Quais tipos de distonia?

Perguntado por: Wilson Antunes  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.6/5 (67 avaliações)

Existem quatro tipos distintos de distonia.
...
Distonia
  • Distonia focal: acomete apenas uma região do corpo, como os olhos, o pescoço ou as mãos.
  • Distonia segmentar: acomete duas partes próximas, como pescoço e um braço, por exemplo.
  • Hemidistonia: acomete um lado inteiro do corpo.
  • Distonia generalizada: afeta o corpo todo.

Quais os tipos de distonia?

Tipos de Distonia
  • Distonias focais: Forma mais comum. Acomete músculos específicos.
  • Distonias Segmentares: Afeta regiões próximas como pescoço e braço.
  • Hemidistonia: Um lado todo do corpo (direito ou esquerdo)
  • Distonia Generalizada: Na maioria dos casos, afeta o corpo inteiro.

Como identificar a distonia?

Movimentos involuntários que motivam contrações musculares alteradas que modificam a postura, causam dor e dificultam a mobilidade. Essa é a descrição breve da distonia, um dos transtornos do movimento mais comuns.

O que provoca a distonia?

A distonia pode ser resultante de uma mutação genética, uma doença ou um medicamento. Os músculos na parte afetada do corpo contraem-se, distorcendo a posição daquela parte do corpo e mantêm-se contraídos por muitos minutos até horas. O diagnóstico é estabelecido em função dos sintomas e nos resultados do exame físico.

O que fazer para diminuir a distonia?

A distonia não tem cura, mas os espasmos musculares podem ser controlados com o tratamento, que pode ser feito com injeções de toxina botulínica, conhecida como botox, remédios, fisioterapia ou cirurgia.

Classificações e Tipos de Distonia | Dr Diego de Castro Neurologista

17 questões relacionadas encontradas

Como tratar movimentos involuntários?

A terapia ECP é projetada para controlar alguns dos sintomas primários da distonia, como espasmos musculares, torções, contrações involuntárias, postura e movimentos descontrolados.

Como é feita a cirurgia de distonia?

A cirurgia para distonia envolve a implantação de eletrodos, ou seja, fios muito finos, em uma região do cérebro. Tais eletrodos fornecem correntes elétricas para pequenas partes do cérebro, alterando o circuito cerebral anormal e, assim, aliviando os sintomas da distonia.

O que são reflexos hiperativos?

A espasticidade é um distúrbio de controle muscular que é caracterizado por músculos tensos ou rígidos e uma incapacidade de controlar os músculos. Além disso, os reflexos podem persistir por muito tempo e podem ser muito fortes (reflexos hiperativos).

O que pode causar movimentos involuntários?

Os movimentos involuntários acontecem quando o paciente não consegue exercer controle dos seus movimentos. Alguns fazem parte do funcionamento normal do corpo, como batimento cardíaco e movimento do intestino.

O que causa movimentos involuntários dos músculos?

Há várias causas em potencial para movimentos involuntários. No geral, eles acontecem devido a danos em áreas do cérebro que afetam a coordenação motora e os movimentos automáticos (aqueles que ocorrem sem que necessitem da vontade da pessoa).

O que é distonia vocal?

Distonia laríngea, ou disfonia espasmódica, é caracterizada por contrações involuntárias e inapropriadas da musculatura responsável pela fonação, sendo a do tipo adutora a mais comum. Caracteriza-se por quebras fonatórias, sendo seu diagnóstico confirmado por videolaringoestroboscopia.

Quais os sintomas da distonia cervical?

Quais são os sintomas da Distonia Cervical? Alterações podem ser percebidas como rotação ou inclinação da cabeça ou pescoço, elevação do ombro em direção à orelha, desvio do pescoço para o lado (longe da linha média do corpo), por vezes acompanhados de espasmos ou tremores.

O que é distonia nas mãos?

A distonia focal nas mãos pode causar uma perda de função substancial e frequentemente é diagnosticada erroneamente ou não diagnosticada. Em geral, a distonia é um distúrbio incapacitante do controle motor caracterizado por contrações musculares excessivas que podem produzir movimentos e posturas anormais.

O que é distonia tardia?

A distonia tardia é uma síndrome que ocorre após o uso prolongado (mais de 3 meses) de bloqueadores dopaminérgicos, incluindo neurolépticos típicos e atípicos e antieméticos, com incidência estimada em 2%7. Os movimentos distônicos podem ser focais, segmentares, dimidiados ou ge- neralizados.

O que é distonia segmentada?

Pode ser classificada como: Distonia generalizada: Em todo o corpo. Distonia segmentada: Duas ou mais partes adjacentes do corpo. Hemidistonia: Alguma metade do corpo.

O que é espasmo neurológico?

Doença neurológica causa movimentos de torção involuntários pelo corpo. A distonia é um distúrbio neurológico que causa contrações musculares involuntárias graves, em qualquer região do copo, como se fosse um espasmo, mantido por certo tempo.

São exemplos de movimentos involuntários?

Movimentos involuntários são aqueles que realizamos sem a nossa vontade, ou seja, involuntariamente. Por exemplo: piscar, bocejar, soluçar, espirrar.

Quais as doenças do movimento?

As doenças do movimento são doenças neurológicas.
...
As distonias mais frequentes são:
  • Blefaroespasmo, onde ocorre contração intermitente ou persistente dos músculos das pálpebras;
  • Espasmo hemifacial onde além da contração dos músculos das pálpebras de um olho, ocorre também contração da face desse lado;

O que é um espasmo muscular?

O que é um espasmo muscular? Um dos mecanismos naturais de resposta protetora do organismo, o espasmo muscular consiste em uma contração involuntária sustentada das fibras musculares (ou dos próprios músculos ou nervos que os servem) em resposta à lesão ou à inflamação.

O que causa hipertonia muscular?

A hipertonia ocorre quando as regiões do cérebro ou medula espinhal que controlam os sinais relacionados com a contração e o relaxamento muscular são danificados, o que pode acontecer devido a diversas situações, sendo as principais: Pancadas fortes na cabeça; Acidente Vascular Cerebral (AVC);

O que é espasmo muscular reflexo?

Os espasmos são reflexos ocasionando encurtamentos involuntários das fibras musculares que, em geral, são uma resposta de proteção às estruturas do corpo. Ou seja, os músculos sofrem uma contração ou encurtamento a fim de proteger a região de possíveis lesões ou agravamentos.

Quanto custa uma cirurgia para distonia?

A cirurgia e o tratamento já são realizadas através de convênios privados pela equipe, pelo custo nada módico de R$ 100 mil – daí a importância da feitura através do SUS.

Qual o valor do implante de neuroestimulador?

É um negócio lucrativo. Segundo analistas financeiros, os estimuladores e a cirurgia para implantá-los custam ao paciente entre 32 mil dólares e 50 mil dólares – desse total, o dispositivo em si custa de 20 mil a 25 mil dólares.

Qual é o valor de uma cirurgia para corrigir o mal de Parkson?

Os sintomas podem ser controlados a partir de estímulos elétricos de alta frequência. Em hospitais particulares essa cirurgia chega a custar R$ 200 mil.

O que é posição de Opistótono?

O opistótono é o espasmo da coluna vertebral e as extremidades que se curvam para frente, resultando em posição de arco, apoiado pela parte de trás da cabeça e calcanhares (se a pessoa estiver deitada). Essa posição faz com que os músculos posteriores do pescoço e tronco se contraiam. Geralmente é sintoma de tétano.

Artigo anterior
Quanto está sendo pago o Auxílio Brasil?
Artigo seguinte
Quem tem diabetes demora a cicatrização?