Quais são as quinolonas?
Perguntado por: Rafaela Salomé Cruz Mota | Última atualização: 26. April 2022Pontuação: 4.9/5 (18 avaliações)
As quinolonas, também chamadas fluoroquinolonas, são compostos que possuem um carbono na posição -3 da estrutura anular primária, agindo como antibióticos bastante potentes por via oral e sem produzir muitos efeitos colaterais. Temos como alguns exemplos ácido nalixídico, ciprofloxacino, norfloxacino, dentre outros.
O que são as quinolonas?
As quinolonas são fármacos antimicrobianos, utilizados em infecções de origem bacteriana. As primeiras quinolonas surgiram no início da década de 1960, com a introdução do ácido nalixídico na terapêutica.
Onde as quinolonas atuam?
Os mecanismos de ação das quinolonas agem por inibição do DNA girase, enzima essencial para sobrevivência de uma bactéria, a DNA girase torna a molécula de DNA compacta e biologicamente ativa. Assim ela passa a ocupar grande espaço no interior da bactéria determinando a morte da mesma.
Quais são as quinolonas respiratórias?
As quinolonas respiratórias, levofloxacina e moxifloxacina, têm ação sobre a maioria dos patógenos respiratórios e diversas vantagens em relação a outros antibióticos por conta de suas propriedades farmacocinéticas.
Quando não usar quinolonas?
Situações em que a EMA orienta não utilizar as quinolonas:
prostatite não bacteriana (crônica); para prevenir a diarreia do viajante ou infecções recorrentes do trato urinário inferior baixo; para tratar infecções bacterianas leves ou moderadas, a menos que outros medicamentos antibacterianos.
Capacitação - Terapia Antimicrobiana - Quinolonas
Quais as principais indicações e Contra-indicações das quinolonas?
Indicações das Quinolonas
As principais são: Infecções no trato genito-urinário – pode ser utilizada para o tratamento de infecções urinárias não complicadas até pielonefrites graves ou prostatites. Também possui ação contra bactérias que afetam o trato genital, como a Chlamydea trachomatis e Mycoplasma hominis.
Por que não é recomendado o uso de quinolonas em animais jovens?
Estudos demonstram que as quinolonas provocam artropatia nas articulações “que sofrem carga” em animais jovens. Consequentemente, não são geralmente recomendadas para crianças e adolescentes.
Quais os antibióticos aminoglicosídeos?
As principais drogas utilizadas atualmente em nosso meio, além da estreptomicina, são: gentamicina, tobramicina, amicacina, netilmicina, paramomicina e espectinomicina.
Qual a diferença entre levofloxacino e moxifloxacino?
Moxifloxacino, classificado por alguns autores como fluoroquinolona de terceira geração11 e por outros como de quarta geração9, apresenta espectro de ação superior ao de levofloxacino, em relação ao espectro antianaeró- bico.
Quais são os antibióticos macrolídeos?
São um grupo de antimicrobianos quimicamente constituídos por um anel macrocíclico de lactona, ao qual ligam-se um ou mais açúcares. Pertencem a este grupo azitromicina, claritromicina, eritromicina, espiramicina, miocamicina, roxitromicina, etc.
Qual o mecanismo de ação dos aminoglicosídeos?
Qual o mecanismo de ação dos aminoglicosídeos? Os aminoglicosídeos são inibidores da síntese das proteínas e têm como local de ação a subunidade 30S do ribossoma bacteriano. A sua ligação a um determinado local do rRNA 16S da subunidade 30S do ribossoma reflete-se na tradução do mRNA.
Quais as características básicas das quinolonas?
As quinolonas, também chamadas fluoroquinolonas, são compostos que possuem um carbono na posição -3 da estrutura anular primária, agindo como antibióticos bastante potentes por via oral e sem produzir muitos efeitos colaterais. Temos como alguns exemplos ácido nalixídico, ciprofloxacino, norfloxacino, dentre outros.
