Quais são as três principais doenças relacionadas com acidentes com Perfuro-cortantes no ambiente hospitalar e laboratorial?

Perguntado por: Samuel Leandro Maia de Castro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (28 avaliações)

Os vírus HBV, HCV, HEV, HGV, HAV, HIV-1, HIV-2, e HTLVI/II, são os principais patógenos envolvidos em acidentes de profissionais de saúde com materiais perfurocortantes, e podem ser transmitidos em vários locais de trabalho na área da Saúde, incluído laboratório clínico ou de pesquisa.

Quais os principais motivos que levam ao acidente trabalho com Perfuro-cortante no ambiente hospitalar?

Confira abaixo quais são as principais causas de acidentes com perfurocortantes em clínicas e hospitais.
  • Manuseio inadequado. Os perigos do contato com materiais perfurocortantes envolvem o manuseio inadequado desses instrumentos. ...
  • Descarte de resíduos hospitalares. ...
  • Falta de dispositivos de segurança.

Quais os principais tipos de acidentes podem atingir o paciente?

Esses riscos são diversos (há, por exemplo, os biológicos, bem como os químicos), podendo ser ocasionados por agentes como o calor, ruídos, radiações ionizantes, radiações não ionizantes e pressões anormais. É por tal motivo que pessoas que atuam em unidades médicas devem sempre seguir normas de biossegurança.

O que são acidentes Perfuro-cortantes?

Os acidentes com materiais perfurocortantes são riscos reais e constantes que podem acontecer em hospitais e clínicas de qualquer lugar do mundo, principalmente em locais que não dispõem de dispositivos de segurança para suas agulhas e seringas.

Quando ocorre um acidente com Perfuro-cortante em um ambiente hospitalar quais os procedimentos devem ser tomados?

O primeiro passo que o acidentado deve tomar após a exposição ao material possivelmente contaminado é lavar a região de maneira hiperativa com água e sabão. Em seguida, o profissional deverá reportar o ocorrido ao seu superior imediato explicando exatamente como se procedeu o acidente.

Acidentes com perfurocortantes e medidas de prevenção

42 questões relacionadas encontradas

Como proceder em caso de acidentes com Perfuro-cortantes?

Quais ações devem ser realizadas após um acidente com perfurocortantes?
  1. Acolhimento e registro do atendimento ao profissional acidentado;
  2. Identificar fatores de maior e menor gravidade durante histórico do acidente de trabalho e risco da exposição;

Como proceder em caso de acidente de trabalho picada com agulha?

Picada de agulha: O que fazer em caso de acidente
  1. Lavar o local com água e sabão. ...
  2. Identificar se a agulha foi utilizada anteriormente por alguém que possa ter uma doença transmissível. ...
  3. Ir ao hospital caso a agulha tenha sido usada antes, para fazer exames de sangue e diagnosticar alguma doença que precise ser tratada.

Qual o risco de Perfuro-cortante?

Os ferimentos com agulhas e material perfurocortante em geral são considerados extremamente perigosos por serem potencialmente capazes de transmitir doenças agudas, crônicas e até mesmo a morte de profissionais da área da saúde. As principais doenças vinculadas são HIV, Hepatites B, C e Tétano.

São considerados resíduos Perfuro-cortantes?

Os materiais perfurocortantes são objetos com partes rígidas ou agudas que possuem fios de corte capazes de perfurar ou cortar, como agulhas, lâminas, pinças, seringas, vidros, entre outros.

O que é um cat?

O CAT, ou Formulário de Certificação de Acidente de Trabalho, é um documento que sua empresa precisa preencher em casos de acidentes de trabalho, de trajeto, doenças ocupacionais, equiparáveis ou óbito.

Quais as principais causas de acidente com Perfuro-cortante?

Ao considerar os resultados obtidos no levantamento bibliográfico, foi possível constatar que as principais causas dos acidentes de trabalho por perfuro cortante como fatores emocionais, sobrecarga de trabalho, falta de conhecimento de normas e técnicas, falta de supervisão e orientação, imperícia, condições ...

Quais os fatores que contribuem para o descarte errado de material Perfuro-cortante?

As categorias causas materiais, organizacionais, institucionais e comportamentais do trabalhador evidenciaram o descarte inadequado de perfurocortantes, a sobrecarga de trabalho, a não utilização das normas de biossegurança e a deficiente supervisão e capacitação do trabalhador como fatores determinantes para a ...

