O que significa dizer que o recurso não é conhecido?

Perguntado por: Vítor Marco Azevedo Carvalho  |  Última atualização: 11. Juni 2025
Pontuação: 4.9/5 (40 avaliações)

Para que possa ser analisado, deve preencher os pressupostos exigidos pela legislação, chamados de requisitos de admissibilidade. Caso não os apresente, o recurso não será conhecido, o que significa que órgão julgador não irá apreciá-lo.

O que significa não conhecido o recurso?

Quando o órgão decide por "não conhecer" o recurso, significa que o teor do recurso não foi analisado por não atender a alguma exigência básica que possibilite a análise pela autoridade competente, como ter sido apresentado fora do prazo, por exemplo.

Quando o recurso não será conhecido?

Em regra, no processo civil brasileiro o recurso é interposto perante quem proferiu a decisão e ele será remetido a um órgão superior. Conforme já exposto, se não estiverem presentes os requisitos de admissibilidade do recurso, o recurso não será conhecido.

O que significa não conhecimento de recurso?

A expressão "não conhecer" de um recurso significa, só e sempre, abster-se de examinar a impugnação em sua substância, de aprovar ou desaprovar a decisão recorrida. O tribunal que não conhece de um recurso de jeito nenhum diz a quem assiste razão: se ao recorrente, se ao órgão a quo.

Qual a diferença entre um recurso não conhecido é um recurso não provido?

Significa que o recurso foi analisado, mas o pedido contido nele foi negado, isto é, a sentença foi mantida.

Vale a pena entrar com recurso?

39 questões relacionadas encontradas

O que acontece depois de um recurso não provido?

O termo "recurso não provido" é utilizado no âmbito jurídico para indicar que um recurso interposto por uma das partes em um processo foi negado ou indeferido pelo órgão julgador. Quando um recurso não é provido, significa que a decisão anterior foi mantida e não houve alteração no resultado do processo.

O que vem depois do recurso conhecido e não provido?

Normalmente aparece assim: recurso admitido/ conhecido/ não conhecido e no mérito provido/ não provido/ improvido.

É possível recorrer a um acórdão?

Recursos: A parte insatisfeita com a decisão do acórdão pode buscar recursos legais. Isso geralmente envolve a apresentação de um recurso para um tribunal de instância superior, que revisará o caso e tomará uma nova decisão com base nos argumentos apresentados.

O que quer dizer a palavra acórdão?

Acórdão é o julgamento colegiado proferido pelos tribunais. Art. 205. Os despachos, as decisões, as sentenças e os acórdãos serão redigidos, datados e assinados pelos juízes.

Qual recurso cabível da decisão que não conhece a apelação?

O agravo interno é recurso cabível contra decisão monocrática de relator em órgãos jurisdicionais colegiados (art. 1.021 , CPC ). No caso, a decisão impugnada foi proferida pelo relator, que não conheceu de recurso de apelação pois os fundamentos da sentença impugnada não foram enfrentados pelo recurso.

Quantas vezes uma pessoa pode recorrer em um processo?

É possível recorrer tantas vezes porque no Direito, toda e qualquer pessoa é considerada inocente até o trânsito em julgado da decisão (até ser julgado pelas 3 instâncias, caso recorrida). Isso é chamado de “princípio da presunção de inocência”.

Como se chama a resposta ao recurso?

Quando um recurso ordinário é recebido, o Juiz dá um prazo para que a parte contrária apresente uma resposta àquilo que foi dito no recurso. As contrarrazões são, então, a resposta ao recurso da parte contrária.

Quando o recurso não é recebido?

Significa que um juiz ou uma juíza não aceitou um recurso apresentado por uma das partes do processo.

Quanto tempo leva para os desembargadores julgar um processo?

Quanto tempo demora para o desembargador julgar uma apelação? Entre 24h e 48h a partir do protocolo da ação, a depender da complexidade do caso.

O que acontece quando o recurso é conhecido e provido?

Significado de "conhecido o recurso e provido em parte"

Isso indica que o recurso foi parcialmente aceito e que houve uma alteração na decisão anterior.

Como saber se o processo está chegando ao fim?

Cada Tribunal possui um site oficial, onde é possível consultar informações sobre processos judiciais. No site, é possível encontrar informações como número do processo, valor da causa, andamento processual, entre outras.

O que acontece depois de publicado o acórdão?

Após a emissão do acórdão, duas situações podem se desdobrar: Caso ambas as partes aceitem a decisão do Tribunal, o processo é considerado transitado em julgado, dando início à fase de liquidação e execução.

Qual o próximo passo depois de publicado o acórdão?

Pela lei, é permitido um recurso especial ou extraordinário para questionar uma decisão tomada em Acórdão, com prazo de até 15 dias após a publicação da decisão no Diário Oficial. Assim, é possível questionar a decisão do colegiado, levando o caso para o STF, caso seja extraordinário, ou ao STJ, caso seja especial.

O que vale mais o acórdão ou a sentença?

Vale o Decisum do colegiado que irá confirmar ou não à sentença. Logo, processualmente vale mais o acórdão.

Quanto tempo demora para ser julgado um acórdão?

Já nos Tribunais Regionais Federais, a situação se inverte e o recurso pode demorar mais do que o julgamento em primeira instância: uma média de 1 ano e 7 meses. Nos Tribunais Regionais do Trabalho, o acórdão costuma ser rápido, cerca de 5 meses. No Superior Tribunal de Justiça, o julgamento demora cerca de 8 meses.

Qual recurso cabe ao acórdão?

Cabe recurso especial contra o acórdão que fixou ou revisou a tese jurídica em abstrato no IRDR, mesmo que não tenha julgado o caso concreto. O art. 105, III, da Constituição Federal afirma que somente cabe recurso especial na hipótese de “causas decididas” pelo TJ ou TRF.

O que acontece depois do acórdão de segunda instância?

Na segunda instância, se as partes não concordarem decisão (acórdão), poderão ser apresentados novos recursos, desta vez para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e para o Supremo Tribunal Federal (STF), mas estes caminhos ficam para a próxima!

O que significa acórdão mantém a sentença ou a decisão?

A diferença fundamental entre a sentença e o acórdão é que a sentença é definida apenas por um julgador, enquanto o acórdão envolve vários julgadores para obtenção de um resultado final. Tanto a sentença quanto o acórdão marcam o fim do processo, ao menos na instância em que ele se encontra.

O que significa vu no processo?

O “V.U” indica que a votação foi unânime, ou seja, todos os juízes votaram no mesmo sentido. Com isso, a parte derrotada não poderá interpor o recurso de embargos infringentes, que só é cabível quando a votação não é unânime.

Artigo anterior
O que uma pessoa que desconfia que está com sífilis deve fazer?
Artigo seguinte
Onde dói tendinite no ombro?