O que significa amostra não reagente para anticorpos contra antígenos intracelulares?

Perguntado por: Eva Miriam de Fonseca  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (26 avaliações)

Um teste não reagente (negativo) significa que o seu corpo não possui anticorpos contra o HIV no momento da testagem. Na ausência de comportamento de risco ou de exposição acidental no período de janela imunológica, não há necessidade de realização de um novo teste.

O que significa não reagente no exame FAN?

De modo geral, quando o FAN é não reagente, ou negativo, apresenta os valores 1/40, 1/80 ou 1/60. No caso de valores acima de 1/320, pode haver a possibilidade de uma doença auto-imune, mas o exame por si só não é suficiente para o diagnóstico, por isso a importância do médico.

O que é auto anticorpos contra antígenos intracelulares fan?

O fator antinúcleo (FAN), ou anticorpos antinúcleo (ANA), é um exame utilizado como rasteio para presença de autoanticorpos nos casos de suspeita de doenças autoimunes. Com a melhora técnica para realização desse teste, houve, consequentemente, aumento da sua sensibilidade e prejuízo da especificidade.

O que significa núcleo não reagente?

Não reagente significa o resultado negativo de determinado exame. No âmbito da medicina, consiste na indicação da não existência de determinada doença no organismo examinado. A expressão “não reagente” é explicada pelo fato do reagente não reagir com o sangue do paciente, apresentando assim uma amostra negativa.

O que quer dizer núcleo reagente?

O que significa Núcleo Reagente em exame FAN c/ pontilhado, mas o pontilhado sem definição (padrão 1:160) de fino ou grosso, apenas pontilhado. O FAN é um exame de triagem usado em algumas situações clínicas em que há a suspeita de doença autoimune.

MEU EXAME I Negativo e Não Reagente é a MESMA COISA?

21 questões relacionadas encontradas

O que significa citoplasma não reagente?

Se auto-anticorpo for contra o citoplasma das células, vários citoplasmas ficarão brilhando, e assim por diante. Se não houver auto-anticorpos, nenhuma parte das células ficará fluorescente, caracterizando um FAN não-reativo.

Que doenças o exame FAN detecta?

Lúpus eritematoso sistêmico, artrite reumatoide, psoríase, hipotireoidismo, síndrome de Guillain-Barré e Síndrome de Sjögren estão entre as doenças que podem ser identificadas através da realização do FAN.

O que significa ter um FAN positivo?

As doenças mais associadas com fator antinuclear positivo são as doenças autoimunes sistêmicas, como o Lúpus e a Esclerodermia (esclerose sistêmica). O FAN pode ser positivo também em doenças autoimunes restritas a alguns órgãos, como tireoidite de Hashimoto e hepatite auto-imune.

Quando pedir FAN?

O teste de FAN deve ser solicitado quando há suspeita clínica de doença autoimune. Devido a sua alta sensibilidade e baixa especificidade o FAN é um exame de triagem na pesquisa de uma afecção autoimune. O teste tem importância diagnóstica em diversas doenças desta ordem.

Quando o resultado do Beta da não reagente?

O meu exame do beta qualitativo deu não reagente, o que significa? Significa que, por este exame, você não está grávida. Mas caso tenha sido feito muito no início, pode ser um falso negativo. O ideal é repetir, caso haja dúvidas.

Qual o exame que detecta o lúpus?

Para confirmar o diagnóstico de lúpus, o reumatologista pode indicar a realização de alguns exames de sangue e de urina, além da avaliação dos sinais e sintomas apresentados. Os principais exames recomendados são hemograma e o exame FAN, que é um exame útil para diagnosticar doenças autoimunes.

Qual o valor normal do exame FAN?

Em pessoas saudáveis o exame FAN normalmente é negativo ou não reagente, apresentando valores como 1/40, 1/80 ou 1/160.

Quais doenças autoimune?

Quais são as doenças autoimunes?
  • Artrite reumatoide;
  • Lúpus eritematoso sistêmico;
  • Tireoidite de Hashimoto;
  • Diabetes mellitus tipo 1;
  • Doença de Graves.

Quando o exame FAN da Positivo?

