Qual é a teoria de Libâneo?

Perguntado por: Leonardo Tiago de Paiva  |  Última atualização: 5. November 2024
Pontuação: 4.2/5 (32 avaliações)

Libâneo (1985) apresentou a seguinte classificação: Pedagogias Liberais, sendo subdivididas em: Tradicional, Renovada Progressista, Renovada Não Diretiva e Tecnicista e Pedagogias Progressistas que se subdividem em: Libertadora, Libertária e Crítico-Social dos Conteúdos.

Quem é Libâneo E o que ele defende?

José Carlos Libâneo (1945 - ...), filósofo e educador brasileiro, foi o criador do termo Pedagogia Crítico-social dos conteúdos. Seus pensamentos estão relacionados à teoria da educação, didática, formação de professores, ensino e aprendizagem, organização e gestão da escola.

Qual a teoria educacional defendida por libaneo?

O construtivismo é uma concepção psicológica de desenvolvimento e aprendizagem que acentua a construção do conhecimento pelo aluno, a relação ativa entre o aluno e o objeto de conhecimento, a importância da construção das estruturas cognitivas. É uma teoria importante e sem dúvida muito útil aos professores.

Qual era o pensamento de Libâneo?

Não se faz ou pratica educação solitariamente. O trabalho solitário torna as tarefas enfadonhas e complexas. Educar é dever de todos os setores da sociedade e não somente da escola. Claro que cada um vai contribuir com as suas áreas de competências e a soma de todos os esforços terá como resultado a real aprendizagem.

Qual é o conceito de educação para Libâneo?

Libâneo (2002, p. 26) define a educação como “[...] fenômeno plurifacetado, ocorrendo em muitos lugares, institucionalizado ou não, sob várias modalidades”. O autor identifica a prática pedagógica em seus variados meios de ocorrência.

Libâneo

27 questões relacionadas encontradas

O que é ser pedagogo segundo Libâneo?

E para Libâneo, o pedagogo é o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, direta ou indiretamente ligadas à organização e aos processos de transmissão e assimilação ativa de saberes e modos de ação, tendo em vista objetivos de formação histórica.

Qual o pensamento de Libâneo quanto a didática?

Para Libâneo (1994), a didática trata dos objetivos, condições e meios de realização do processo de ensino, ligando meios pedagógico-didáticos a objetivos sócio-políticos.

Quais são os três conceitos de educação?

No campo educacional existem três práticas diferentes, que acontecem separadas, porém, não independentes uma da outra, são elas: educação formal, educação informal e educação não-formal.

Quais são as duas correntes pedagógicas propostas por Libâneo?

Segundo Libâneo (2006), as tendências pedagógicas podem ser organizadas em dois conjuntos de pedagogias: a pedagogia liberal, que contempla as tendências tradicional, renovada progressivista, renovada não diretiva e tecnicista; e a pedagogia progressista, que se manifesta nas tendências libertadora, libertária e ...

Qual o papel do professor segundo Libâneo?

Desta forma, para Libâneo (2007) o papel do professor no processo de ensino é desenvolver um conhecimento sobre as ações sociais e históricas do cotidiano do aluno, sobre a disciplina estudada, fazendo com o aluno reflita sobre os processos que estão em volta de sua vida.

Quais são as 4 tendências da pedagogia liberal?

Tradicional; Renovada Progressivista; Renovada Não-Diretiva; Tecnicista.

Quais são as principais teorias pedagógicas?

Seis teorias da aprendizagem embasam as ações pedagógicas da ESP/CE: Teoria Experencial, Teoria Cognitiva da Aprendizagem, Teoria Social Cognitiva, Andragogia, Teoria da Carga Cognitiva e a Teoria de Fitts e Posner. A seguir, uma breve descrição de cada uma delas.

Qual a tendência pedagógica mais defendida na educação brasileira?

