Qual o prazo legal para uma seguradora se pronunciar sobre a aceitação ou não de um seguro?

Perguntado por: Erica Filipa Tavares  |  Última atualização: 4. April 2022
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A seguradora deverá se pronunciar, no prazo de até 3 (três) dias úteis, após o recebimento da comunicação, sobre a aceitação ou não do risco proposto. A ausência de manifestação, por escrito, da seguradora, caracterizará a aceitação tácita do risco proposto.

Qual o prazo máximo para emissão de uma apólice?

Art. 13. A emissão e o envio e/ou disponibilização ao segurado, por meio físico ou remoto, da apólice, da apólice de averbação, do endosso e do certificado individual deverão ser feitos em até quinze dias a partir da data de aceitação da proposta.

Qual o prazo para comunicar um sinistro a seguradora?

Para reclamar sua pretensão junto à seguradora, o segurado tem o prazo de 01 ano contado a partir da ciência do sinistro ou, no caso de responsabilidade civil, a partir da data em que foi citado para responder à ação ou da data que pagou os prejuízos ao terceiro.

Quando uma seguradora deve fazer a comunicação negativa?

Quando deve ser feita a comunicação negativa? Até até o último dia útil do mês de março deve ser comunicada a não ocorrência, no ano civil anterior, das transações ou propostas de transações passíveis de serem comunicadas, nos termos do art. 35 da Circular SUSEP nº 612/2020.

Qual o prazo para a seguradora pagar a indenização?

Uma norma de 2004 da Superintendência de Seguros Privados (Susep) já prevê o prazo máximo de 30 dias para pagamento da indenização.

Qual é o prazo para Segurado, Beneficiário ou Terceiro entrar com Pedido de Indenização no Seguro?

17 questões relacionadas encontradas

O que fazer se a seguradora não quer pagar a indenização?

O que fazer se a seguradora negar a indenização? Se a seguradora não pagar a indenização do seguro auto e não houver acordo entre as partes, será necessário entrar com uma ação judicial para garantir os seus direitos. Esse processo pode ser longo e demorado, e você precisará de um advogado.

Como a seguradora investiga um sinistro?

Quando a pessoa sofre um sinistro é preciso que o segurado envie alguns documentos para a seguradora, sendo que esses são informados quando é comunicado o ocorrido. Por exemplo, se o carro for roubado será preciso encaminhar um boletim de ocorrência com o fato registrado e mais os documentos do carro.

Quanto uma empresa de seguros restringe a emissão de suas apólices deve comunicar a qual órgão no Brasil explique e cite esse órgão?

A Superintendência de Seguros Privados – SUSEP, órgão do Ministério da Fazenda, foi criada pelo Decreto-Lei nº. 73, de 21 de novembro de 1966, para fiscalizar apólices de seguros e planos de capitalização.

Qual o conceito de open Insurance?

O Open Insurance, ou Sistema de Seguros Aberto, é a possibilidade de consumidores de produtos e serviços de seguros, previdência complementar aberta e capitalização permitirem o compartilhamento de suas informações entre diferentes sociedades autorizadas/credenciadas pela Susep, de forma segura, ágil, precisa e ...

Qual o prazo para uma seguradora consertar um veículo?

Segundo ela, as seguradoras têm o prazo máximo de 30 dias para regularizar a situação do automóvel que se envolveu em uma colisão com outro veículo. Dentro desse prazo ela deverá realizar o conserto ou liberar a indenização para o segurado.

O que acontece quando aciona o seguro?

Então sempre, que ele sofrer um acidente, que seja coberto pelo seguro contratado, e acionar a seguradora, ele deverá arcar com o pagamento da franquia que possuirá um valor fixo. Além dessa opção principal de franquia, podem existir outras em uma mesma apólice.

O que é emissão de apólice?

Uma apólice é um documento emitido por uma seguradora, que formaliza a aceitação do risco objeto do contrato de seguro.

Como localizar uma apólice de seguro?

Para consultar a sua apólice de seguro garantia você deverá acessar o site da seguradora que emitiu a apólice, ou o site da SUSEP. Os dados da apólice podem levar até 7 dias para constar no site da SUSEP.

Para que serve Apolice de seguro?

Apólice é um documento emitido por uma seguradora quando você adquire um bem, que pode ser um produto ou serviço, e faz um seguro que explica exatamente o que o segurado, ou seja, a pessoa que contratou o seguro, está contratando, quais são as cláusulas, condições e riscos daquele contrato.

O que é Open Insurance Susep?

O Open Insurance é um sistema que permite o compartilhamento padronizado de dados e serviços por meio de abertura e integração de sistemas no âmbito dos mercados de seguros, previdência complementar aberta e capitalização.

O que é Susep e qual é a sua função?

A SUSEP é o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro. Autarquia vinculada ao Ministério da Economia, foi criada pelo Decreto-lei nº 73, de 21 de novembro de 1966.

O que é sandbox da Susep?

O sandbox regulatório se constitui de um ambiente regulatório experimental para possibilitar a implantação de projetos inovadores que apresentem produtos e/ou serviços a serem ofertados no âmbito do mercado de seguros e que sejam desenvolvidos ou oferecidos a partir de novas metodologias, processos, procedimentos, ou ...

Qual é a responsabilidade do Conselho Nacional de Seguros Privados?

O Conselho Nacional de Seguros Privados - CNSP é órgão responsável por fixar as diretrizes e normas da política de seguros privados.

Quem fiscaliza as seguradoras de veículos?

Seguro de Automóveis — SUSEP.

Qual o papel do governo na regulação e fiscalização das entidades atuantes no setor de seguros?

Em outras palavras, o papel do governo é de fiscalizar e ao mesmo tempo criar medidas que beneficiem tanto as seguradoras que cooperam com o crescimento econômico do país, como também as dos segurados que ficam cobertos e possuem mais segurança no momento de reaver os seus bens e serviços, tanto material, econômico, de ...

Como faço para abrir um processo contra a seguradora?

Após receber as informações da seguradora de como se darão os procedimentos seguintes, caso a mesma se negue a atender o pedido, será necessário obter uma carta de negativa por escrito para poder ajuizar uma ação contra a seguradora no prazo de um a três anos contados da ciência da negativa de atendimento.

Quais são as etapas de contratação de um seguro?

São cinco os passos principais para a contratação de um seguro: a cotação de seguro, vistoria do carro, análise de proposta, entrega de documentos e assinatura do contrato.

Como é feita a vistoria do seguro?

Nesse serviço, é realizada uma avaliação sobre o estado de conservação do veículo e a sua situação legal. Alguns itens de identificação são analisados, como etiquetas adesivas, numeração de vidros, eixos, motor e câmbio — esse último sendo capaz de comprovar a originalidade do veículo.

Quando a seguradora pode se negar a pagar?

Se a seguradora encontrar divergências, pode se negar a pagar a indenização. Se você sofreu um acidente, ou se envolveu em um sinistro onde a responsabilidade foi sua e o acontecimento foi causado, ou de alguma forma está inserido em uma infração legal, a seguradora também pode se recusar a pagar a indenização.

Estou sendo processado por uma seguradora?

A seguradora me processou, o que devo fazer? Se você for o responsável por um acidente como o mencionado neste artigo, o melhor caminho a seguir mediante a informação de que a “seguradora me processou” é procurar a empresa e entrar em um acordo.

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