Qual é o mecanismo de ação das fluoroquinolonas?
(2001), o mecanismo de ação das fluorquinolonas se dá pela inibição da DNA girase (também denominada topoisomerase II), a enzima que produz superespiralamento negativo no DNA. Essas drogas são seletivas para a enzima bacteriana, visto que esta difere estruturalmente da enzima dos mamíferos.
Quais são os antibióticos beta Lactamicos?
Quais são os antibióticos betas lactâmicos? O grupo dos antibióticos beta lactâmicos é formado pelas penicilinas, cefalosporinas, cefamicinas, carbonêmicos, monobactâmicos dentre outros. A estrutura química característica desses compostos é o núcleo beta lactâmico.
Porque tomar ciprofloxacino?
O ciprofloxacino, em geral, é indicado no tratamento de infecções bacterianas do trato urinário e respiratório. Além disso, ele poderá ser utilizado quando outros antibióticos não surtiram o efeito desejado, e também nas seguintes doenças e condições: IST (Infecção Sexualmente Transmissível), como a gonorreia.
O que é um aminoglicosídeo?
Os aminoglicosídeos compreendem uma classe de antibióticos. Eles são ineficazes contra infecções virais e a maioria das demais infecções. Os antibióticos destroem os microrganismos... leia mais usados para tratar infecções bacterianas sérias, como as causadas por bactérias Gram-negativas.
Para que é indicado o levofloxacino?
O levofloxacino hemi-hidratado 750 mg é indicado para o tratamento de sinusite aguda bacteriana (infecção aguda por bactérias das cavidades aeradas dos ossos da face), pneumonia adquirida na comunidade (pneumonia em pessoas que não estão internadas), infecções do trato urinário (bexiga e canais onde passa a urina) ...
Qual é mais forte levofloxacino ou ciprofloxacino?
CONCLUSÕES: levofloxacina 500 mg uma vez por dia durante 28 dias é tão eficaz como a ciprofloxacina 500 mg duas vezes por dia durante 28 dias para o tratamento de prostatite bacteriana crónica.
Para que serve o remédio cloridrato de moxifloxacino?
Este medicamento é indicado para o tratamento de adultos (com idade igual ou acima de 18 anos) com: • infecções das vias respiratórias superiores e inferiores; - exacerbações (pioras) agudas de bronquite crônica; - pneumonia adquirida na comunidade (PAC) incluindo PAC causada por bactérias resistentes a alguns ...
Como agem os antibióticos aminoglicosídeos?
Os antibióticos aminoglicosídeos ligam-se ao ribossoma bacteriano, inibindo irreversivelmente a síntese proteica, e, a par do seu amplo espectro de ação antibacteriana, têm como vantagens terapêuticas a sua atividade bactericida, o seu efeito pós-antibiótico, uma farmacocinética relativamente previsível e o sinergismo ...
Por que as fluoroquinolonas não são usadas para tratar infecções em crianças?
O uso inapropriado das fluorquinolonas, o que não é exclusivo da faixa pediátrica nem desta classe de antibióticos, está associado à resistência bacteriana crescente e é uma ameaça real.
Pode dar ciprofloxacino para crianças?
ciprofloxacino (mg) via oral
Crianças: 15 mg/Kg de peso corpóreo duas vezes por dia. A dose máxima para crianças não deve exceder 500 mg (dose máxima diária: 1000 mg). O tratamento deve começar imediatamente após a suspeita ou confirmação da inalação dos bacilos de antraz.
Pode dar ciprofloxacino para cachorro?
Evitar o uso em animais de pequeno e médio porte nos primeiros oito meses de vida (ANDRADE et al., 2002), e em cães de raças grandes e gigantes durante os primeiros 18 meses (BOOTHE & HOSKINS, 1997). É contra-indicado a pacientes com conhecida hipersensibilidade a quinolonas.
Como limpar a prata 925?
Como se faz a descrição de uma pessoa?