Qual a diferença entre VDRL e FTA-ABS?
Perguntado por: Álvaro Ivo Marques Rodrigues | Última atualização: 15. Juni 2025Pontuação: 4.6/5 (9 avaliações)
Ele pesquisa a bactéria diretamente (semelhante a um PCR) ou ele detecta anticorpos feito o VDRL ? FTA-ABS é um teste que detecta anticorpos específicos para a bactéria que causa a sífilis. Já o VDRL não é específico e por isso outras doenças podem também positivar esse teste.
O que significa VDRL positivo e FTA-ABS negativo?
- VDRL positivo e FTA-ABS positivo confirmam o diagnóstico de sífilis. - VDRL positivo e FTA-ABS negativo indicam outra doença que não sífilis. - VDRL negativo e FTA-ABS positivo indicam sífilis em fase bem inicial ou sífilis já curada ou sífilis terciária.
Qual o melhor exame para detectar sífilis?
Diagnóstico Laboratorial:
Para diferenciar esta fase da infecção primária deve-se pesquisar no líquor a presença de anticorpos, utilizando-se o VDRL. Evidencia-se sífilis latente quando o VDRL é reagente no líquor, acompanhado de baixos títulos no soro.
Quando pedir o FTA-ABS?
Casos com baixos títulos de VDRL no seguimento pós-tratamento podem corresponder a uma entre três opções: reações falso-positivas, doença muito recente ou doença muito antiga. Nesses casos, sempre que disponível, recomenda-se solicitar FTA-ABs, exame 100% específico para sífilis.
Quais as doenças que o exame VDRL detecta?
VDRL é a sigla usada para Venereal Disease Research Laboratory que, em tradução literal para o português, é o Estudo Laboratorial de Doenças Venéreas. O método é usado para identificar pacientes portadores da sífilis, uma doença sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema Pallidum.
Sífilis: VDRL e FTA-ABS
Quais doenças podem alterar o VDRL além da sífilis?
O laudo “reagente” normalmente indica que a pessoa tem sífilis, porém, há também possibilidade de haver falso-positivos devido a reações cruzadas. Nesses casos, pode significar que o paciente tenha outras enfermidades, como brucelose, lepra, hepatite, malária, asma, tuberculose, câncer e doenças autoimunes.
Qual a diferença entre sífilis e VDRL?
O VDRL é o exame mais simples e mais utilizado como rastreio da sífilis. O VDRL costuma ficar positivo entre 4 e 6 semanas após a contaminação. Geralmente, seus valores começam a subir uma a duas semanas após o aparecimento do cancro duro.
O que significa FTA-ABS positivo?
Esse exame positivo que você tem ou teve sífilis. Mesmo que você tenha feito o tratamento, esse exame ficará sempre positivo e nunca mais negativará. É a cicatriz sorológica. Se você nunca realizou um tratamento, procure seu médico para tratar a doença.
Qual a finalidade do teste FTA-ABS?
Reação de FTA-abs
Essa diluição é feita para remover anticorpos treponêmicos comuns à maioria dos treponemas não patogênicos que podem estar presentes no soro. A amostra diluída é colocada sobre a demarcação da lâmina.
Como saber se a sífilis está ativa?
O primeiro exame sorológico que tem preferência para ser feito é o teste treponêmico. É um exame mais específico que o teste não treponêmico (que vai ser discutido logo adiante), porque detecta anticorpos específicos para a T. pallidum (bactéria responsável por causar a sífilis).
Como saber se a sífilis é recente ou antiga?
A sífilis adquirida até dois anos é considerada recente. Nessa fase, a doença pode manifestar-se como sífilis primária, secundária ou latente recente. Já a infecção presente no indivíduo há mais de dois anos é chamada de sífilis tardia, e pode manifestar-se como latente tardia ou terciária.
É possível ter sífilis e o exame dar negativo?
O VDRL costuma ficar positivo entre 4 e 6 semanas após a contaminação. Geralmente, seus valores começam a subir uma a duas semanas após o aparecimento do cancro duro. Portanto, se o teste for feito precocemente, um ou dois dias após o aparecimento da lesão da sífilis, o resultado pode dar falso negativo.
Quando o VDRL é considerado positivo?
