O que se entende por Demonstração do Resultado do Exercício DRE?

Perguntado por: Vítor Carvalho de Simões  |  Última atualização: 12. Mai 2024
Pontuação: 5/5 (74 avaliações)

A Demonstração de Resultados do Exercício (DRE) é um tipo de relatório contábil que tem a finalidade de descrever as operações realizadas pela empresa no período analisado. Ela permite confrontar receitas e despesas, apontando o resultado líquido do negócio, seja em relação ao lucro ou prejuízo.

Como explicar a DRE?

A DRE, sigla para Demonstração do Resultado do Exercício, é um relatório financeiro como uma lente de aumento nas finanças, que mostra se a sua empresa está gerando lucro ou prejuízo em um período determinado de tempo.

Qual a principal função da DRE?

A Demonstração do Resultado do Exercício – DRE – é um relatório contábil que evidencia se as operações de uma empresa estão gerando lucro ou prejuízo, considerando um determinado período de tempo.

Qual o objetivo da DRE e como ela é composta?

Ela é composta por várias linhas que indicam os valores de vendas, custos, impostos, lucro bruto, lucro operacional e lucro líquido. O seu objetivo é mostrar se a empresa teve lucro ou prejuízo no período analisado.

Quanto a Demonstração do Resultado do Exercício?

Como o próprio nome sugere, a Demonstração do Resultado do Exercício Simples relata as receitas e despesas de forma resumida. Ou seja, apenas soma todas as receitas, depois soma todas as despesas e subtrai um valor do outro. Dessa forma, a prática detecta apenas se houve lucro ou prejuízo.

📝✅📚 (DRE) DEMONSTRACAO RESULTADO EXERCÍCIO - ESTRUTURA DA DRE -CONTABILIDADE (CPC 26/ LEI DAS SA's)

25 questões relacionadas encontradas

O que significa demonstração do resultado?

O DRE é uma ferramenta que permite calcular o desempenho financeiro da empresa em um determinado período, seja mensal ou anual, para determinar se houve lucro ou prejuízo. Para fins de divulgação legal, ele engloba o período correspondente ao ano fiscal, geralmente de janeiro a dezembro (12 meses).

O que significa a palavra DRE?

A sigla DRE significa Demonstração do Resultado do Exercício e é um relatório contábil que estrutura a posição patrimonial e financeira de uma empresa. Seu objetivo é evidenciar se as atividades empresariais estão gerando lucro ou prejuízo.

Quais são os cinco principais pontos que devem ser observados em um DRE?

Conhecendo os 5 pontos principais que devem estar no DRE
  • Receita bruta das vendas e serviços prestados. ...
  • Despesas com as vendas e financeiras. ...
  • Lucro ou prejuízo operacional. ...
  • Participações de debêntures e colaboradores. ...
  • Lucro ou prejuízo em seu valor líquido.

Quais são os tipos de DRE?

A DRE é estruturada de forma vertical ou horizontal.
  • Vertical – uma conta abaixo da outra, começando pela receita bruta do exercício (faturamento), evidenciando todas as contas de resultado da empresa, até chegar ao lucro líquido;
  • Horizontal – O cálculo da análise horizontal é extremamente simples.

O que são contas de resultado exemplos?

As contas de resultado são compostas pelos grupos do ativo e do passivo, sendo exemplificadas pelas rubricas contas a pagar e despesas com energia elétrica. A conta Caixa pertence ao grupo do Ativo Imobilizado, sendo classificada como conta patrimonial.

Qual é a estrutura de um DRE?

Estrutura básica para DRE

– A primeira linha traz a informação da Receita Bruta (de Vendas), que é a soma total do que sua empresa vendeu no período. – A seguir, aparecem os Impostos que a sua empresa pagou ou vai pagar. – A terceira linha é resultado da primeira menos (-) a segunda.

Quais são as vantagens da demonstração financeira?

