O que significa a CP II-F 32?

Perguntado por: Madalena Cardoso  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (74 avaliações)

Os tipos de cimentos são classificados segundo uma simples nomenclatura, ex: CP II-F-32, a sigla CP é de Cimento Portland tipo II com adição de Fíler com classe de resistência à compressão de 32 MPa.

O que significa CP II F 40?

Cimento de alta performance e qualidade superior.

O que significa um cimento CP 32?

Com resistência de 32 MPa, é um cimento indicado para obras subterrâneas ou outras que fiquem em constante contato com a água. Pode ter entre 6% a 14% de pozolana, além de até 10% de fíler.

O que significa cada item da sigla do cimento CPII Z 32?

CP I – Cimento Portland comum. CP I-S – Cimento Portland comum com adição. CP II-E– Cimento Portland composto com escória granulada de alto forno. CP II-Z – Cimento Portland composto com pozolana.

O que significa F no cimento?

O cimento Portland composto possui, no mínimo, uma adição acima de 5% da constituição do aglomerante. Por isso é que ele recebe em sua nomenclatura as siglas que representam o material incorporado: E (escória granulada de alto forno), F (filer) ou Z (pozolana). Exemplos: CP II-E, CP II-F ou CP II-Z.

23 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença do CP II e CP II F e CP II Z?

O CP-II é apresentado em três opções: CP-II E – cimento portland com adição de escória de alto-forno; CP-II Z – cimento portland com adição de material pozolânico; e CP-II F – cimento portland com adição de material carbonático – fíler. Classe de resistência: 25, 32 e 40 MPa.

Qual o nome técnico dado ao cimento CPII F 32?

Cimento Portland composto com fíler.

Qual a diferença do cimento tipo CP II-Z para o CP IV?

CP IV – O cimento pozolânico também possui muito mais pozolana do que seu irmão CP II-Z, sendo mais impermeável e durável, e muito utilizado em obras com ação de água corrente e ambientes agressivos. À longo prazo, o concreto com CP IV apresenta resistência maior do que o concreto feito com cimento comum.

Para que serve cada tipo de cimento?

Concretos estruturais e convencionais (lajes, vigas e pilares); Argamassas (chapisco e revestimentos); Concreto para pisos industriais e pavimentos; Fibrocimento (caixas-d'água e telha)

Quais são as adições do cimento?

As adições são outras matérias-primas que, misturadas ao clínquer na fase de moagem, permitem a fabricação dos diversos tipos de cimento portland hoje disponíveis no mercado. Essas outras matérias-primas são o gesso, as escórias de alto-forno, os materiais pozolânicos e os materiais carbonáticos.

Qual a diferença entre os cimentos CP II 32 Composto e CP III 32 alto-forno?

Confira qual diferença entre os cimentos CP2 e CP3

Os cimentos CP II são ditos compostos pois apresentam, além da sua composição básica (clínquer+gesso), a adição de outro material. O CP II-E, contém adição de escória granulada de alto-forno, o que lhe confere a propriedade de baixo calor de hidratação.

Qual a diferença entre os CP dos cimentos?

CP I-S (Cimento Portland Comum com Adição)

Muito semelhante ao Cimento Portland Comum, a sua diferenciação, está no acréscimo de material pozolânico em sua mistura. Esse acréscimo, representa até 5% da composição, para possibilitar maior capacidade de impermeabilização. Quanto a sua resistência, é também de: 25 MPa.

Qual é o cimento que seca mais rápido?

CPV: O último dos tipos de cimento mais conhecidos de cimento é considerado de alta resistência inicial, ou seja, ele é capaz de acelerar o tempo de secagem inicial. Dentre todos os tipos de cimentos, este é o mais recomendado para desforma rápida.

O que é CP III 40 RS?

Cimento de Alta Resistência CPIII 40 RS 50 Kg - CSN - CP-III-40-RS-SC-V - Unitário. O CP III-40 RS está normatizado através da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) sob número NBR 5735.

Qual a diferença do cimento CP3 para o CP2?

Mas afinal qual diferença entre os cimentos CP2 e CP3 ? Os cimentos CP II são ditos compostos pois apresentam, além da sua composição básica (clínquer+gesso), a adição de outro material. O CP II-E, contém adição de escória granulada de alto-forno, o que lhe confere a propriedade de baixo calor de hidratação.

O que significa cimento CP3?

CP III: Cimento de alto forno, indicado para obras como esgoto, barragens, pontes ou ainda outros tipos de obras mais simples.

Quais são os tipos de cimentos?

Tipos de cimento Portland
  • Cimento Portland Comum (CP I) ...
  • Cimento Portland Composto (CP II) ...
  • Cimento Portland de Alto-Forno (CP III)
  • Cimento Portland Pozolânico (CP IV)
  • Cimento Portland de Alta Resistência Inicial (CP V-ARI)
  • Cimento Portland Resistente a Sulfatos (RS)
  • Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação (BC)

Qual o tipo de cimento mais usado?

Cimento Portland comum (ou CP I)

É o cimento mais básico disponível no mercado e é indicado para obras que não requerem propriedades especiais do cimento. Possui somente o gesso como aditivo, que faz o papel de retardador de pega, aumentando o tempo de aplicação. Apresenta alto custo e baixa resistência.

Para que serve o cimento cp5?

É largamente utilizado em produção industrial de artefatos, onde se exige deforma rápida, concreto protendido pré e pós-tensionado, pisos industriais e argamassa armada. Devido ao alto calor de hidratação, não é indicado para concreto massa.

Para que serve o cimento cp4?

O cimento Portland CP IV-32 RS pode ser aplicado em argamassas de assentamento e revestimento, em argamassas e concretos expostos a ambiente agressivos, em concretos simples, armado, rolado, em lajes e outros artefatos de cimento, em pavimentos e calçadas ou em solo-cimento (mistura de cimento e terra), e fundações.

Qual o melhor tipo de cimento para reboco?

Cimento CP II – E

Sua utilização na construção é em lajes, pilares e pisos, porém ele também é recomendado para construções sujeitas a maresia e meios agressivos, com isso, em casas no litoral é recomendado que utilize esse tipo de cimento também no reboco e demais partes.

O que significa a palavra Portland?

portland |pórtland|

[ Construção ] Cimento hidráulico fabricado pela calcinação de uma mistura artificial de argila e calcário.

Qual a diferença entre as marcas de cimento?

Embora muitos não saibam, os cimentos não são todos iguais. Atualmente é possível encontrar muitas variações do cimento portland, como é conhecido o produto puro. A diferença entre os tipos consiste na adição de matérias primas, que resultam em características específicas para cada finalidade.

Qual a diferença entre o cimento branco e o cinza?

O tipo branco é menos tóxico que o cinza e não é radioativo. O cimento branco é dividido em estrutural e não estrutural. O modelo não estrutural, como o próprio nome diz, não é utilizado para fins arquitetônicos.

Artigo anterior
Quem deve notificar a cessão de crédito?
Artigo seguinte
Quais os benefícios de uma produção sustentável?