O que significa a palavra fibrose estromal?

Perguntado por: Erica Joana Neto  |  Última atualização: 28. Juni 2025
Pontuação: 4.3/5 (52 avaliações)

Por exemplo, na mama, as glândulas que produzem leite estão envoltas em estroma. Fibrose é a substituição de um tecido normal por um tecido fibroso, mais rígido, como uma cicatriz, por exemplo.

O que é fibrose estromal?

A fibrose é conhecida como a formação de um excesso de tecido conjuntivo fibroso, que causa endurecimento estromal com a consequente formação de uma cicatriz.

O que é um estroma na mama?

O estroma é um tecido que, embora pouco conhecido, ajuda a sustentar a mama. Ele contém uma substância viscosa, fibras e outras células que fazem dele um tecido conjuntivo. Devido a essa composição, o estroma sustenta a mama.

O que significa Fibroesclerose do estroma?

O estroma faz parte do tecido de sustentação da mama feminina. A fibroesclerose é um processo de produção de tecido fibrótico, ou seja, um processo benigno do corpo, geralmente após algum quadro inflamatório.

O que é fibrose na biópsia?

A fibrose é a formação de uma quantidade anormalmente grande de tecido cicatricial no fígado. Ela acontece quando o fígado tenta reparar e substituir células danificadas. Muitos quadros clínicos podem lesionar o fígado.

O que é a fibrose?

22 questões relacionadas encontradas

Qual o tratamento para fibrose estromal?

Nenhum tratamento específico está disponível ou é necessário para alterações fibrocísticas, mas algumas medidas podem ajudar a aliviar os sintomas: Usar um sutiã macio e sustentador como um sutiã esportivo. Tomar analgésicos como paracetamol.

O que é fibrose é perigoso?

Caracterizada pela disfunção de um gene específico, responsável por codificar uma proteína reguladora do transporte de cloro nas membranas das células, a fibrose cística é uma doença grave. “Ela pode causar a morte do feto ou do bebê nos primeiros meses após o nascimento devido a alterações gastrointestinais.

O que causa fibrose na mama?

Estas alterações são uma reação à alteração dos níveis dos hormônios estrogênio e progesterona. As alterações fibrocísticas da mama provavelmente são também uma reação a essas alterações hormonais. Esta é uma condição comum, que afeta cerca de metade de todas as mulheres durante sua vida.

Como tratar fibrose nas mamas?

Receitar medicamentos, como danazol (um tipo de hormônio masculino) ou tamoxifeno (medicação que bloqueia o estrogênio) se os sintomas forem muito graves.

Quais são as principais doenças benignas da mama?

Conheça 5 alterações benignas das mamas
  • Fibroadenoma. É um nódulo benigno que é mais comum em mulheres jovens. ...
  • Displasia mamária. Esta condição ocorre por alteração nos tecidos mamários e caracteriza-se por dor, inchaço e nódulos nas mamas. ...
  • Cisto na mama. ...
  • Dor mamária. ...
  • Secreção no mamilo.

O que quer dizer a palavra estromal?

O tumor estromal gastrointestinal, ou GIST, é um tipo raro de tumor do trato gastrointestinal, parte do sistema digestivo. Corresponde a 1% de todos os tumores do trato gastrointestinal. Podem ocorrer em qualquer idade, porém são raros antes do 40 anos e mais comuns após os 60 anos de idade.

O que quer dizer a palavra estroma?

Chama-se estroma ao tecido de sustentação de um órgão, ou seja, que serve para sustentar as células funcionais do órgão. Com exceção do cérebro e da medula espinhal, o estroma é constituído de tecido conjuntivo (mesenquimatoso).

Qual é a função do estroma?

O estroma sustenta também vasos sanguíneos e linfáticos e nervos. Os epitélios que constituem as glândulas do corpo podem ser classificados de acordo com vários critérios.

Tem cura fibrose?

A Portaria nº 822 de 2001, do Ministério da Saúde, instituiu, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), o Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), que obriga hospitais públicos e particulares a realizarem o exame. A Fibrose Cística é uma doença genética que não tem cura.

O que quer dizer a palavra fibrose?

A fibrose é a formação de excesso de tecido conjuntivo fibroso em um órgão ou tecido, ela ocorre através de um processo reparador ou reativo, ocasionado geralmente após um trauma, cirurgia ou esforço repetitivo com impacto. Este estado reativo pode ser benigno, ou patológico.

Como sai a fibrose?

A fibrose pode se desfazer com o tempo, caso contrário podemos recorrer a tratamento especializado. Entre outros procedimentos, os corticosteróides injetáveis localmente ajudam a melhorar a fibrose localizada. Este tratamento é realizado pelo cirurgião plástico.

O que acontece se não tratar a fibrose?

A fibrose se torna uma complicação, assumindo tamanhos maiores e gerando mais incômodo, quando a cirurgia causa lesões às células. Com isso, surgem nódulos, endurecimento da pele, desconforto, além de dificuldade no movimento. Quando há essas lesões às células, ocorre uma reação inflamatória, inchaço e roxo.

Quais são os tipos de fibrose que existe?

Outros tipos de fibroses

Alguns exemplos são: fibrose do fígado (cirrose), fibrose do mediastino (tecido mole do mediastino), mielofibrose (medula óssea), Doença de Crohn (intestino), quelóide (pele), artrofibrose (joelho, ombro, outras articulações), fibrose nos pés (ledderhose) e por aí vai.

Quanto tempo a fibrose desaparece?

A fibrose faz parte desse processo natural de cicatrização interna e normalmente não causa problemas para as pacientes, desaparecendo após alguns meses.

O que fazer quando se tem fibrose?

Ainda não existe cura para a fibrose pulmonar. O tratamento é feito com medicações para inflamação, buscando desacelerar o avanço da doença. Alguns pacientes apresentam redução da oxigenação sanguínea, sendo indicado, além de fármacos, o uso de dispositivos portáteis com suplementação de oxigênio.

O que fazer para melhorar a fibrose?

A infusão de dióxido de carbono (terapia de CO2 ou carboxiterapia) na fibrose cicatricial pós-operatória sob a pele também ajuda na cura. Ao melhorar a circulação e alongar a fibrose, o dióxido de carbono permite a reabsorção e laceração da cicatriz.

O que acontece na fibrose?

Um gene defeituoso e a proteína produzida por ele fazem com que o corpo produza muco de 30 a 60 vezes mais espesso que o usual. O muco espesso leva ao acúmulo de bactéria e germes nas vias respiratórias, podendo causar inchaço, inflamações e infecções como pneumonia e bronquite, trazendo danos aos pulmões.

Qual o tipo de fibrose mais perigosa?

​A fibrose cística, também conhecida como mucoviscidose ou a doença do beijo salgado, é uma patologia genética, crônica e progressiva que atinge mais de um órgão, por exemplo, os pulmões, o pâncreas, o fígado, os seios da face e o intestino. Ela é a doença genética grave mais comum da infância.

É normal ter fibrose?

Em pequena quantidade a fibrose faz parte do processo natural de cicatrização de cirurgias. Tanto que, nos primeiros meses após um procedimento, é comum que o paciente sinta a pele repuxando. No entanto, uma grande quantidade de fibrose pode ser um problema. A pele poderá ficar com aparência irregular e endurecida.

O que sente uma pessoa com fibrose?

dificuldade para respirar; cansaço; fadiga mesmo após esforços pequenos; dedos que ficam azulados nas pontas.

Artigo anterior
Como fala com Magalu?
Artigo seguinte
Quem morre no filme O Sol da Meia-noite?