Quais fatores afetam a ação dos anestésicos locais?

Perguntado por: Cláudia Soraia Correia de Matias  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (58 avaliações)

Os fatores mais importantes relacionados à absorção dos anestésicos locais são: a) local de injeção; b) dose; c) presença de vasoconstritor; d) características farmacológicas do agente. a) Local de injeção: quanto mais vascularizado for o local de aplicação do anestésico local, maior o nível plas- mático esperado.

Como os anestésicos interferem no potencial de ação?

Os anestésicos locais bloqueiam a ação de canais iônicos na membrana celular neuronal, impedindo a neurotransmissão do potencial de ação. A forma ionizada do anestésico local liga-se de modo específico aos canais de sódio, inativando-os e impedindo a propagação da despolarização celular.

Porque os anestésicos locais não funciona em locais inflamados?

Quando uma região está inflamada ela deixa o pH da boca muito baixo, ou seja, ácido. O pH ácido ioniza as moléculas do anestésico transformando-o, assim o medicamento deixa de ser e de agir como molécula.

Quais fatores influenciam na absorção dos anestésicos inalatórios?

Os fatores determinantes do metabolismo dos anestésicos inalatórios são: 1) estrutura química; 2) atividade enzimática hepática; 3) concentração sangüínea do anestésico e 4) fatores genéticos.

Qual via nervosa e bloqueada pelos anestésicos locais?

Os anestésicos locais bloqueiam fisicamente por interacções lipofílicas (ocluindo o poro) os canais de sódio das membranas dos terminais dos neurônios. Como o potencial de ação é dependente do influxo de sódio, ao não ocorrer não há propagação do sinal nervoso.

Quais fatores afetam a ação dos anestésicos locais? | Prof. Raphaela Capella

28 questões relacionadas encontradas

Como os anestésicos atuam sobre o sistema nervoso?

Os anestésicos locais são bases fracas que agem no axônio, bloqueando de modo reversível a geração e condução do impulso nervoso. Esses fármacos têm ação sob qualquer parte do sistema nervoso e em qualquer tipo de fibra. O seu uso têm se dado em larga escala na clínica médica e odontológica.

Em que região do neurônio age um anestésico cirúrgico impedindo que o estímulo doloroso chegue até o cérebro?

Anestesia raquidiana

A presença do anestésico dentro da coluna espinhal bloqueia os nervos que passam pela coluna lombar, fazendo com que estímulos dolorosos vindos dos membros inferiores e do abdômen não consigam chegar ao cérebro.

São efeitos dos anestésicos inalatórios?

Os anestésicos inalatórios produzem uma depres- são da função renal durante anestesia, demonstrada pela velocidade da filtração glomerular, fluxo plasmático renal e débito urinário diminuidos. Levam a modificações da auto-regulação da circulação renal.

Que fatores interferem na velocidade da indução da anestesia inalatória?

Conceito e fatores que interferem; 17.4 - Ações e efeitos dos anestésicos inalatórios.
...
  • temperatura do anestésico;
  • distância percorrida pela bolha até a superfície do líquido (sistema da borbulha);
  • características físicas do líquido;
  • tamanho das bolhas (sistema de borbulha). [ ver resposta ]

O que é anestesia inalatória?

Anestesia inalatória é a técnica de introdução de um agente anestésico por via respiratória através de vaporização. Anestesia inalatória é a técnica de introdução de um agente anestésico por via respiratória através de vaporização.

Por que em alguns pacientes a anestesia local não pega?

Resistência à anestesia local pode ser comum e também ter causas genéticas. De acordo com uma pesquisa feita por cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, casos de resistência à anestesia local podem ser mais comuns do que imaginado, e podem também ter causas genéticas.

Como anestesiar um local inflamado?

“Podemos usar uma técnica chamada troncular que consiste em colocar o anestésico no tronco nervoso, uma região que está distante da região inflamada, para que o anestésico tenha o efeito de eliminar a dor”, explica Rodolfo.

Porque às vezes a anestesia não pega?

