O que é direito do trabalho conceito?

Perguntado por: Matilde Maria Henriques de Teixeira  |  Última atualização: 21. April 2025
Pontuação: 4.9/5 (42 avaliações)

O que é direito do trabalho? O direito do trabalho, também chamado de direito trabalhista, é um ramo do direito privado que é responsável por regular a relação jurídica entre trabalhadores e empregadores, baseado nos princípios e leis trabalhistas.

Qual é o conceito de Direito do Trabalho?

Direitos trabalhistas são leis e regras que regem a relação entre empregados e empregadores. São os direitos trabalhistas que regulamentam a relação trabalhista para que a empresa e o próprio colaborador tenham conhecimento sobre suas obrigações e deveres, evitando processos trabalhistas e multas.

O que compreende o Direito do Trabalho?

O Direito do Trabalho é um ramo do direito privado que regula as relações de trabalho na sociedade, ditando as leis e regras entre empregados e empregadores. Dessa forma, o direito trabalhista regulamenta os direitos individuais dos trabalhadores e os direitos coletivos que englobam as relações sindicais.

Qual é o objetivo principal do Direito do Trabalho?

O Direito do Trabalho tem como principal serventia orientar e assegurar uma igualaria maior no contrato, visto que não há isonomia (igualdade) entre empregador e empregado. No entanto, a importância do Direito Trabalhista vai muito além do “juridiquês” e da igualdade nos contratos.

Como pode ser definido o conceito de trabalho?

O trabalho é qualquer atividade física ou intelectual, realizada pelo ser humano, cujo objetivo é fazer, transformar ou obter algo para realização pessoal e desenvolvimento econômico.

Introdução ao Direito do Trabalho - O Que É Direito do Trabalho?

22 questões relacionadas encontradas

Qual o conceito do trabalhador?

"toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário".

Quando surgiu o conceito de trabalho?

O trabalho teve sua origem no momento em que o ser humano apareceu a partir da elaboração de ferramentas de pedra, meio pelo qual o homem começou a buscar formas de se alimentar. Desde então, o trabalho passou a fazer parte de uma das necessidades do ser humano.

Quais são princípios do Direito do trabalho?

São eles:
  • Princípio da irredutibilidade salarial;
  • Princípio da norma mais favorável;
  • Princípio da primazia da realidade;
  • Princípio da irrenunciabilidade dos direitos trabalhistas;
  • Princípio da continuidade da relação de emprego.

Qual a maior característica do Direito do Trabalho?

O Direito do Trabalho se caracteriza como o Direito especial de proteção aos trabalhadores, como o conjunto de normas que têm por finalidade proteger a parte economicamente mais fraca (hipossuficiente) da relação jurídica, qual seja, o empregado.

Quais são os 5 princípios do Direito do trabalho?

Sendo assim, são seis os principais Princípios do Direito do Trabalho: o princípio da Proteção, da Primazia da Realidade, Continuidade da Relação de Emprego, Irrenunciabilidade de Direitos, Inalterabilidade Contratual Lesiva e da Intangibilidade Salarial, dos quais vamos entender melhor sobre cada um deles!

Quais são as principais características do Direito do Trabalho?

São eles: princípio da proteção, princípio da continuidade, princípio da primazia da realidade, princípio da intangibilidade salarial, princípio da inalterabilidade contratual lesiva e princípio da irrenunciabilidade de direitos.

Qual a lei que protege o trabalhador?

A CLT (Decreto-Lei 5.452) foi um dos primeiros instrumentos de inclusão social do Brasil. Por essa razão, costuma ser qualificada como patrimônio do trabalhador e passaporte da cidadania. A norma foi assinada por Getúlio Vargas em 1º de maio de 1943.

Quem tem direito ao trabalho?

O artigo 23° deixa claro que : “Toda a pessoa tem direito ao trabalho, à livre escolha do trabalho, a condições equitativas e satisfatórias de trabalho e à proteção contra o desemprego. Todos têm direito, sem discriminação alguma, a salário igual por trabalho igual.

O que são princípios do Direito do Trabalho e para que serve?

Os princípios do direito do trabalho conseguem trazer maior transparência nas relações trabalhistas e diminuem a vulnerabilidade dos empregados no vínculo empregatício, garantindo direitos à parte hipossuficiente.

Qual é a divisão do Direito do Trabalho?

Ele pode ser subdividido em três: o in dubio pro operario, a prevalência da norma mais favorável ao trabalhador e a preservação da condição mais benéfica.

O que diz a Constituição sobre o trabalho?

“Toda pessoa tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego.” “Toda pessoa, sem qualquer distinção, tem direito a igual remuneração por igual trabalho.

O que garante a relação de trabalho?

A legislação trabalhista é o conjunto de normas que regem as relações individuais e coletivas de trabalho e essas normas estão estabelecidas CLT , pela Constituição Federal e por outras leis da Justiça do Trabalho.

Qual é o significado da sigla CLT?

Tempo de Leitura: 12 minutos A sigla CLT significa Consolidação das Leis do Trabalho e é o conjunto das leis trabalhistas que regulamentam as relações entre os trabalhadores e as empresas, seja no meio rural ou urbano. É ela que determina resoluções como jornada de trabalho, horas extras, férias, FGTS etc.

Quais são os tipos de contratos de trabalho?

Veja a seguir os principais tipos de contratação e suas características.
  • Contrato de trabalho por prazo determinado. ...
  • Contrato de trabalho por prazo indeterminado. ...
  • Contrato de trabalho eventual. ...
  • Contrato de trabalho temporário. ...
  • Contrato de trabalho parcial. ...
  • Contrato de trabalho autônomo. ...
  • Contrato de experiência.

O que Karl Marx fala sobre o trabalho?

Para Marx, o trabalho é uma dimensão ineliminável da vida humana, isto é, uma dimensão ontológica fundamental, pois, por meio dele, o homem cria, livre e conscientemente, a realidade, bem como o permite dar um salto da mera existência orgânica à sociabilidade.

Qual é a diferença entre trabalho e emprego?

Qual a diferença entre trabalho e emprego

Apesar das duas palavras serem usadas para explicar o “ofício”, na prática trabalho e emprego são bem diferentes. Enquanto trabalho está ligado a objetivos e realizações profissionais, emprego é simplesmente uma forma de conseguir renda.

Qual foi o primeiro trabalho?

Após muitas análises arqueológicas chegou-se no consenso. E foi finalmente descoberto que a primeira profissão que existiu no mundo, foi a de cozinheiro. O estudo também revelou que esse ofício surgiu muito antes da existência do Homo sapiens.

Qual é a função do trabalho na sociedade?

Na sociedade, o trabalho é essencial para o desenvolvimento econômico e o crescimento sustentável. Gera renda e riqueza, promove a distribuição de recursos e o aumento do bem-estar social. Além disso, é responsável pela inovação e pelo avanço tecnológico, impulsionando a competitividade e a produtividade.

Quais são os direitos dos trabalhadores brasileiros?

Quem é contratado no sistema da CLT tem direito a: 13° salário, férias remuneradas, FGTS, assistência médica, vale transporte, seguro desemprego, licença maternidade, entre outros benefícios. Confira abaixo todos os seus direitos e as regras para sua aplicação!

Artigo anterior
Porque o Caixa Tem está pedindo para regularizar o acesso?
Artigo seguinte
Em que época do ano os dias são mais curtos?