O que significa Auxílio-doença administrativo?

Perguntado por: Érica Vanessa Abreu Abreu Gonçalves  |  Última atualização: 20. Januar 2025
Pontuação: 4.5/5 (38 avaliações)

É o requerimento de benefício concedido com a comprovação da incapacidade para o trabalho por meio da apresentação de atestado médico e documentos complementares, desde que atendidos aos critérios exigidos.

O que é auxílio-doença administrativo?

O auxílio-doença é o benefício previdenciário pago pelo INSS ao segurado temporariamente incapacitado para o trabalho ou para a sua atividade habitual por mais de 15 dias, desde que cumprido o tempo mínimo de carência, se for o caso.

O que significa análise administrativa do INSS?

Um processo administrativo do INSS ocorre, em geral, sempre que alguém solicita qualquer benefício previdenciário ou assistencial do órgão. Também chamados de processos previdenciários, estes procedimentos possuem diversas etapas da solicitação do benefício até a resposta do requerimento por parte do órgão.

Quanto tempo demora um processo administrativo contra o INSS?

Inicialmente, temos que verificar o que diz a Lei dos Processos Administrativos (Lei 9.784/1999). De acordo com o texto, o INSS tem 30 dias para analisar a concessão e revisão de benefícios previdenciários, a partir da data do requerimento. Contudo, há a possibilidade de prorrogação do prazo por mais 30 dias.

Quanto tempo pode durar o processo administrativo?

Algumas empresas aguardam por anos na fila até que a Receita Federal julgue e conclua algum processo administrativo. Porém, o que muitas não sabem é que, desde a data do protocolo da ação, o órgão federal tem até 360 dias para julgar os recursos.

O Que Significa Auxílio Doença em Análise ???

20 questões relacionadas encontradas

Como recorrer de decisão administrativa do INSS?

Qualquer cidadão ou empresa que não concorde com a decisão do INSS sobre a sua solicitação pode recorrer. Para ter acesso a este serviço, não é necessário comparecer a uma unidade do INSS. Ele está disponível pelos canais de atendimento: gov.br/meuinss.

Quais são as 15 doenças que dão direito a aposentadoria por invalidez?

A lei 8.112/90 relaciona como incapacitantes as seguintes doenças: tuberculose ativa, alienação mental, esclerose múltipla, neoplasia maligna, cegueira posterior ao ingresso no serviço público, hanseníase, cardiopatia grave, doença de Parkinson, paralisia irreversível e incapacitante, espondiloartrose anquilosante ( ...

Quanto tempo um auxílio-doença pode ficar em análise?

A legislação estabelece prazos para a análise dos requerimentos de benefícios previdenciários. Para a maioria dos benefícios, o prazo máximo para uma resposta é de 45 dias.

Quanto tempo dura um auxílio por incapacidade?

Para dar entrada no benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) por até 180 dias, os segurados podem fazer o requerimento via Atestmed, pelo aplicativo ou site Meu INSS.

O que significa análise administrativa?

A análise administrativa permite o levantamento de uma empresa, órgão, serviço ou setor com vista ao diagnóstico da situação organizacional. Pode objetivar a avaliação para propostas de organização ou reorganização de serviço.

Quem julga os processos administrativos do INSS?

Resposta: O Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS), é órgão colegiado, independente e não subordinado ao INSS, com competência de controle jurisdicional das decisões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) nos processos de interesse dos beneficiários e das empresas nos casos previstos na legislação.

Como consultar um processo administrativo no INSS?

Solicitar Cópia de Processo no INSS
  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique no botão “Consultar Pedidos” e localize e clique no processo que você quer; Clique em “Detalhar” e depois em “Baixar Processo”. ...
  2. Receber resposta. Para acompanhar e receber a resposta do seu processo: Entre no Meu INSS;

Que doenças dá direito a auxílio-doença?

8 tipos de doenças que dão direito ao auxílio-doença
  • Lesões ortopédicas: Fraturas, luxações, lesões musculares e articulares que comprometem a capacidade de trabalho temporariamente.
  • Doenças infectocontagiosas: Tuberculose, HIV/AIDS, hepatites, entre outras, que demandam afastamento temporário do trabalho.

É crime receber auxílio-doença e trabalhar?

Quem recebe auxílio-doença não pode trabalhar

Verdade: O segurado em prazo de auxílio-doença não pode exercer atividade remunerada. Se o fizer, o benefício será cancelado desde o retorno à atividade (art. 60 da Lei 8.213/91).

Quais as doenças que não tem carência no INSS?

Essa carência só não é exigida nos casos de doenças graves especificadas em lei – como tuberculose ativa, hanseníase, doença de Parkinson, entre outras – ou quando a incapacidade para o trabalho for provocada por acidente.

Quem determina o tempo do auxílio-doença?

A carência estipulada para o pagamento do auxílio-doença ou auxílio por incapacidade temporária é de 12 meses. Isso significa que o trabalhador precisa ter feito pelo menos 12 contribuições mensais ao INSS para receber o benefício.

Como saber se meu auxílio-doença foi prorrogado?

Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.

O que fazer quando o auxílio-doença está em análise?

Instituto Nacional de Serviço Social

O pedido de reconsideração é a possibilidade do cidadão solicitar a realização de uma nova perícia-médica de auxílio-doença, caso não concorde com um parecer contrário que tenha recebido. O pedido de reconsideração deve ser solicitado até 30 dias depois da perícia contrária.

Qual o tipo de doença crônica que dá direito a aposentadoria?

Quais as doenças crônicas que dão direito a aposentadoria?
  • Doenças cardiovasculares, como insuficiência cardíaca e cardiopatia isquêmica;
  • Doenças respiratórias, como doença pulmonar obstrutiva crônica e fibrose pulmonar;
  • Doenças renais, como insuficiência renal crônica;

Quais são tipos de doenças que mais se afasta pelo INSS?

Quais as doenças afastam pelo INSS por auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez?
  • Câncer.
  • HIV/AIDS,
  • Doenças neurológicas.
  • Cardíacas.
  • Transtornos mentais incapacitantes.
  • Problemas ortopédicos, como hérnias de disco.
  • Condições reumatológicas, como artrite, também se enquadram.

Quais são os CID que dá direito a aposentadoria por invalidez?

Abaixo, apresentamos alguns dos CID frequentemente relacionados ao auxílio-doença: CID F10-F19: Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de substância psicoativa. CID M00-M99: Doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo. CID N00-N99: Doenças do aparelho geniturinário.

Qual a chance de ganhar um processo na Justiça contra o INSS?

Na Justiça, a chance de sucesso em uma ação de auxílio ou aposentadoria por invalidez é maior em relação a outros benefícios negados. A análise quantitativa de decisões judiciais indica que os casos que tratam de perícia administrativa têm 35,3 pontos percentuais a mais de probabilidade de sucesso, diz a pesquisa.

Como funciona um recurso administrativo?

Recurso administrativo é o nome dado a um mecanismo do universo das licitações que serve para contestar as decisões administrativas. Esse tipo de situação pode acontecer quando existe um descontentamento ou discordância de uma decisão proferida por alguma entidade ou órgão da administração pública.

Quando a pessoa entra com recurso no INSS tem que voltar a trabalhar?

Quem está no recurso deve voltar ao trabalho? Se o benefício foi negado pelo INSS, o segurado deve voltar ao trabalho imediatamente. Pois, o empregador não pode demitir o trabalhador enquanto estiver usufruindo do benefício previdenciário.

Artigo anterior
Quanto custa o para brisa?
Artigo seguinte
Como liberar gases rápido?