O que são vasos de pressão e qual seu campo de aplicação da NR 13?

Perguntado por: Kevin Santiago Leal Brito Branco  |  Última atualização: 15. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (46 avaliações)

13.5.1.1 Vasos de pressão são equipamentos que contêm fluidos sob pressão interna ou externa, diferente da atmosférica. 13.5.1.2 Para efeito desta NR, os vasos de pressão são classificados em categorias segundo a classe de fluido e o potencial de risco.

Qual é o campo de aplicação da NR 13?

A Norma Regulamentadora NR-13, foi instituída pelo Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil, para assegurar a segurança de Caldeiras e Vasos de Pressão. Ela estabelece todos os requisitos necessários tanto técnicos com legais relativos à instalação, manutenção, operação e inspeção desses equipamentos.

O que é um vaso de pressão?

Por definição, um vaso de pressão é um recipiente ou reservatório projetado para conter fluidos como gases ou líquidos a uma pressão interna substancialmente diferente da pressão ambiente. A diferença entre vaso de pressão e caldeiras é que no primeiro não há uma chama em seu interior.

Quais os tipos de vasos de pressão que são aplicados na NR 13?

Os vasos de pressão NR13 são divididos nas classes A, B e C. Equipamentos da classe A suportam fluidos tóxicos e inflamáveis. Já os da classe B são ideais para fluidos com temperatura abaixo de 200°C. Por sua vez, os da classe C comportam vapores de água e ar comprimido, por exemplo.

Qual a definição de vasos e caldeiras para fins de aplicação da NR 13?

1.2.1 - O que são vasos e caldeiras para fins de aplicação da NR 13? Caldeiras a vapor são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, excetuando-se os refervedores e equipamentos similares utilizados em unidades de processo.

Resumo NR 13 - Caldeiras, Vasos de Pressão e Tubulações

17 questões relacionadas encontradas

O que são vasos e caldeiras?

São equipamentos que contêm fluidos sob pressão interna ou externa, diferente da atmosférica. São conjunto de linhas, incluindo seus acessórios, projetadas por códigos específicos, destinadas ao transporte de fluidos entre equipamentos de uma mesma unidade de uma empresa dotada de caldeiras ou vasos de pressão.

Quais os tipos de caldeira que são mencionados na norma NR 13?

Seguindo a NR 13, existem três classificações gerais para as caldeiras. A categoria A é para aquelas caldeiras que operam com pressão igual ou maior a 1.960 kPa ou 19,98 kgf/cm². Já a categoria B se refere as caldeiras que trabalham com uma pressão igual ou menor que 588 kPa ou 5,99 kgf/cm².

Quais são os tipos de vasos de pressão?

Cilíndricos: Utilizado na maior parte dos serviços, devido a facilidade de transporte e produção; Esféricos: Teoricamente, é o formato ideal para atingir igualdades em pressão e volume; Cônicos: Usados como transição entre dois cilindros de diferentes diâmetros.

Quais são os vasos de pressão?

Os vasos de pressão são reservatórios, com tipos, dimensões e finalidades diferentes, essenciais para os processos industriais que envolvam a utilização de fluidos ou gases, devendo ser projetados para resistir com segurança a pressões internas diferentes da pressão normal do ambiente, preservando os fluidos e gases em ...

Quais as categorias dos vasos de pressão?

Classe A – Combustíveis em geral, inflamáveis, acetileno, hidrogênio e tóxicos; Classe B – Todas as substâncias cuja temperatura não ultrapasse 200 graus Celsius; Classe C – Vapor de água, ar simples e ar comprimido e gás asfixiante; Classe C – Todos os gases e fluidos que não estão listados nas categorias anteriores.

Como é feito um vaso de pressão?

Os vasos de pressão (pressure vessel) pode ser fabricado em aço carbono A-36, A-283-C, A-515-60/70, A-516-60/70 ou aço inox AISI 304, 304L ou 316/316L, além de materiais em ligas especiais.

Qual a diferença entre vaso de pressão e compressor?

Os compressores, ou vasos de pressão, utilizam-se de gases ou da mistura de gases e líquidos, tendo como função o armazenamento final ou intermediário, o amortecimento de pulsação, a troca de calor, a contenção de reações e outros tipos, sendo aplicados em diversos tipos de indústrias, hotéis, hospitais e mesmo em ...

