O que significa admissibilidade do recurso trabalhista?
Perguntado por: Cátia Eduarda Reis Costa Baptista | Última atualização: 29. März 2025Pontuação: 4.7/5 (60 avaliações)
JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE RECURSAL O juízo de admissibilidade consiste na análise da presença ou ausência dos pressupostos de admissibilidade recursais, isto é, dos requisitos que devem estar presentes para que o recurso seja admitido, recebido, aceito pelo Poder Judiciário para julgamento do mérito.
O que vem depois do recurso de admissibilidade?
Logo, quando o recurso é interposto, antes de ser examinado em seu mérito, sofre um exame prévio, que é justamente o exame de admissibilidade, o qual resulta em uma decisão de admissão ou inadmissão do recurso. Se o recurso for admitido, ele segue, então, para a fase seguinte, que é o julgamento do mérito.
O que significa admissibilidade em um processo trabalhista?
O juízo de admissibilidade consiste na atividade judicial pela qual o Poder Judiciário analisa se foram preenchidos os requisitos mínimos exigidos para que a sua inércia seja rompida.
Quem faz o juízo de admissibilidade do recurso trabalhista?
O Projeto de Lei 1924/22 altera regras do sistema recursal da Justiça do Trabalho para estabelecer que a admissibilidade do recurso ordinário, atualmente a cargo dos juízes de primeira instância, passará a ser realizada pelo próprio tribunal.
O que significa decisão de admissibilidade de recurso?
O juízo de admissibilidade analisa se recurso atende os pressupostos formais exigidos pela lei. Nesta fase, caso o recurso esteja de acordo com as normas, diz-se que o recurso foi conhecido ou admitido.
JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE NO RECURSO DE APELAÇÃO
O que acontece depois da decisão de admissibilidade?
Na admissibilidade, será verificado se estão presentes os requisitos para que o recurso seja analisado (requisitos de admissibilidade, semelhante às condições da ação e pressupostos processuais). Se tais requisitos estiverem ausentes, o recurso não será conhecido.
Quanto tempo leva para decisão de admissibilidade do recurso?
No juízo de admissibilidade são verificados os requisitos intrínsecos e extrínsecos do recurso. Tempestividade: a regra geral é de 15 dias úteis para apresentar recursos, com exceção dos Embargos de Declaração, cujo prazo é de 5 dias úteis. Interesse recursal (utilidade + necessidade).
Qual é o último recurso de um processo trabalhista?
Recurso Extraordinário: É o recurso contra a decisão da última instância do TST onde o processo é endereçado ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Qual a sequência dos recursos trabalhistas?
Conforme o artigo 893 da CLT, das decisões proferidas pelos órgãos da Justiça do Trabalho são admissíveis os seguintes recursos; recurso ordinário, embargo de declaração, recurso de revista, agravo de instrumento, agravo de petição, embargos ao TST, agravo regimental, recurso adesivo e recurso extraordinário.
Quais são os requisitos de admissibilidade do recurso ordinário trabalhista?
Para que o recurso seja conhecido, necessário se faz a observância dos seguintes pressupostos extrínsecos e objetivos, quais sejam: a recorribilidade do ato, a adequação, a tempestividade, a representação e o preparo.
O que significa conclusos os autos para decisão de admissibilidade do recurso trabalhista?
Autos é um sinônimo muito utilizado para dizer processo. A conclusão dos autos nada mais é do que o ato de enviar o processo ao magistrado para que profira algum ato, seja um simples despacho de andamento, uma decisão processual (interlocutória, liminar, por exemplo) ou a sentença.
Como saber se um processo judicial trabalhista está chegando ao fim?
A consulta pública aos processos trabalhistas está disponível no site do tribunal (trt8.jus.br), bastando digitar o número do processo no campo denominado "Consulta Processual" e em seguida clicar no botão "Consultar".
Qual o tempo máximo que um processo pode ficar parado no TST?