Quais foram os fatores de risco para acidentes com Perfuro-cortantes identificados no estudo brasileiro?

O ato de reencapar agulhas, a desconexão da agulha da seringa, o transporte ou manipulação de agulhas desprotegidas, o descarte inadequado dos objetos perfurocortantes em recipientes impróprios ou em recipientes superlotados são as principais causas de acidentes envolvendo perfurações acidentais2.

Quais são os objetos Perfuro-cortantes?

são seringas, agulhas, escalpes, ampolas, vidros de um modo geral ou, qualquer material pontiagudo ou que contenha fios de corte capazes de causar perfurações ou cortes.

São exemplos de materiais perfurocortantes *?

Itens comumente usados em casa também podem ser perfurocortantes. É o caso, por exemplo, de lâminas de barbear, agulhas, brocas, pregos, pedaços de madeira, tampas serrilhadas de latinhas de conserva e até mesmo vidro quebrado.

Quais são os resíduos do grupo C?

Grupo C – Resíduos radioativos

O grupo C é representado pelo símbolo internacional de presença de radiação ionizante (trifólio de cor magenta ou púrpura) em rótulo de fundo amarelo, acrescido da expressão MATERIAL RADIOATIVO, REJEITO RADIOATIVO ou RADIOATIVO.

Quais as chances de se contaminar com agulha?

Para pessoas não imunes o risco de infecção após uma única exposição através de picada de agulha ou corte percutâneo varia entre 6% e 30 % . Não ultrapassa 2% o risco de transmissão do HCV após um único acidente com agulha ou outros objetos cortantes. O simples contato com pele ou mucosas tem um risco ainda menor.

Qual a chance de se contaminar com agulha?

As chances de contágio são baixas, mas existem”, afirma. Os índices de transmissão por meio de picadas com agulhas infectadas são de apenas 0,3%, segundo dados da SES. Ainda de acordo com o médico, as vítimas dos ataques que procuraram ajuda podem ficar tranquilas.

Qual tipo de risco o profissional está exposto diante do acidente com Perfuro-cortante?

As exposições que podem trazer riscos de transmissão ocupacional do HIV e dos vírus das hepatites B (HBV) e C (HCV) são definidas como: Exposições percutâneas – lesões provocadas por instrumentos perfurantes e cortantes (p. ex. agulhas, bisturi, vidrarias);

Quanto tempo um vírus fica em uma agulha?

Quanto tempo o vírus do HIV vive em agulhas de seringas? Sob certas condições, o HIV é capaz de sobreviver por períodos de tempo bem mais longos, às vezes por horas ou até mesmo dias se estiver em condições ideais de temperatura, pH, exposição à luz e umidade.

É possível se contaminar com agulha de insulina?

Se contamina com agulha de insulina ? Risco praticamente zero por tratar-se de injeção subcutânea.

Qual conduta mais indicada quando ocorre a exposição percutânea?

Lavagem do local exposto com água e sabão nos casos de exposição percutânea ou cutânea. Nas exposições de mucosas, deve-se lavar exaustivamen- te com água ou solução salina fisiológica.

Quais os procedimentos adequados que um profissional de saúde deve fazer em caso de acidente com exposição a material potencialmente contaminado?

Medidas de Prevenção Pós Exposição a Material Biológico
  • Lavar a área contaminada com água e sabão.
  • Não espremer a área atingida.
  • Não esfregar.
  • Procurar atendimento médico com Urgência (nas primeiras duas horas após o acidente, até 72horas)
  • Realizar teste para HIV Hepatite B e C (teste rápido)

Quais são as medidas adotadas para prevenir acidentes com Perfuro-cortantes?

Acidentes com perfurocortantes: como prevenir?
  1. Faça o uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs) de maneira correta de acordo com a recomendação para cada procedimento.
  2. Não utilize os dedos como anteparo durante a realização de procedimentos que envolvam materiais perfurocortantes.

Quais os fatores que podem influenciar na saúde do trabalhador?

Os cinco principais fatores encontrados no estudo que interferem na saúde física do trabalhador foram: sobrecarga de trabalho, contaminação biológica, agravos ergonômicos e exposição a agentes físicos e químicos.

Artigo anterior
O que defende o pensamento sistêmico?
Artigo seguinte
Como funciona 4Motion Tiguan?