Metodo dedutivo quem criou?

Perguntado por: Yara Simões Melo  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.5/5 (24 avaliações)

O método de dedutivo é o processo de raciocinar a partir de premissas para alcançar uma conclusão logicamente correta, em um ou mais argumentos. Começou a ser documentado por Aristóteles no século 4 a.C. e tem sido utilizado durante toda a história da filosofia e ciência.

Quem criou o método dedutivo?

O método dedutivo é fortemente influenciado pelas contribuições dadas pelo filósofo grego Aristóteles. Ele é o responsável por um sistema de pensamento que ficou conhecido como lógica aristotélica e que utiliza de silogismo para obtenção das conclusões. Desse modo, a dedução é um método pautado na razão.

Quem criou o método indutivo?

O responsável por elaborar essa estratégia de observação foi o filósofo inglês Francis Bacon (1561- 1626), um dos mais consagrados pensadores da Filosofia Moderna e considerado o “pai do método experimental".

O que é o método dedutivo?

Método dedutivo: método racionalista, que pressupõe a razão com a única forma de chegar ao conhecimento verdadeiro; utiliza uma cadeia de raciocínio descendente, da análise geral para a particular, até a conclusão; utiliza o silogismo: de duas premissas retira-se uma terceira logicamente decorrente.

Qual a diferença entre o método dedutivo e indutivo?

O raciocínio dedutivo, por exemplo, apresenta premissas que definem e estabelecem a conclusão de um fato. Enquanto o raciocínio indutivo fornece os dados que são o principal fundamento da própria conclusão.

Método Dedutivo Metodologia Científica

33 questões relacionadas encontradas

Quais as características do método indutivo?

Se baseando na dedução, ou seja, na análise de algo específico, o método pretende observar uma situação para chegar a uma verdade. Neste caso, a conclusão genérica pode ser verdadeira ou falsa. Dessa forma, a conclusão pode ser um resultado que não estava previsto na premissa, ou seja, na ideia inicial. ...

O que é método dedutivo exemplos?

O método de dedutivo é o processo de raciocinar a partir de premissas para alcançar uma conclusão logicamente correta, em um ou mais argumentos. ... O clássico exemplo que conclui acerca da mortalidade de Sócrates, baseando-se nas premissas que afirmam que ele é mortal e que todos os homens são mortais: Todo homem é mortal.

O que é o método de abordagem dedutivo?

Método dedutivo

Em linhas gerais, é um tipo de método de abordagem que, parte de uma generalização para uma questão particularizada. Ou, em outras palavras, é o método que utiliza o raciocínio lógico para chegar a conclusões mais particulares, a partir de princípios e preposições gerais.

O que é o método comparativo?

Segundo FACHIN (2001) o método comparativo se consiste em investigar coisas ou fatos e explicá-los segundo suas semelhanças e suas diferenças. Permite a análise de dados concretos e a dedução de semelhanças e divergências de elementos constantes, abstratos e gerais, propiciando investigações de caráter indireto.

O que é o método científico?

Método científico é um conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novos conceitos, também corrigir e integrar conhecimentos já existentes.

Quando surgiu o método indutivo?

O filósofo inglês Francis Bacon (1561- 1626) foi responsável pela criação do método indutivo no século XVII. Aliado ao conceito de Empirismo, Bacon definiu um método de investigação baseado na observação dos fenômenos naturais.

O que é contagem indutiva?

Na lógica, método indutivo ou indução é o raciocínio que, após considerar um número suficiente de casos particulares, conclui uma verdade geral. Utilizando como exemplo a enumeração, trata-se de um raciocínio indutivo baseado na contagem. ...

O que é o método indutivo?

Significado de Indutivo

adjetivo Que induz, que incita. Que procede por indução: método indutivo.

Quais são os teóricos que ficaram marcados pelo uso do método dedutivo?

René Descartes, Baruch Spinoza, Gottfried Leibniz. GABARITO: Pois nela estão todos teóricos do Racionalismo e este foi marcado pelo método dedutivo.

Quanto ao método dedutivo podemos afirmar?

O método dedutivo é um método que parte do geral, e desce para o particular. Parte de princípios reconhecidos como verdadeiros e indiscutíveis e possibilita chegar a conclusões de maneira puramente formal, em virtude de apenas uma lógica.

Qual é o objetivo do método comparativo?

Objetivo estabelecer leis e correlações entre os vários grupos e fenômenos sociais, mediante a comparação. Pode ser unido ao método histórico, realizando comparações entre os dados do presente com os do passado. A comprovação e formulação de hipóteses é um dos principais objetivos do método comparativo.

O que se entende por método?

O método é a escolha de procedimentos sistemáticos para a descrição e a explicação de fenômenos. Esses procedimentos se assemelham ao método científico que consiste em delimitar um problema, realizar observações e interpretá-las com base nas relações encontradas, fundamentando-se nas teorias existentes.

Quem criou o método comparativo?

Durkheim acreditava que a melhor forma de comprovar os fenômenos sociais, era através da elaboração de um método científico. O método criado por Durkheim é chamado de 'Método Comparativo', ou de “Funcionalismo”. Esse formato de fazer Sociologia para Durkheim era marcado por: Observação de um fenômeno.

O que é o método de abordagem?

Os métodos de abordagem dizem respeito aos fundamentos lógicos e aos processos de raciocínio adotados. ... Os principais métodos de abordagem são: indutivo, dedutivo, indutivo-dedutivo, hipotético- -dedutivo, dialético e método da complexidade.

O que melhor define o método de abordagem?

O método de abordagem se caracteriza por uma abordagem mais ampla, em nível de abstração mais elevado, dos fenômenos da natureza e da sociedade. ... Os métodos de abordagem esclarecem acerca dos procedimentos lógicos que deverão ser seguidos no processo de investigação científica dos fatos da natureza e da sociedade.

Como aplicar o método dedutivo?

Uma argumentação que se pauta no método dedutivo deve se certificar que todas as proposições seja válidas para que a conclusão também seja. Há, portanto, uma relação lógica entre as premissas gerais e as premissas particulares. Caso se considere a premissa geral inválida, a conclusão também será.

O que é método indutivo é dedutivo exemplos?

Isso tudo, se as premissas forem verdadeiras. Método dedutivo: esse argumento é feito do maior para o menor, ou seja, de uma premissa geral em direção a outra, particular ou singular. ... Método indutivo: esse raciocínio vai do menor ao maior ou de uma premissa singular ou particular para outra, geral.

O que é indução exemplo?

A indução, ao contrário da dedução, parte da experiência sensível, dos dados particulares. Por exemplo: O cobre é condutor de eletricidade, ... Logo, todo metal é condutor de eletricidade.

Quais são os tipos de método?

O que é um método científico?
  • Diferença entre métodos e técnicas. Podemos dizer que métodos e técnicas são coisas diferentes. ...
  • Método Indutivo. ...
  • Método Dedutivo. ...
  • Método hipotético-dedutivo. ...
  • Método dialético. ...
  • Método Estatístico. ...
  • Método Comparativo. ...
  • Método Experimental.

Quais as características do método dedutivo?

No método dedutivo, o pesquisador parte de princípios reconhecidos como verdadeiros, chamados de premissa maior, e estabelece relações com uma segunda proposição, chamada de premissa menor. Desta forma, a partir do raciocínio lógico, chega-se à verdade daquilo que se é proposto, a conclusão.

Artigo anterior
O que é racionamos?
Artigo seguinte
O que são ideias iluministas?