As demonstrações financeiras, como falamos, servem para diversos fins:
  • prestar contas para a Receita Federal;
  • auxiliar o governo na cobrança de impostos;
  • evitar fraudes e crimes de sonegação fiscal;
  • dar ao gestor uma visão geral sobre a saúde financeira da empresa;
  • ajudar na tomada de decisão;

Qual a diferença do Balanço Patrimonial e DRE?

Enquanto o balanço patrimonial permite o levantamento preciso de ativos e passivos, o DRE apresenta o resultado financeiro do exercício, a partir da relação completa de receitas e despesas do negócio sob o regime de competência.

O que é DRE e exemplos?

A DRE apresenta a síntese dos resultados das atividades operacionais e não operacionais do negócio. Isso é feito tanto de forma gerencial, com as projeções de crescimento, custos, etc, como de forma fiscal, apresentando os impostos e taxas recolhidas durante o ano e evitando sonegação.

Onde entram os impostos no DRE?

A última dedução são os impostos gerados pela venda. Aqui entram, por exemplo, o pagamento do Simples Nacional, ICMS, PIS/COFINS e ISS. Qualquer imposto gerado por conta da venda, como o Simples Nacional, entra aqui. Esses dados estão separados na DRE com objetivo de não mascarar os números de faturamento.

Como fazer cálculo de DRE?

Em resumo, ao encontrar a DRE receita líquida, deve-se subtrair os custos com mercadorias comercializadas ou serviços prestados. Posteriormente, com o resultado operacional bruto, pode-se retirar os valores das despesas fixas, para encontrar a receita operacional líquida, ainda sem a dedução dos impostos.

Onde fica a receita líquida na DRE?

Como falado, esse indicador é um resultado que aparece logo após as deduções e, tecnicamente, fica localizado na parte superior do DRE.

Quais os três grandes grupos de contas de resultados que compõem a DRE?

Estrutura do Demonstrativo de Resultado do Exercício

De forma resumida, o DRE é estruturado com a demonstração de receitas, despesas e depois lucro. Mas há componentes intermediários importantes de serem entendidos para a gestão financeira e empresarial.

Quais são as 7 demonstrações contábeis?

Para satisfazer a esse objetivo, as demonstrações contábeis proporcionam informação da entidade acerca do seguinte: (a) ativos; (b) passivos; (c) patrimônio líquido; (d) receitas; (e) despesas; (f) outras alterações nos patrimônio líquido; e (g) fluxos de caixa.

Quais são os tipos de análises de demonstrações?

São elas: o Balanço Patrimonial (PB), a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), a Demonstração do Resultado Abrangente (DRA), a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL), a Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) e a Demonstração do Valor Adicionado (DVA).

Onde fica a depreciação no DRE?

Onde será classificada a conta de encargos de depreciação na DRE? A conta de encargos de depreciação será classificada na DRE como uma despesa operacional. Já a conta de depreciação acumulada entrará no Balanço, no grupo do ativo permanente sub-grupo Imobilizado, com o sinal ( – ).

Como saber se a empresa teve lucro ou prejuízo?

Subtraia as despesas da receita e você obterá o lucro líquido da sua empresa – será um lucro ou uma perda. Quando sua receita é superior às suas despesas, você obtém lucro. Por outro lado, quando suas despesas forem maiores que sua receita, você verá uma perda.

O que são despesas financeiras no DRE?

São parcelas com gastos programados para o período referente a Financiamentos, Empréstimos e Dívidas da empresa.

Quem é o público alvo de uma demonstração de resultados DRE?

Público-alvo

A DRE Contábil é destinado a um público externo, enquanto a DRE Gerencial é destinado ao público interno da empresa, como a alta administração, gerentes e outros envolvidos na tomada de decisões.

Qual é o objetivo das demonstrações contábeis?

O objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões.

Artigo anterior
Qual o efeito da barrilha na piscina?
Artigo seguinte
Quem adjudica e quem homologa?