De acordo com a dentista, existem três possíveis explicações para esse fenômeno. Segundo pesquisas, a origem dessa condição pode ser metabólica, psicológica ou anatômica. “Vale lembrar que ninguém é totalmente resistente a anestesia, o que ocorre é que alguns são mais difíceis de anestesiar do que outros”, reforça.

O que acontece no potencial de ação?

O potencial de ação ocorre quando o estímulo é suficiente para atingir o limiar de excitabilidade e dessa forma gerar a despolarização da membrana e propagação do impulso nervoso. Portanto, fica claro que se o estímulo não atinge esse limiar, nada ocorre.

Qual é o mecanismo de ação dos anestésicos gerais?

A ação analgésica dos anestésicos gerais se relaciona com a inibição da sensibilidade dolorosa a nível talâmico. Há também relatos sobre a ação dos anestésicos sobre outras estruturas do encéfalo.

Quais os efeitos dos sais anestésicos de acordo com a sua concentração plasmática?

Conforme se eleva a concentração plasmática, observam-se importantes sinais clínicos para o diagnóstico e profilaxia da intoxicação pelos anestésicos locais: formigamento de lábios e língua, distúrbios visuais, zumbidos, abalos musculares, convulsões, inconsciência, coma, parada respiratória e depressão cardiovascular.

O que é a CAM que fatores interferem?

· CAM - é a concentração alveolar de um anestésico inalatório que previne movimento em 50% dos pacientes a um estímulo padrão (incisão cirúrgica); · 1,3 CAM previne movimento em 95% dos pacientes; · 0,3-0,4 CAM está associado com o despertar da anestesia.

Quais fatores modificam a concentração alveolar mínima CAM dos anestésicos inalatórios?

Alguns fatores influenciam diretamente a concentração alveolar mínima (CAM) dos anestésicos inalatórios sendo a idade um destes. Há escassa literatura a respeito da influencia da idade na CAM dos anestésicos inalatórios.

Qual o tipo de anestésico mais utilizado para a indução anestésica?

O propofol é comumente utilizado em infusão contínua para sedação de pacientes adultos para procedimentos de pequeno porte, bem como na Unidade de Terapia Intensiva. É também a droga mais empregada para anestesia intravenosa total, Total Intravenous Anaesthesia (TIVA).

Quais as vantagens dos anestésicos inalatórios?

Tem-se demonstrado que os anestésicos inalatórios suprimem PEM, reduzem a amplitude e prolongam a latência de PESS dose e agente-dependente, sendo o sevo e isoflurano os principais.

Quais são os efeitos da anestesia geral?

A anestesia geral é um procedimento realizado para sedar o paciente profundamente. É necessária para impedir que o paciente sinta algum desconforto ou dor durante a cirurgia. Os medicamentos deixam o paciente inconsciente, promovem o relaxamento muscular, causam amnésia e insensibilidade à dor.

O que são agentes anestésicos inalatórios ou voláteis quais as indicações?

Anestésicos voláteis

Os anestésicos voláteis utilizam-se fundamentalmente para a manutenção da anestesia e esporadicamente para a indução da mesma. Três anestésicos voláteis são, actualmente, utilizados em medicina veterinária: o isoflurano, o sevoflurano e o desflurano.

Qual o mecanismo de ação da lidocaína como agente anestésico?

Mecanismo de Ação: A lidocaína estabiliza a membrana neuronal por inibição dos fluxos iônicos necessários para o início e a condução dos impulsos efetuando deste modo a ação do anestésico local.

Quais os 4 estágios da anestesia?

A anestesia geral possui quatro fases: pré-medicação, indução, manutenção e recuperação. A fase de pré-medicação é feita para que o paciente chegue ao ato cirúrgico calmo e relaxado.

Quais são os anestésicos locais?

A classificação dos anestésicos locais é definida quanto à estrutura química e quanto à duração de ação, sendo os principais utilizados na Odontologia lidocaína, mepivacaína, articaína, prilocaína, cloridrato de bupivacaína.

Artigo anterior
Qual era a altura aproximada de Davi?
Artigo seguinte
Quando sai a 6 temporada de agentes da Shield?