O que se entende por didatica?

Perguntado por: Raúl Mota de Abreu  |  Última atualização: 11. Februar 2022
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O que é a Didática:
Didática consiste na análise e desenvolvimento de técnicas e métodos que podem ser utilizados para ensinar determinado conteúdo para um indivíduo ou um grupo. A didática faz parte da ciência pedagógica, sendo responsável por estudar os processos de aprendizagem e ensino.

Qual é o conceito de didática?

Classicamente, a Didática é um campo de estudo, uma disciplina de natureza pedagógica aplicada, orientada para as finalidades educativas e comprometida com as questões concretas da docência, com as expectativas e os interesses dos alunos.

O que é didática e qual sua importância?

A Didática é o principal ramo de estudo da pedagogia. Ela investiga os fundamentos, as condições e os modos de realização da instrução e do ensino. A ela cabe converter objetivos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos.

Qual é a finalidade da didática?

A didática é considerada arte e ciência do ensino, ela não objetiva apenas conhecer por conhecer, mas procura aplicar seus princípios com a finalidade de desenvolver no individuo as habilidades cognitivas para torná-los críticos e reflexivos.

O que é didática de aprendizagem?

O que é a Didática:

Didática consiste na análise e desenvolvimento de técnicas e métodos que podem ser utilizados para ensinar determinado conteúdo para um indivíduo ou um grupo. A didática faz parte da ciência pedagógica, sendo responsável por estudar os processos de aprendizagem e ensino.

O que é Didática?

16 questões relacionadas encontradas

Quais são as características da didática?

Durante séculos, a didática foi entendida como técnicas e métodos de ensino, sendo a parte da pedagogia a responsável por “como” ensinar. ... Tradicionalmente, os elementos da ação didática são: professor, aluno, conteúdo, contexto e estratégias metodológicas.

O que é didática e por que ela é importante na docência?

A didática é fundamental à docência e ao processo de ensino-aprendizagem. Uma ciência que tem por objeto específico e formal a direção do processo de ensinar, tendo em vista fins imediatos e remotos de eficiência instrutiva e formativa (Renzo Titone, 1974). ...

O que é didática na atualidade?

A Didática refere-se principalmente ao saber fazer pedagógico do professor, ou seja, do seu saber de como e o quê deve ensinar adquirido em sua formação. Ela reporta sobretudo ao conhecimento teórico e prático daquilo que se ensina, mais até do que a própria Metodologia de Ensino.

Quem é o integrante importante no processo educativo?

O professor é a figura mais importante de todo o processo educativo. O trabalho docente é validado por sua importância social: cabe aos docentes a formação ética, profissional e cultural dos cidadãos.

Como elaborar um conceito de didática?

Criada por Comenius (Jan Amos Komensky), a didática é um ramo da ciência pedagógica e tem como foco o ensino e a prática de métodos e técnicas que possibilitam que o aluno aprenda por meio de um professor ou instrutor, ou seja, faz jus ao seu significado: “arte de ensinar”.

Qual o foco da didática?

O foco da Didática incide no estudo do conhecimento, dos processos de ensino e aprendizagem, na investigação de possibilidades, de estruturação e funcionamento das diferentes dimensões dos conhecimentos, com objetivo de criar probabilidades de ensinar e aprender.

Qual a importância do professor na aprendizagem do aluno?

Além da formação acadêmica, o professor contribui para a formação e o desenvolvimento do aluno enquanto indivíduo e membro da sociedade, pois proporciona para ele experiências que vão além do âmbito intelectual.

Qual a importância da relação entre professor e aluno?

A relação estabelecida entre professores e alunos, constitui o elemento fundamental do processo de ensino aprendizagem. É por meio dela que professores aprendem e ensinam, levando em consideração a realidade que ambos vivenciam, construindo uma relação de afeto e confiança.

O que os professores não podem fazer com os alunos?

  • 1 – Tratar mal seus alunos. ...
  • 2 – Obrigar os seus alunos a participarem ativamente da aula. ...
  • 3 – Não se atualizar. ...
  • 4 – Não mostrar a importância do conteúdo. ...
  • 5 – Não estabelecer objetivos.

Qual é a importância da Didática na formação do professor?

A Didática é de suma importância para a formação do professor, pois deve proporcionar o desenvolvimento de sua capacidade crítica e reflexiva, possibilitando que o professor faça uma análise de forma clara sobre a realidade do ensino, proporcionando situações em que o aluno construa seu próprio saber.

Qual a relação entre docência e aprendizagem?

A relação ensino-aprendizagem da docência para a Educação Superior situa-se na complexidade de um contexto de necessidades e exigências formativas para os estudantes da pós-graduação.

Qual é a especificidade de estudo da Didática?

Na área da educação, a Didática é uma área essencial para o aprofundamento teórico. Ela é “uma área que tem como especificidade o estudo da prática pedagógica” e se ocupa do processo ensino-aprendizagem.

Quais são as características gerais da aula?

Características gerais da aula

Empenho na formação dos métodos e hábitos de estudo. Formação de hábitos, atitudes e convicções ligadas à vida prática dos alunos. Valorização da sala de aula como meio educativo.

Quais são as fases da didática?

Tomando Comênio por ponto de partida, a Didática se organiza nas seguintes fases: naturalista-essencialista, psicológica e experimental. Esta fase vai de Comênio até o princípio do século XIX. Para COMÉNIO (1966), a natureza é de fundamental importância para a arte de ensinar.

Quais são os elementos centrais da didática?

Segundo Libâneo (1993) os elementos da didática, são: Objetivos e conteúdos; os métodos de ensino; avaliação; a aula como forma de organização do ensino; planejamento escolar; relação professor aluno.

Qual é a relação entre professor e aluno?

Relação professor-aluno segundo Vygotsky. A relação educador x educando não deve ser uma relação de imposição, mas sim, uma relação de cooperação, de respeito e de crescimento. O aluno deve ser considerado como um sujeito interativo e ativo no seu processo de construção de conhecimento.

Qual o valor pedagógico da relação professor-aluno?

No processo de construção do conhecimento, o valor pedagógico da interação humana é ainda mais evidente, pois é por intermédio da relação professor-aluno e da relação aluno-aluno que o conhecimento vai sendo coletivamente construído.

Qual a importância dos alunos?

Ter participação ativa, consciência e engajamento

É possível concluir que o papel do aluno é de estudar visando ao aprendizado a longo prazo e ao cumprimento de seus objetivos pessoais, o que requer sua participação ativa e voluntária em muito do que a escola propõe.

Qual o papel do professor na pandemia?

Neste momento de pandemia da covid-19, o professor necessita pensar sobre algumas perspectivas básicas no contato com a informática no campo do conhecimento, tanto na pesquisa quanto no ensino e na aprendizagem.

Qual a importância do professor na pandemia?

Neste texto, voltamos ao tema educação, com foco no papel dos professores. A qualidade do quadro docente, questão essencial no aprendizado dos alunos, tornou-se ainda mais crucial na pandemia, dada a transferência de espaços decisórios. ... As soluções foram construídas a partir de escolhas discricionárias dos professores.

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