Como são feitos os vasos de pressão?

Os vasos de pressão podem ser feitos em aço carbono, aço inoxidável, alumínio, ligas especiais e chapa cladeada. Indústrias dos setores químico, petroquímico, farmacêutico, alimentício, siderúrgico, energético, de mineração e celulose/papel estão entre as principais consumidoras de vasos de pressão.

Onde se aplica a NR 14?

NR 14 – a Norma Regulamentadora dos Fornos

A NR 14 tem como principal objetivo regulamentar todos os processos que envolvem o trabalho com fornos — sejam eles de qualquer finalidade — no intuito de preservar a segurança do trabalhador.

Quais são os equipamentos objeto de análise na NR 13?

Além dos vasos de pressão, caldeiras, tubulações e reservatórios, a Inspeção NR-13, enquanto estratégia de manutenção preditiva, também deve avaliar e monitorar os equipamentos considerados auxiliares, tais como bombas, filtros, resfriadores de óleo, geradores, motores, entre outros.

Qual a diferença entre caldeiras e vasos de pressão?

Conceitos básicos da NR 13

As Caldeiras a vapor são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia. Os Vasos de Pressão são equipamentos que contêm fluidos sob pressão interna ou externa, diferente da pressão atmosférica.

Qual a diferença entre vasos e tanques?

Os primeiros são um equipamento estacionário responsável pela agitação mecânica, técnica essencial para efetuar a homogeneização. Já os segundos, os vasos de pressão, são aplicados na armazenagem e acumulação de substâncias, com a intenção de aplicar uma pressão precisa sobre elas.

Como inspecionar vasos de pressão?

Os vasos de pressão devem obrigatoriamente ser submetidos a Teste Hidrostático – TH em sua fase de fabricação, com comprovação por meio de laudo assinado por PH, e ter o valor da pressão de teste afixado em sua placa de identificação.

Quando é utilizado o vaso de pressão inclinado?

Vasos de pressão inclinados

Como são muito utilizados, principalmente em refinarias de petróleo, indústrias químicas e petroquímicas, eles são um dos mais importantes equipamentos e devem ser escolhidos e projetados adequadamente para sua utilização final.

Quais são os tipos de caldeiras existentes?

Quais os principais tipos de caldeira a vapor?
  • Caldeira flamotubular. ...
  • Caldeira aquatubular. ...
  • Caldeira mista. ...
  • Caldeira horizontal e caldeira vertical. ...
  • Caldeira Lancashire. ...
  • Caldeira cornuália. ...
  • Caldeira multitubular. ...
  • Caldeira locomotiva.

Como a norma NR 13 categoriza as caldeiras com?

Para os propósitos desta NR, as caldeiras são classificadas em três categorias, conforme segue: Caldeiras da categoria A: são aquelas cuja pressão de operação é igual ou superior a 1960 kPa (19,98 kgf/cm2); Caldeiras da categoria C: são aquelas cuja pressão de operação é igual ou inferior a 588 kPa (5,99 kgf/cm2);

O que são as caldeiras?

A caldeira é um equipamento de larga utilização na indústria, onde sua principal função é gerar vapor para diversos fins. Estes equipamentos térmicos tão importantes, transformam água em vapor, utilizando para isso a queima dos mais diversos tipos de combustíveis.

É considerado caldeira?

Caldeiras a vapor são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, com exceção dos refervedores e equipamentos similares utilizados em unidades de processo.

O que são caldeiras e como podem ser classificadas?

Pela NR13, são classificadas em 03 categorias: Categoria A: Operam com pressão igual ou superior a 1.960 kPa (19,98 kgf/cm²) Categoria C: Operam com pressão igual ou inferior a 588 kPa (5,99 kgf/cm²) Categoria B: As que não se enquadram nas categorias anteriores.

Qual a classificação dos vasos de pressão da classe C?

CLASSE “C”: – vapor de água, gases asfixiantes simples ou ar comprimido; CLASSE “D”: – água ou outros fluidos não enquadrados nas classes “A”, “B” ou “C”, com temperatura superior a 50ºC.

Artigo anterior
Qual a importância do professor nos anos iniciais do ensino fundamental?
Artigo seguinte
Porque é para que a Educação Infantil?