Boa Tarde, depende do tipo de processo ou recurso, e qual instância o mesmo vai, TST, STF, STJ, contudo, mesmo assim o processo poderá demorar, dois, três anos ou até mais, salvo se já houver jurisprudência sobre o assunto, no máximo poderá demorar dois anos.
Quais são os três requisitos necessários para o juízo de admissibilidade?
DOS REQUISITOS DE ADMISSIBILIDADE DO RECURSO
São requisitos Extrínsecos de Admissibilidade, a tempestividade, o preparo e a regularidade formal.
O que quer dizer a palavra admissibilidade?
A admissibilidade trata-se da análise dos requisitos formais e legais necessários para que uma demanda possa ser conhecida pelo magistrado ou tribunal. É um momento importante para garantir que apenas as ações e recursos válidos e relevantes sejam levados adiante, em observância aos princípios e normas processuais.
Quem ganha na primeira instância pode perder na segunda instância?
A saber, se depois da segunda instância, o caso for para o STF ou o STJ, a probabilidade de haver mudança na decisão é de 37%, segundo um estudo da Folha de São Paulo. Desse modo, se você perdeu na primeira, a chance de ganhar na segunda se resume, estatisticamente falando, nesse número.
Quais são as fases finais de um processo trabalhista?
- Liquidação da sentença. ...
- Sentença de liquidação. ...
- Citação. ...
- Penhora e avaliação (bloqueio de bens) ...
- Sentença de embargos à execução e de impugnação à sentença de liquidação. ...
- Leilão judicial (alienação em hasta pública) ...
- Satisfação do crédito do exequente (credor) ...
- Arquivamento.
Quanto tempo demora para fazer os cálculos de um processo trabalhista?
Esse período pode variar de 48 horas até 15 dias úteis, pois o tempo de compensação do valor é de até 10 dias.
Quanto tempo o juiz tem para dar a sentença trabalhista?
Com as novas diretrizes, o juiz do trabalho terá o prazo de 60 dias para expedir a sentença sobre determinado caso, contado depois de exauridos os 30 dias previstos no artigo 226, inciso III, do Código de Processo Civil (CPC). Se não cumprir o tempo limite, o magistrado perde o direito à gratificação.
Quantas vezes a empresa pode parcelar processo trabalhista?
O dispositivo permite o parcelamento em até seis vezes, bastando que o devedor reconheça a dívida e deposite pelo menos 30% do valor devido, com acréscimos de honorários advocatícios e de custas processuais. A previsão já existia no CPC de 1973 (artigo 745-A), incluída em 2006.
Quantas vezes uma empresa pode recorrer na Justiça do Trabalho?
É possível recorrer tantas vezes porque no Direito, toda e qualquer pessoa é considerada inocente até o trânsito em julgado da decisão (até ser julgado pelas 3 instâncias, caso recorrida). Isso é chamado de “princípio da presunção de inocência”.
Quanto tempo a empresa tem para pagar depois da sentença?
Após as manifestações das partes, o juiz proferirá sentença de liquidação, definindo qual o total da condenação a ser pago pela reclamada em favor do reclamante e fixando um prazo para pagamento, que pode ser de 48 horas (prazo previsto pela CLT) ou de 15 dias úteis (prazo previsto pela lei processual civil).
Quais são os requisitos de admissibilidade do recurso?
- Cabimento (via adequada);
- Legitimidade para recorrer;
- Interesse recursal;
- Inexistência de fato impeditivo ou extintivo.
Como saber se o processo está na fase final?
Para tal, a primeira coisa que você deve fazer é se direcionar ao site do tribunal. Ao fazer isso, você irá se deparar com a página inicial, onde haverá um espaço escrito “consulta processual”. Bem ao lado desses dizeres, basta digitar o número do seu processo, contendo o dígito, ano, vara etc.
Quanto tempo leva para julgar um processo trabalhista no STF?
Com base no relatório Justiça em Números 2022, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), um processo permanece 4 anos e 7 meses no acervo dos tribunais, em média. Contudo, pode levar mais alguns anos na fase de execução e cumprimento de sentença.
Como citar órgãos governamentais ABNT?
O que pode causar esquecimento em pessoas jovens?