O que significa DRE Balanço Patrimonial?
Perguntado por: Eva Morais de Morais | Última atualização: 26. November 2024Pontuação: 4.3/5 (51 avaliações)
A DRE, sigla para Demonstração do Resultado do Exercício, é um relatório financeiro como uma lente de aumento nas finanças, que mostra se a sua empresa está gerando lucro ou prejuízo em um período determinado de tempo.
O que é DRE no balanço patrimonial?
O que são balanço patrimonial e DRE? Balanço patrimonial e DRE são relatórios contábeis que as empresas devem elaborar. Trata-se de um dever previsto em lei, que exige a entrega dos relatórios por toda pessoa jurídica registrada no Brasil ao final de cada exercício social (período de 12 meses).
O que significa a sigla DRE?
A Demonstração do Resultado do Exercício é um documento com importância tanto contábil quanto gerencial. Com ela, é possível ter uma visão sintetizada e estruturada dos principais indicadores financeiros do negócio, entendendo de maneira transparente os resultados: se houve lucro ou prejuízo e os seus porquês.
O que é balanço é DRE?
O balanço patrimonial é a principal demonstração contábil e representa uma foto da companhia ao término do exercício, com um levantamento dos seus ativos e passivos. A DRE, por sua vez, apresenta a relação de receitas e despesas da empresa, trazendo o resultado do exercício (lucro ou prejuízo).
Como entender a DRE?
- Análise vertical: compara os valores linha a linha, considerando as linhas maiores como o valor total, e as linhas menores como uma porcentagem do total.
- Análise horizontal: compara os valores mês a mês, para ver evolução ou contração daquela linha.
BALANÇO PATRIMONIAL E DEMONSTRAÇÃO RESULTADO-Conceitos Básicos em 10 min! Demonstrações Financeiras
O que é DRE e exemplos?
São todos os gastos que não são custos, necessários para manutenção da atividade da empresa, tais como conta de luz, internet, aluguel, entre outros. Elas podem se dividir entre despesas com venda, administrativas, operacionais, conforme organização e controle de cada empresa.
Qual é a função do DRE?
A DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) é um relatório contábil que reúne os principais indicadores financeiros de uma empresa em um determinado período de tempo e mostra se as suas operações estão tendo lucro ou prejuízo.
Como fazer a leitura de um balancete?
- Cabeçalho: nome, as informações da empresa e o período sendo analisado, por exemplo, mensal, trimestral ou anual)
- Ativo: bens e direitos.
- Saldo anterior: saldo do último balancete contábil realizado.
- Débitos: movimentações de débitos que ocorreram no período analisado.
Qual diferença entre DRE e balanço patrimonial?
Agora, o balanço patrimonial revela qual é a situação do patrimônio líquido, portanto, usa o DRE como referência, além das contas futuras e os bens do negócio. A segunda diferença está no tempo: enquanto o DRE é feito para o momento atual, o balanço é a cada 12 meses, logo, tem a ver com histórico anual da empresa.
Como fazer o cálculo do balanço patrimonial?
- Determine o período de análise.
- Determine os valores dos ativos da empresa.
- Determine os valores dos passivos da empresa.
- Levante o valor do Patrimônio Líquido.
- Monte o Balanço Patrimonial.
- Faça outras análises e determine KPIs.
O que deve constar no DRE?
A DRE é um documento feito por toda empresa, em que são registrados os resultados relacionados com suas operações financeiras. Nela, é preciso constar os lucros e os prejuízos ao longo de determinado período.
Como fazer uma análise de DRE?
Para isso, basta dividir o total da conta desejada pelo totalizador que se pretende avaliar. Por exemplo, uma empresa que apresentou um Lucro Bruto de R$ 20.000,00 e saldo de despesas com vendas de R$ 5.000,00 para o mesmo período, demonstra que 25% de todo o seu lucro está dedicado para esta área.
Onde fica o lucro líquido na DRE?