Histórica-crítica. Entre as principais concepções e tendências pedagógicas da educação brasileira, também há a histórica-crítica, que tem como proposta a interação entre os conteúdos e a realidade em que se vive.

Quais são os 2 pilares da educação?

Os quatro pilares são formados pelo grupo: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser. Eles são vistos como os principais objetivos da educação para o século XXI e foram criados para nos auxiliar a enfrentar todos os desafios da nossa sociedade.

Quais são os 4 tipos de educação?

Para que se alcance resultados significativos as diferentes modalidades de ensino devem ser entendidas como meio de enfrentamento das desigualdades sociais e exclusão social. Palavras-chave: Educação não formal; Educação informal; Educação formal; ciências.

O que Paulo Freire fala sobre a educação não formal?

Paulo Freire diz o seguinte a respeito da Educação não formal: O homem não pode participar ativamente na história, na sociedade, na transformação da realidade se não for ajudado a tomar consciência da realidade e da sua própria capacidade de transformar...

O que diz Libâneo em 1994?

Segundo LIBÂNEO (1994), podemos definir avaliação escolar como um componente do processo de ensino, definir, a avaliação escolar como um componente do processo de ensino que visa, através de verificação e qualificação dos resultados obtidos, determinar a correspondência destes com os objetivos propósitos, e, daí ...

Quais as relações entre Pedagogia e didática libaneo?

Segundo o Dicionário Aurélio de Língua Portuguesa, docência é o “ato de ensinar; qualidade do docente”; e, segundo Libâneo (1990), a Didática é “o principal ramo de estudos da pedagogia, ela investiga os fundamentos, condições e modos da realização da instrução e do ensino”.

Qual a diferença entre Pedagogia e pedagogo?

A pedagogia é uma graduação, na atuação o pedagogo foca no processo de aprendizagem. Já a Psicopedagogia é uma especialização da pedagogia, na atuação o psicopedagogo estará tendo também essa atenção sendo que buscando identificar o processo intrínseco da aprendizagem.

Quais são as tendências citadas por Libâneo?

Assim, de acordo com Libâneo (1994), essa Tendência apregoa a adaptação dos indivíduos aos valores e às reformas propaladas pela sociedade de classes por meio da evolução da cultura de cada indivíduo, por isso, é dividida nas seguintes Tendências: Tradicional, Tecnicista, Renovada Progressista e Tendência Diretiva.

Qual a principal característica da pedagogia liberal?

Na Pedagogia Liberal Tradicional, há a preparação intelectual e moral dos alunos para assumir seu papel na sociedade. A aprendizagem é receptiva e mecânica, sem se considerar as características próprias de cada idade. Há a exposição e demonstração verbal da matéria.

O que a pedagogia liberal defende?

A pedagogia liberal acredita que a escola tem a função de preparar os indivíduos para desempenhar papéis sociais, baseadas nas aptidões individuais. Dessa forma, o indivíduo deve adaptar-se aos valores e normas da sociedade de classe, desenvolvendo sua cultura individual.

Qual é a teoria de Vygotsky defende?

De acordo com Vygotsky, a formação da criança se dá numa relação direta entre o sujeito e a sociedade a seu redor – ou seja, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem. Mais tarde, essa teoria passou a ser conhecida como socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.

Qual a tendência pedagógica de Vygotsky?

Por conta disso, a corrente pedagógica também é chamada de socioconstrutivismo ou sociointeracionismo. Vygotsky acreditava que o professor deveria mediar a aprendizagem utilizando estratégias que levem o aluno a tornar-se independente.

O que defende a teoria de Piaget?

RESUMO: Piaget defende que o indivíduo se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido, priorizando, a princípio, os fatores biológicos que podem influenciar seu desenvolvimento mental. Dando ênfase em seus estudos ao caráter construtivo.

Artigo anterior
Como se separa a palavra mãezinha?
Artigo seguinte
Qual é a maior estrela da nossa galáxia?