Como funciona o circuito elétrico em paralelo?
Perguntado por: Henrique Artur Leal Ferreira | Última atualização: 30. Oktober 2024Pontuação: 4.3/5 (61 avaliações)
O circuito em paralelo refere-se à ligação de duas ou mais cargas em que há um ponto em comum, de derivação. Ou seja, o fluxo da corrente elétrica é distribuído proporcionalmente para cada carga, conforme a resistência.
Como funciona um circuito elétrico em paralelo?
No circuito elétrico em paralelo, há pelo menos dois caminhos em que a corrente elétrica pode fluir. Nesse caso, todos os elementos que estão conectados em paralelo ficam submetidos à mesma tensão, no entanto a corrente que passa por cada fio depende da resistência elétrica do elemento que se encontra em cada fio.
Qual é a vantagem do circuito em paralelo?
Muito utilizada em ligações elétricas industriais e prediais, o circuito paralelo faz com que a tensão das cargas seja igual. Seu principal benefício é o fato de serem cargas independentes — ou seja, caso uma ligação pare de funcionar, as outras podem continuar normalmente.
Como calcular a corrente elétrica de um circuito em paralelo?
A corrente que passa em qualquer ramo de um circuito com resistores em paralelo é igual à resistência equivalente do circuito em paralelo, dividido pela resistência do resistor de interesse (aquele que planejamos encontrar a corrente) e multiplicada pela corrente total que entra na configuração em paralelo.
Como acontece o circuito elétrico?
O circuito elétrico é o caminho que a corrente percorre entre os dois terminais de uma fonte de tensão. Normalmente ele é composto por um gerador de eletricidade e resistências elétricas, de forma que, quando o circuito é fechado, estabelece-se uma corrente elétrica entre os seus terminais.
Aula 8 - Circuito em série e paralelo
Como funciona o circuito em série?
Um circuito elétrico em série é aquele onde se liga mais de uma carga, em série, e no mesmo circuito elétrico umas com as outras. Essas cargas são ligadas por meios de condutores elétricos, sendo uma na ponta da outra, ou ainda diretamente ligadas, dependendo do circuito elétrico em série a ser montado.
O que é circuito em série e paralelo?
Circuitos em série e em paralelo
Quando os elementos de um circuito são ligados no mesmo ramo, dizemos que eles são ligados em série. Se os elementos de um circuito estiverem ligados em ramos diferentes, mas sob a mesma diferença de potencial, dizemos que são ligados em paralelo.
Como saber se o circuito está em paralelo?
Ao desligar ou seccionar uma carga em um circuito em série, o restante do circuito para de funcionar, então para identificar o seu circuito basta retirar, seccionar ou desligar uma das cargas. Se o circuito continuar funcionando depois da carga ser retirada, é um circuito em paralelo.
Como calcular a tensão de um circuito em paralelo?
Req = R1 + R2 + R3 + R4 .. Em uma associação em paralelo de resistores, a tensão em todos os resistores é igual, e a soma das correntes que atravessam os resistores é igual à resistência do resistor equivalente (no que nos resistores em série, se somava as tensões (V), agora o que se soma é a intensidade (i)).
O que é um resistor em paralelo?
Resistores estão em paralelo se seus terminais estão conectados aos mesmos dois nós. A resistência paralela única equivalente é menor do que o menor resistor paralelo.
O que acontece com a corrente no circuito em paralelo?
Resumindo: Na ligação em paralelo, a corrente elétrica divide-se de acordo com a resistência elétrica de cada ramo; Na ligação em paralelo, a resistência equivalente é menor que a menor das resistências; Na ligação em paralelo, todos os resistores encontram-se ligados sob o mesmo potencial elétrico.
Quais são as duas características fundamentais do circuito paralelo?
Características fundamentais de uma associação em paralelo de resistores: Há mais de um caminho para a corrente elétrica; Segundo pesquisas, resistores em grande quantidade a corrente sofre perda para "correr" até eles, seria necessário uma tensão maior que a desejada pelo circuito.
Quais as desvantagens do circuito paralelo?
Por outro lado, os circuitos em paralelo também têm desvantagens: Complexidade de Design: A montagem de circuitos em paralelo pode ser mais complexa, exigindo um planejamento cuidadoso, especialmente em sistemas com muitos componentes.
Quais são os 4 componentes de um circuito elétrico?
Apresentação dos elementos que compõem um circuito elétrico – resistor, capacitor, indutor e fonte, e os símbolos usados nos esquemas.
Quais são as leis de ohm?
A primeira Lei de Ohm diz que a corrente elétrica é diretamente proporcional à diferença de potência aplicada. Já na segunda Lei de Ohm, ele determina que a resistência elétrica do condutor tem relação direta com constituição do material e é proporcional ao seu comprimento.
Quais são os três tipos de circuitos elétricos?
Existem vários tipos de circuitos sendo os principais o circuito em série, circuito paralelo e circuito misto.
O que é a primeira Lei de Ohm?
A primeira lei de Ohm aponta que se uma diferença de potencial é aplicada a um resistor com temperatura constante, ele será atravessado por uma corrente elétrica. Ela demonstra a relação entre tensão elétrica, resistência elétrica e corrente elétrica.
O que diz a Lei de Kirchhoff das tensões?
A primeira lei de Kirchhoff define que: A soma algébrica das correntes que entram e saem de uma região, chamada nó, é igual a zero. Também é comum ver a seguinte definição: A soma das correntes que entram em um nó deve ser igual à soma das correntes que saem do nó.
Como calcular a corrente?
A fórmula fundamental para calcular corrente é a Lei de Ohm, que relaciona a corrente elétrica (I), a tensão (V) e a resistência (R). A fórmula é expressa por: I = V / R.
Qual é a diferença entre corrente e tensão?
A corrente elétrica é o fluxo contínuo de cargas elétricas, que se movem de forma orientada em um condutor elétrico. A tensão elétrica provoca este movimento ordenado de partículas elétricas, denominado de corrente elétrica.
Quais são os tipos de circuitos elétricos?
- Em série: com apenas uma carga, com um caminho a ser percorrido pela corrente;
- Paralelos: cargas em paralelo, seguindo para mais de um caminho;
- Mistos: com mais de duas cargas, onde circuitos podem ser ligados de forma mista - série e paralelo.
Como calcular a resistência de um circuito?
A tensão total dos elementos conectados em série é a soma de cada uma das tensões em cada elemento: Vt = V1 + V2 + V3... A resistência total de todos os receptores conectados em série é a soma da resistência de cada receptor: Rt = R1 + R2 + R3 ..
Como calcular à tensão em um circuito?
Para encontrar essa tensão vamos precisar do valor da corrente que ainda não temos. Então, para chegar a este valor vamos usar a fórmula da lei de Ohm: Corrente é igual a tensão, dívida pela soma das resistências. A corrente é o que estamos buscando, a tensão é 24V, a resistência 1 – 6Ω e a resistência 2 – 2Ω.
Qual é à função de um resistor?
Resistores são componentes eletrônicos cuja principal função é limitar o fluxo de cargas elétricas por meio da conversão da energia elétrica em energia térmica. Os resistores são geralmente feitos a partir de materiais dielétricos, de grande resistência elétrica.
Como calcular V1 e V2?
V2 = 70% (saturação por bases desejada); V1 = saturação por bases atual (análise de solo) = [(Ca²+ + Mg²+ + K+).
O que foi responsável pela evolução humana?
Quais são seus principais pontos de desenvolvimento?