na percepção do indivíduo. Por isso, o comportamento do ser humano será condicionado por realidades sociais que limitam as atitudes aceitas pela sociedade. O fato social deve atender a três características: a generalidade, a exterioridade e a coercitividade.
Quais os dois aspectos principais sobre a sociologia da educação?
A sociologia da educação é uma disciplina que estuda os processos sociais que ocorrem em relação ao ensino e à aprendizagem. ... Também oportuniza compreender e caracterizar a inter-relação ser humano/sociedade/educação à luz de diferentes teorias sociológicas.
Quais os dois aspectos principais da sociologia da educação?
Enquanto vertente da própria Sociologia, a Sociologia da Educação visa estudar a realidade socioeducacional, os ambientes onde há os processos educativos, mas, além disso, busca compreender os processos de socialização que se desenvolvem também nesse meio, a partir de relações que não se dão apenas entre professores e ...
Como distinguir as posições de Comte Durkheim e de Marx em relação à educação aponte a alternativa correta?
Aponte a alternativa correta. Resposta Selecionada: b. Ao contrário de Comte e Durkheim, para Marx, educação deveria ser um meio de emancipação, visando a romper com a alienação do trabalho e com a passividade frente à ideologia da classe dominante.
Quais são os conceitos de Durkheim?
A teoria sociológica de Durkheim, baseia-se sobretudo no conceito de Fato Social como objeto da sociologia, garantindo-lhe seu caráter de objetividade científica. ... Para o sociólogo francês, nas sociedades estão presente dois tipos de solidariedade: a mecânica e a orgânica. A primeira é uma solidariedade por semelhança.
Como os fatos sociais deveriam ser estudados de acordo com Durkheim?
Os fatos sociais devem ser tratados como COISAS. Para Durkheim, "é coisa tudo aquilo que é dado, e que se impõe à observação". Nem a existência da natureza humana nem o sentido de progresso no tempo, como admitia Comte por exemplo, fazia sentido, segundo Durkheim, dentro do método sociológico.
Qual afirmativa reflete o pensamento de Émile Durkheim sobre os fatos sociais?
Gabarito Comentado Gabarito Comentado 6a Questão (Ref.: 201603466017) Fórum de Dúvidas (1 de 10) Saiba (2) Qual afirmativa reflete o pensamento de Émile Durkheim sobre os fatos sociais? ... Nenhum fato social é objeto de estudo. Os fatos sociais têm como características: a Coercitividade, a Generalidade e a Exterioridade.
Qual é a finalidade da educação?
A finalidade da Educação, principalmente em países como o Brasil, deve ter como principais objetivos a formação humana do educando, transformando a escola em uma prática regular de vivências de cidadania, equidade, inclusão e socialização.
O que a educação nos traz?
O acesso à educação permite que os indivíduos tenham consciência e conhecimento de que são sujeitos de direitos garantidos por lei e podem exigir mais a implementação de políticas públicas (saúde, trabalho, assistência social, etc.) em favor da sua e das gerações futuras.
Quais as principais diferenças entre o conceito de educação em Durkheim e Marx?
Segundo ele a função social da educação é combater a alienação e a desumanização. ... Para Durkheim, a educação é vista como instituição integradora essencial a ordem social. Já Marx acredita que a educação é um espaço de reprodução ideológica dos interesses das classes dominante (burguesia).
Quais são as principais diferenças entre as teorias de Karl Marx e Émile Durkheim com relação ao modo como interpretam a relação entre indivíduo e sociedade?
Enquanto Durkheim atem-se ao estudo do “fato social”, com a sociedade determinando as ações do indivíduo, Marx procura entender os movimentos da sociedade tendo como objeto as “relações sociais” e a “luta de classes” transformando os fenômenos sociais e para Durkheim a luta entre as classes expressa anormalidade no que ...
Quais as diferenças entre as teorias sobre o trabalho de Durkheim Weber e Marx?
Para resumir o posicionamento dos autores clássicos, podemos dizer que Durkheim e Weber são conservadores, defensores do capitalismo, enquanto Marx é favorável a uma revolução para derrubar de vez esse sistema.
Quais são os principais aspectos da sociologia?
A sociologia se ocupa basicamente de cinco elementos: a estrutura social, os grupos sociais, a família, as classes sociais e os papéis que o indivíduo ocupa em sociedade.
Quais são os principais paradigmas da Sociologia da Educação?
Destacam-se duas formas principais de organização e sistematização da multiplicidade teórica da Sociologia da Educação: os paradigmas do consenso e o do conflito e as análises macro e microssociológicas do processo educacional.
Quais são os fundamentos da Sociologia da Educação?
A disciplina – Sociologia da Educação ou Fundamentos Sociológicos da Educação, como também é nomeada - ajuda a construir explicações sobre os fenômenos que ocorrem no espaço escolar e na sala de aula e a partir dos seus enfoques teórico-metodológicos os professores dispõem de ferramentas para intervir e melhorar as ...
Qual o papel da sociologia da educação?
A sociologia da educação permite compreender que a educação se dá no contexto da sociedade, e não apenas na sala de aula, caracterizando a relação que há entre ser humano, sociedade e educação através das teorias sociológicas. ... Destacando diferentes ações realizadas em diferentes grupos de convívio do ser humano.
Quais as brincadeiras antigas e atuais?
Quais os 5 países mais consumistas do mundo?