O que se entende por epidemiologia?

Perguntado por: Inês Violeta Machado Magalhães  |  Última atualização: 21. Februar 2022
Pontuação: 4.3/5 (40 avaliações)

Epidemiologia pode ser definida como a “ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças, e ...

Qual é o conceito de epidemiologia?

EPIDEMIOLOGIA “é a ciência que estuda a distribuição e os determinantes dos problemas de saúde (fenômenos e processos associados) em populações humanas”, segundo definem Almeida e Rouquayrol.

Quais são os principais objetivos da epidemiologia?

O objetivo geral da epidemiologia é reduzir os problemas de saúde na população. Na prática, ela estuda principalmente a ausência de saúde sob as formas de doenças e agravos.

Qual é o principal objetivo da investigação de epidemias?

O principal objetivo da investigação de uma epidemia ou surto de determinada doença infecciosa é identificar formas de interromper a transmissão e prevenir a ocorrência de novos casos.

Qual é o objetivo principal da promoção da saúde?

A promoção da saúde é uma das estratégias do setor saúde para buscar a melhoria da qualidade de vida da população. O objetivo é promover uma gestão compartilhada entre usuários, trabalhadores do setor sanitário, de outros setores e movimentos sociais.

Epidemiologia: Conceitos Fundamentais

31 questões relacionadas encontradas

O que significa 10n em epidemiologia?

A taxa de prevalência é frequentemente expressa como casos por 100 (%) ou por mil (‰) pessoas. Neste caso, “P” tem de ser multiplicado por 10n. Se o dado for coleta- do para um ponto específico de tempo, “P” é a “taxa de prevalência pontual”.

O que é uma transição epidemiológica?

Entende-se por transição epidemiológica as mudanças ocorridas no tempo nos padrões de morte, morbidade e invalidez que caracterizam uma população específica e que, em geral, ocorrem em conjunto com outras transformações demográficas, sociais e econômicas (Omram, 2001; Santos-Preciado et al., 2003).

Qual é o conceito de endemia?

E uma endemia ocorre quando a doença é recorrente na região, mas não há um aumento significativo no número de casos e a população convive com ela. A dengue tem caráter endêmico no Brasil, porque ocorre durante o verão em certas regiões.

Qual o significado de epidemia e pandemia?

A definição de epidemia para a OMS corresponde à propagação de uma nova doença em um grande número de indivíduos, sem imunização adequada para tal, em uma região específica. Por sua vez, a pandemia diz respeito a uma doença que se alastrou em escala mundial, em mais de dois continentes.

O que é uma epidemia e pandemia?

O que é pandemia. Uma pandemia é a disseminação mundial de uma doença (epidemia). Ela pode surgir quando um agente infeccioso se espalha ao redor do mundo e a maior parte das pessoas não são imunes a ele. Em uma escala de gravidade, a pandemia é o pior dos cenários porque ela se estende a várias regiões do planeta.

Qual o conceito de pandemia e epidemia?

Segundo a Organização, pandemia é a disseminação mundial de uma nova doença e o termo passa a ser usado quando uma epidemia, surto que afeta uma região, se espalha por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa.

O que é transição epidemiológica do envelhecimento?

O conceito de transição epidemiológica refere-se às mudanças ocorridas, no tempo, nos padrões de morbidade, invalidez e morte que caracterizam uma população específica e diante do fenômeno do envelhecimento da população brasileira, existe a premente necessidade de estruturação de serviços e de programas de saúde que ...

O que foi a transição epidemiológica brasileira?

Transição Epidemiológica no Brasil

O conceito de transição epidemiológica refere-se às modificações, a longo prazo, dos padrões de morbidade, invalidez e morte que caracterizam uma população específica e que, em geral, ocorrem em conjunto com outras transformações demográficas, sociais e econômicas (JORGE, 2007).

Quais são as fases da transição epidemiológica?

Transição Demográfica e Epidemiológica (Saúde Global V)
  • 1ª fase, Estabilidade: Verifica-se uma elevada natalidade e um elevada mortalidade. ...
  • 2º fase, de expansão: regista-se um aumento demográfico, por motivo da diminuição da taxa de mortalidade e manutenção da elevada natalidade.

O que é prevalência é o que é Incidência porque são importantes em epidemiologia?

Tanto a prevalência como a incidência são medidas da ocorrência de uma doença em uma população. Enquanto a prevalência se refere ao número total de casos de uma doença em um período de tempo, a incidência refere-se apenas aos novos casos. ... O surgimento da doença. Mede a proporção da população que já tem a doença.

O que é coeficiente de prevalência?

Titulo: Coeficiente de prevalência. Definição: Mede a prevalência de uma doença em uma população em um determinado período, independente do fato de serem casos novos ou antigos. Numerador: Número de casos existentes(novos + antigos), na área A, período "T".

O que é constante em epidemiologia?

é a expressão da freqüência com que surgem casos novos de uma doença, ou problema de saúde, por unidade de tempo, e com relação ao tamanho de uma população.

O que é transição epidemiológica e nutricional?

A transição nutricional refere-se a modificações no perfil nutricional da população, caracterizada pela redução da prevalência de desnutrição e au- mento da prevalência da obesidade. ... Transição epidemiológica, transição nutricional, obesidade, desnutrição.

O que é contra transição?

Há uma superposição entre as etapas nas quais predominam as doenças transmissíveis e crônico-degenerativas; a reintrodução de doenças como dengue e cólera ou o recrudescimento de outras como a malária, hanseníase e leishmanioses indicam uma natureza não-unidirecional denominada contra-transição; o processo não se ...

Quais foram as principais mudanças ocorridas nas transições demográfica epidemiológica nutricional?

Em meio a essa transição observa-se o aumento no consumo de alimentos com baixa qualidade nutricional e alto valor energético, além da redução nos índices de atividade física. ... O consumo de óleos e gorduras deve fornecer pelo menos 15% desse total mas não mais do que 30%;

O que é a feminização do envelhecimento?

RESUMO – Dentro do processo de envelhecimento populacional, destaca-se a feminização da velhice, ou seja, o predomínio de mulheres na população idosa. Porém, viver mais pode não ser sinônimo de viver melhor. ... O estado de saúde das idosas foi majoritariamente avaliado como bom.

Qual o impacto da transição demográfica para o SUS?

NO BRASIL, A RÁPIDA TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA APRESENTA IMPACTOS IMPORTANTES NA SAÚDE DA POPULAÇÃO E TRAZ, EM DECORRÊNCIA DO AUMENTO DAS DOENÇAS CRÔNICAS, FORTE REPERCUSSÃO NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS).

Quais são as 4 fases da transição demográfica?

As quatro fases
  • Fase 1 (pré-transição) ...
  • Fase 2 (acelerado crescimento populacional ou demográfico) ...
  • Fase 3 (desaceleração populacional ou demográfica) ...
  • Fase 4 (estabilização populacional ou demográfica) ...
  • Veja também:

Qual a diferença entre incidência e prevalência?

Incidência é uma medida da ocorrência de novos casos durante um período especificado em uma população em risco de ter a doença. Enquanto a prevalência se refere a casos novos e casos existentes da doença, a incidência enfoca apenas os casos novos (Tabela 1).

O que é o isolamento social e a qual a necessidade dele?

Uma das medidas de contenção da pandemia é o isolamento social, que corresponde a uma medida em que o paciente doente é isolado de indivíduos não doentes afim de se evitar a disseminação da doença.

Artigo anterior
Como por leds no teclado do lenovo?
Artigo seguinte
O que é competencia transversal?