Como falado, esse indicador é um resultado que aparece logo após as deduções e, tecnicamente, fica localizado na parte superior do DRE. Com as informações disponibilizadas pela receita líquida, é possível gerar relatórios empresariais que auxiliarão tanto na análise dos gestores como de investidores.
Quais são os tipos de DRE?
- Vertical – uma conta abaixo da outra, começando pela receita bruta do exercício (faturamento), evidenciando todas as contas de resultado da empresa, até chegar ao lucro líquido;
- Horizontal – O cálculo da análise horizontal é extremamente simples.
Qual é o objetivo do balanço patrimonial?
O balanço patrimonial é uma das ferramentas mais importantes no campo da contabilidade e finanças. Ele oferece uma visão consolidada da posição financeira de uma empresa em um determinado período de tempo. Assim permitindo avaliar sua saúde financeira e tomar decisões estratégicas embasadas.
O que é o lucro bruto?
Lucro bruto (também chamado de lucro operacional bruto ou lucro das vendas) é a diferença entre a receita que uma empresa obtém em relação aos seus custos variáveis, como matérias-primas, custos de produção, comissões e demais insumos produtivos.
Como saber se a empresa teve lucro ou prejuízo?
Subtraia as despesas da receita e você obterá o lucro líquido da sua empresa – será um lucro ou uma perda. Quando sua receita é superior às suas despesas, você obtém lucro. Por outro lado, quando suas despesas forem maiores que sua receita, você verá uma perda.
Qual a importância do balanço patrimonial e DRE de uma empresa?
Através deste documento, é possível identificar o que a empresa possui e o que deve, assim como o capital investido pelos acionistas. Além disso, ele é fundamental para o cálculo das taxas de retorno e avaliação da estrutura de capital da companhia, além de ser exigido em processos de licitações governamentais.
Qual é a diferença entre bens ativos e passivos?
Ativo: São os bens, direitos e valores que a empresa possui e podem ser convertidos em benefícios econômicos futuros. Passivo: São as obrigações e dívidas da empresa, ou seja, as contas a pagar e outras responsabilidades financeiras.
Quais são as contas que entram no balancete?
No Ativo estão todas as contas que indicam os bens e direitos de uma empresa, tais como disponibilidades (dinheiro em caixa), imobilizados (máquinas e equipamentos), estoques (produtos acabados ou matérias-primas), contas a receber (investimentos ou duplicatas a receber), intangíveis (marcas e patentes).
Como fechar um balancete passo a passo?
- Reúna os documentos e a movimentação trabalhista do mês. ...
- Tenha toda a movimentação fiscal. ...
- Apresente a documentação da movimentação financeira. ...
- Faça o controle de estoque. ...
- Utilize ferramentas a seu favor.
Onde fica o faturamento bruto no balanço?
O faturamento mensal encontra-se na demonstração de resultados, o qual é um histórico finalizado de como sua empresa se saiu durante um determinado período. Isso pode ser um mês, trimestre ou até mesmo um ano – embora seja mais recomendado consultar suas demonstrações financeiras mensalmente.
Quais contas não entram na DRE?
É importante que você saiba que as receitas por juros de pagamento em atraso ou até mesmo os rendimentos de investimento não entram aqui.
Quem faz o DRE?
De forma resumida, todas as empresas precisam fazer o DRE, exceto quem é MEI. As companhias de capital aberto, além de fazer o DRE, precisam divulgar esses dados, para manter os acionistas informados sobre o andamento do negócio.
Onde fica a depreciação no DRE?
Onde será classificada a conta de encargos de depreciação na DRE? A conta de encargos de depreciação será classificada na DRE como uma despesa operacional. Já a conta de depreciação acumulada entrará no Balanço, no grupo do ativo permanente sub-grupo Imobilizado, com o sinal ( – ).
Quantos alunos têm a Unicamp 2019?
Como saber se minha carteira digital foi dado baixa?