Se o FAN vem positivo indicando que a fluorescência se concentrou no núcleo das células, formando um padrão “pontilhado grosso”, há maior chance deste resultado estar associado ao lúpus. Já se o padrão da fluorescência estiver no núcleo com aspecto “pontilhado fino denso”, temos mais provavelmente uma pessoa saudável.

Quem tem FAN positivo pode engravidar?

1 – Quem tem lúpus pode engravidar? Durante muito tempo os médicos acreditaram que quem tinha lúpus não poderia jamais engravidar. No entanto, já há cerca de 20 anos, sabe – se que a gravidez não está proibida para as mulheres com lúpus, mas que ela deve ser programada.

O que significa FAN 1 160?

Quando em baixos titulos ( a baixo de 1/160), com o padrão pontilhado fino denso, e o indivíduo não tiver outros comemorativos clínicos e laboratoriais para o diagnóstico de Lúpus ou oitras colegenoses em que o FAN é positivo frequentemente, não podemos dizer que significa doença.

Qual é a pior doença Auto-imune?

Lúpus Eritematoso Sistêmico

O lúpus eritematoso sistêmico, também conhecido por LES, é uma doença autoimune em que as células de defesa do organismo atacam as células saudáveis do organismo, resultando em inflamação nas articulações, olhos, rins e pele, por exemplo.

Quais os sintomas de uma doença Auto-imune?

Uma doença autoimune é caracterizada por uma desordem no sistema imunológico, onde o próprio corpo passa a atacar determinadas regiões do organismo, como uma resposta autoimune.
...
5 sinais para doença autoimune
  1. Inflamações. ...
  2. Dor abdominal. ...
  3. Dor nas articulações. ...
  4. Dificuldade de equilíbrio e coordenação. ...
  5. Vermelhidão na pele.

Qual exame detecta a Síndrome de Sjögren?

O diagnóstico da doença se dá através de exames de sangue como hemograma, FAN, fator reumatoide, eletroforese de proteínas, PCR, anticorpos mais comuns como anti-RO e anti-LA, exames oftalmológicos com testes de avaliação da lágrima e exames para avaliar a função das glândulas salivares, podendo ser solicitada biópsia.

O que é o citoplasma?

Citoplasma é o nome dado à região interna da célula, sendo, na célula eucarionte, localizada entre a membrana plasmática e a membrana do núcleo. Como a célula procarionte não possui núcleo definido, podemos dizer que o citoplasma é sua região interna.

Como o lúpus aparece no hemograma?

Algumas alterações podem estar presentes no hemograma completo: Leucócitos com valor menor que 4.000/mL; Linfócitos com valor menor que 1.500/mL; Redução da quantidade de glóbulos vermelhos (hemácias) e número de plaquetas (em ao menos 2 exames de sangue realizados).

O que leva uma pessoa a ter lúpus?

O lúpus eritematoso sistêmico ocorre quando o sistema imunológico ataca e destrói alguns tecidos saudáveis do corpo. Não se sabe exatamente o que causa esse comportamento, mas pesquisas indicam que a doença seja resultado de uma combinação de fatores, como hormonais, infecciosos, genéticos e ambientais.

O que são doenças auto imune?

Uma doença autoimune ocorre por causa do mau funcionamento do sistema imunológico, em que o sistema ataca, por engano, tecidos saudáveis do próprio corpo. Geralmente são crônicas, não transmissíveis e podem ser controladas com tratamento¹.

Quem tem doença autoimune tem imunidade baixa?

É o caso das doenças autoimunes, em que o sistema imunológico usa as defesas do corpo para atacar os próprios órgãos e células que deveria defender. Lúpus, vitiligo e psoríase são alguns dos exemplos conhecidos. Elas afetam, principalmente, pele, músculos, articulações, células sanguíneas e glândulas endócrinas.

Quais são as doenças reumáticas Auto-imunes?

Entre as doenças reumáticas autoimunes com possíveis manifestações orais, incluem-se a artrite reumatoide (AR), miopatias inflamatórias (MI), esclerose sistêmica (ES), lúpus eritematoso sistêmico (LES), policondrite recidivante (PR) e síndrome de Sjögren (SS).

Artigo anterior
Como saber se tenho falta de enzimas digestivas?
Artigo seguinte
Como fazer para não pagar IPTU?