O que são transferências de capital?

Perguntado por: Diogo Gustavo de Mendes  |  Última atualização: 2. Juli 2025
Pontuação: 4.2/5 (64 avaliações)

24 - Transferências de Capital: são recursos recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, independentemente de contraprestação direta de bens e serviços, desde que o objetivo seja a aplicação em despesas de capital.

Qual a diferença entre transferências correntes e transferências de capital?

3 - DESPESAS CORRENTES: classificam-se nesta categoria todas as despesas que não contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital. 4 - DESPESAS DE CAPITAL: classificam-se nesta categoria aquelas despesas que contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital.

Em que consistem as transferências de capital no âmbito das despesas públicas?

- Transferências de capital: “consistem na transferência de bens numerários a outras entidades que devem realizar investimentos ou inversões financeiras.” (ANGÉLICO, 1994, p. 63) São denominadas também auxílios ou contribuições.

Quais são as transferências correntes?

Transferências Correntes: são provenientes do recebimento de recursos financeiros de outras pessoas de direito público ou privado destinados a atender despesas de manutenção ou funcionamento que não impliquem contraprestação direta em bens e serviços a quem efetuou essa transferência.

São exemplos de despesas de capital?

São exemplos: execução de obras e compra de instalações, equipamentos e títulos representativos do capital de empresas ou de entidades de qualquer natureza. Ver também: Regra de Ouro .

Finalmente descobri como NÃO PAGAR o IMPOSTO DAS OFFSHORES legalmente!

24 questões relacionadas encontradas

Quais são as contas de capital?

As CONTAS DE CAPITAIS são contas que possuem saldo. Ou seja, ao selecionar um período, será apresentado um saldo inicial e um saldo final, sendo que a composição do saldo final será definido de acordo com os lançamentos de entrada e saída do período selecionado, igual a um extrato bancário.

É uma despesa de capital?

Despesas de capital são aquelas referentes à aquisição e manutenção de máquinas, equipamentos, realização de obras, aquisição de participações acionárias, compra de imóveis e concessão de empréstimos.

O que são as transferências?

As transferências são modalidades de ingressos e dispêndios de recursos não previstas na Lei n. 4.320/1964. Elas refletem as movimentações de recursos financeiros entre órgãos e entidades da administração direta e indireta. Podem ser orçamentárias ou extra orçamentárias.

Quais são as despesas correntes e de capital?

3 - DESPESAS CORRENTES: classificam-se nesta categoria todas as despesas que não contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital. 4 - DESPESAS DE CAPITAL: classificam-se nesta categoria aquelas despesas que contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital.

Como saber se uma despesa e de capital ou de custeio?

São classificadas como despesas de custeio aquelas que não contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital (equipamentos, máquinas, veículos, obras, móveis, imóveis etc). Como exemplo de despesa de custeio pode ser mencionado o material de expediente (cola, borracha, apontador etc).

Quais são os três tipos de empenho?

Art. 4º O empenho da despesa poderá ser ordinário, por estimativa e global.

Quais são os 4 estágios da despesa pública?

Os estágios da despesa compreendem o empenho, a liquidação e o pagamento. Lei nº 4320/1964. Conceitos Específicos: Empenho , Liquidação e Pagamento .

Qual a diferença entre dotação orçamentária e empenho?

Dotação atual: Valor inicial acrescido e/ou reduzido pelos créditos e/ou alterações aprovados. Na forma prevista na Lei Federal nº 4.320/64, os estágios da despesa orçamentária são o empenho, a liquidação e o pagamento. EMPENHO: é o ato emanado de autoridade competente que cria a obrigação de pagamento.

Quais são os 5 princípios orçamentários?

Este princípio é consagrado no art. 37 da CF de 88: "A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: ..."

São exemplos de despesas correntes?

São exemplos: vencimentos e encargos com pessoal, juros da dívida, compra de matérias-primas e bens de consumo, serviços de terceiros, manutenção de equipamentos, subvenções a entidades (para gastos de custeio) e transferência a entes públicos (para gastos de custeio).

O que é o empenho?

Termo: Empenho

Primeiro estágio da execução da despesa pública que se caracteriza pelo ato emanado de autoridade competente que compromete parcela de dotação orçamentária disponível. Funciona como garantia ao credor do ente público de que existe o crédito necessário para a liquidação de um compromisso assumido.

Qual a diferença entre capital e corrente?

Insere-se nas despesas de Capital, de forma geral, as contas de aquisições de bens patrimoniais (desapropriações, veículos, equipamentos de informática e outros) e nas despesas correntes inserem-se, de forma geral, as despesas de custeio e as despesas com pessoal.

O que são receitas e despesas de capital?

2 - RECEITAS DE CAPITAL: são as receitas provenientes da realização de recursos financeiros oriundos de constituição de dívidas; da conversão, em espécie, de bens e direitos; os recursos recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, destinados a atender despesas classificáveis em despesas de capital.

Quais são as 4 categorias das despesas econômicas?

  • 3 - DESPESAS CORRENTES. Classificam-se nesta categoria todas as despesas que não contribuem, dire- ...
  • 4 - DESPESAS DE CAPITAL. ...
  • 1 - PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS. ...
  • 2 - JUROS E ENCARGOS DA DÍVIDA. ...
  • 3 - OUTRAS DESPESAS CORRENTES. ...
  • 4 - INVESTIMENTOS. ...
  • 5 - INVERSÕES FINANCEIRAS. ...
  • 6 - AMORTIZAÇÃO DA DÍVIDA.

O que são transferências obrigatórias?

As transferências obrigatórias decorrem de previsão da Constituição da República de 19881 que determina que a União deverá repartir o fruto da arrecadação de suas receitas tributárias com os Estados e Municípios, ou ainda de determinação de lei específica, que estabelece o montante e a forma de aplicação dos recursos ...

Como funciona a transferência de recursos financeiros?

O QUE SÃO TRANSFERÊNCIAS DE RECURSOS

Como o próprio nome diz, são recursos federais aplicados mediante repasse financeira da União – inclusive decorrente de descentralização orçamentária – para estados, municípios ou até diretamente para entidades privadas sem fins lucrativos e outras instituições.

O que é um repasse financeiro?

É a disponibilidade de recursos financeiros que ingressam durante o exercício e constituem elemento novo para o patrimônio público. Instrumento por meio do qual se viabiliza a execução das políticas públicas. e ações correspondentes às políticas públicas.

O que são recursos de capital?

Recursos de capital, conhecidos como investimento, são recursos aplicados no patrimônio, tais como obras, construções, instalações e aquisição de equipamentos e materiais permanentes, que são incorporados à Universidade.

Qual a diferença entre receitas correntes e receitas de capital?

Receitas de Capital: analogamente, estas são receitas que também aumentam as disponibilidades financeiras do Estado. Porém, de forma diversa das Receitas Correntes, as Receitas de Capital NÃO PROVOCAM EFEITO SOBRE O PATRIMÔNIO LÍQUIDO.

O que é custo de capital na contabilidade?

Custo de capital é a taxa mínima de retorno que uma empresa deve obter antes de gerar valor.

Artigo anterior
O que é impugnação a contestação?
Artigo seguinte
O que representa a fatura Pró-forma nas operações internacionais?