Qual a fonte de recursos para o SUS?

Perguntado por: Gabriela Cunha Abreu  |  Última atualização: 2. Juni 2025
Pontuação: 4.9/5 (27 avaliações)

De acordo com a Constituição, a participação da União no SUS seria feita com recursos do Orçamento da Seguridade Social (OSS), dos quais viriam os recursos para a Saúde, Previdência e Assistência Social.

Qual é a fonte de recursos do SUS?

Entre as três principais fontes de recursos identificadas podem ser citadas: Recursos governamentais, próprios ou transferidos. Renda gerada pela venda de serviços. Recursos captados através de doações (de indivíduos ou instituições).

Quais são os recursos que financiam o SUS?

A responsabilidade do financiamento do sistema Único de Saúde (SUS) é Tripartite, ou seja, das três esferas de governo: federal, estadual e municipal, por meio da vinculação de orçamento da seguridade social. De acordo com a Lei 141/2012, os municípios devem investir no mínimo 15% de suas receitas e, os estados 12%.

Quais são as fontes de recursos?

As fontes de recursos são todas as atividades feitas com o objetivo de gerar um ganho financeiro, como por exemplo, a venda de produtos, a prestação de serviços, realização de doações, contribuições, bazares, oficinas, workshops, entre outros.

Qual é a origem dos recursos do SUS?

O financiamento do SUS é oriundo de recursos financeiros do Orçamento da Seguridade Social, além de recursos da União, dos Estados, dos Municípios e de outras fontes.

RECURSOS FINANCEIROS DO SUS (SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE)

23 questões relacionadas encontradas

Qual é a principal fonte de financiamento do SUS?

O repasse financeiro dos recursos do SUS é feito diretamente do FNS para os fundos dos Estados e para os fundos dos Municípios, ou de forma complementar, dos FES para os Fundos Municipais. Essa modalidade de transferência é chamada de repasse fundo a fundo.

Quem é o principal financiador do SUS?

O governo federal é o principal financiador da rede pública de saúde. Historicamente, o Ministério da Saúde aplica metade de todos os recursos gastos no país em saúde pública em todo o Brasil. Estados e municípios, em geral, contribuem com a outra metade dos recursos.

Quais são os 4 tipos de fontes?

Os tipos de fontes são: documentos textuais, vestígios arqueológicos, representações pictóricas e registros orais.

Como são classificadas as fontes de recursos?

Os grupos de fontes de recursos são: 1 - Recursos do Tesouro - Exercício Corrente; 2 - Recursos de Outras Fontes - Exercício Corrente; 3 - Recursos do Tesouro - Exercícios Anteriores; 6 - Recursos de Outras Fontes - Exercícios Anteriores; 9 - Recursos Condicionados.

O que são fontes principais?

Fontes principais são caracterizadas como lei em sentido geral e amplo, ou seja, não deixando espaço para o juiz julgar com base em qualquer outra fonte. A lei é a expressão máxima do direito.

Como são pagos os serviços do SUS?

Assim, os recursos do SUS são financiados pelo dinheiro arrecadado de tributos e contribuições federais, estaduais e municipais, ou seja, impostos variados pagos pelos cidadãos e pelas empresas.

Quais são os 6 blocos de financiamento do SUS?

Os blocos são os seguintes: I – Atenção Básica; II– Atenção de Média e Alta Complexidade; III – Vigilância em Saúde; IV – Assistência Farmacêutica; V – Gestão do SUS; VI – Investimentos na Rede de Serviços de Saúde. Os recursos que compõem cada bloco são transferidos em conta única e específica para cada bloco (art.

Quais são os cinco blocos de financiamento do SUS?

As formas de transferência dos recursos federais para estados e municípios também foram modificadas pelo Pacto pela Saúde, passando a ser integradas em cinco grandes blocos de financiamento (Atenção, Básica, Média e Alta Complexidade da Assistência, Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica e Gestão do SUS), ...

Quem administra os recursos do SUS?

Instituído pelo Decreto Nº 64.867, de 24 de julho de 1969, o Fundo Nacional de Saúde (FNS) é o gestor financeiro dos recursos destinados a financiar as despesas correntes e de capital do Ministério da Saúde bem como dos órgãos e entidades da administração direta e indireta, integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Quais são as três principais do SUS?

Os doutrinários são: Universalidade, Integralidade e Equidade.

O que são recursos do Fundo Nacional de Saúde?

Os recursos alocados no FNS destinam-se, ainda, às transferências para os estados, o Distrito Federal e os municípios, a fim de que esses entes federativos realizem, de forma descentralizada, ações e serviços de saúde, bem como investimentos na rede de serviços e na cobertura assistencial e hospitalar, no âmbito do SUS ...

O que é fonte de recursos próprios?

São consideradas receitas, os recursos financeiros (impostos, taxas, contribuições, entre outros) auferidos e que servem para custear as despesas e os investimentos.

O que é destinação de recursos?

Fonte ou Destinação de Recursos: Agrupamento de receitas que possuem as mesmas normas de aplicação na despesa, identificando as vinculações legais existentes e funcionando como um mecanismo integrador entre a receita e a despesa.

O que são fontes externas de recursos?

Recursos externos

Fontes externas de financiamento são fundos que vêm de fora da empresa. Exemplos incluem empréstimos e crédito de fontes externas, como bancos. Os recursos financeiros externos são particularmente úteis para novos negócios que procuram crescer e expandir.

Quais são os diferentes tipos de fontes?

  • Tipo de fonte #1: Fontes Serif.
  • Tipo de fonte #2: Fontes Sans Serif.
  • Tipo de fonte #3: Fontes Slab Serif.
  • Tipo de fonte #4: Fontes Script.
  • Tipo de fonte #5: Fontes decorativas.

Quais são os nomes das fontes?

Os diferentes tipos de tipografia mais comuns são:
  • Serif (serifadas): conhecidas por seus prolongamentos e pequenos traços;
  • Sans Serif (sem serifa): sem prolongamentos e mais minimalistas;
  • Script (handwriting): simula a escrita à mão;
  • Moderna (artísticas): mais enfeitadas.

Como saber qual é a fonte?

A primeira forma de identificar a fonte é através de uma função do site WhatTheFont que é oferecido de forma gratuita pelo MyFonts. Após acessar o site é preciso escolher a imagem que foi previamente recortada. O sistema fará uma verificação dos caracteres e, se necessário, ele solicitará alguma correção.

Quais impostos vão para o SUS?

  • [1] ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias.
  • [2] IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.
  • [3] ITCMD – Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação.
  • [4] IPI – Imposto sobre Produto Industrializado.

Quais são as 3 esferas do governo do SUS?

A verdade é que o financiamento, fiscalização de atividades e manutenção no geral do SUS cabe às diferentes esferas do executivo. Ou seja, prefeitura, governo do estado e presidência da república se revezam em diferentes funções.

Como funciona o SUS resumo?

O tratamento é dividido em graus de complexidade. A Atenção Básica abrange a prevenção, com ações como consultas e vacinação; a Atenção Secundária engloba o atendimento especializado; a Atenção Terciária enfoca os casos de internação; a Reabilitação é o acompanhamento posterior ao tratamento quando se faz necessário.

Artigo anterior
Quanto tempo o antibiótico perde o efeito?
Artigo seguinte
Quanto tempo deixar o hidratante no rosto?