O VDRL é considerado positivo quando seu título for igual ou superior a 1/16. Títulos inferiores são considerados falso-positivos quando os testes treponêmicos forem negativos. Entretanto, algumas condições estão associadas com VDRL reagente e ELISA não reagente, sem história prévia de sífilis.
Quanto tempo o FTA-ABS positiva?
Todos os demais teste, incluindo o VDRL (teste NÃO treponêmico), positivam depois disso. Resumindo, o teste treponêmico FTA-ABS é o que positiva mais precocemente e isso acontece no minimo 20 dias após o contato mas pode demorar mais de 3 meses para positivar.
Quem tem sífilis 1 8 pode transmitir?
Olá. Para ser considerada corretamente tratada, você e seu parceiro tem que ter realizado o tratamento adequado, na dose de benzilpenicilina adequada. A sífilis é uma doença que não confere imunidade. Se você tiver contato novamente, você poderá pega-la.
O que é FTA-ABS não reagente?
Se o seu exame de FTA-ABS IgG e IgM vieram negativos ou não reagentes, você nunca teve sífilis. Após o contato sexual de risco, este exame ficará positivo em 10 dias. Solicite ao seu médico exames para descartar as outras infecções sexualmente transmissíveis como HIV, hepatite B e C.
Como saber se a sífilis é primária ou secundária?
A partir dos sintomas de sífilis, os médicos podem levantar a suspeita clínica nas fases primária, secundária ou terciária. A confirmação em si é feita em qualquer estágio (incluindo o da sífilis latente), por meio de exames de sangue específicos, como no caso do exame VDRL.
Qual o valor normal da sífilis?
O VDRL reagente com título igual ou superior a 1:16 é definido como doença e nestes casos o paciente deve ser tratado. É também o exame utilizado para seguimento (3 meses, 6 meses e um ano após o tratamento). Espera-se que os títulos apresentem queda para menor que 1:8 e negativem após um ano.
O que significa VDRL 1 1.6 é grave?
Os valores de VDRL de 1/1, 1/2 e 1/4 podem ser falso positivos e necessitam de confirmação com o teste treponêmico. O valor de VDRL 1/16 não é devido a vacina para hepatite B e merece tratamento correto. Você está na fase latente da sífilis. Desta forma, não tem lesões ou sintomas.
O que significa FTA-ABS IgG reagente e FTA-ABS IgM não reagente?
Um resultado IgM não reagente e IgG reagente indica que você já foi exposto ao antígeno, seja por uma infecção passada ou por meio do sucesso da vacinação. Contudo, o exame não é garantia de imunidade, como no caso da COVID-19.
Quem já teve sífilis sempre vai dar reagente?
Para a maioria dos usuários tratados, espera-se que haja reversão dos resultados, e que os testes tornem-se não reagentes entre 6 e 30 meses após o tratamento. Entretanto, na sífilis tratada tardiamente os testes podem nunca se negativar, persistindo a detecção de anticorpos em títulos baixos.
Tem como eu ter sífilis e meu marido não?
Segundo o especialista em sexualidade Jairo Bouer, sim, ele pode ter transmitido a doença pelo contato sexual, principalmente pelo fato de o casal não estar usando preservativo.
Qual exame detecta gonorreia e clamídia?
O melhor exame para o diagnóstico da clamidia e gonorreia é o PCR da secreção uretral ou do colo uterino. O exame de urina não fará diagnóstico dessas infecções.
O que quer dizer VDRL reagente?
O resultado positivo normalmente indica que a pessoa tem sífilis, no entanto há também possibilidade de haver resultados falso-positivos devido à reações cruzadas que podem acontecer e, nesses casos, pode significar que a pessoa pode ter outras doenças como brucelose, lepra, hepatite, malária, asma, tuberculose, câncer ...
Qual a diferença entre FTA-ABS IgG e IgM?
O FTA-ABS IgG e IgM significam que você tem ou teve sifilis. Enquanto o IgM representa uma infecção mais recente, o IgG significa uma infecção tardia. Após ter sífilis, mesmo que o tratamento tenha sido realizado corretamente, o FTA-ABS IgG poderá ficar sempre positivo.
Qual o tipo de empresa que paga menos impostos?
Qual é a diferença entre padre e Monsenhor?