O que são teorias da educação?

Perguntado por: Samuel Ferreira Mota  |  Última atualização: 20. August 2024
Pontuação: 4.2/5 (25 avaliações)

Denominam-se teorias da aprendizagem, em Psicologia e em Educação, aos diversos modelos que visam explicar o processo de aprendizagem pelos indivíduos.

O que é a teoria de educação?

a Teoria da Educação é a ciência que estuda a possibilidade, o valor e os limites da educação como processo de aperfeiçoamento e de libertação do homem.

Quais são as teorias da educação?

Seis teorias da aprendizagem embasam as ações pedagógicas da ESP/CE: Teoria Experencial, Teoria Cognitiva da Aprendizagem, Teoria Social Cognitiva, Andragogia, Teoria da Carga Cognitiva e a Teoria de Fitts e Posner. A seguir, uma breve descrição de cada uma delas.

Quais são os principais teóricos da educação?

Quais são os principais autores da Pedagogia?
  • Paulo Freire. Esse é o mais célebre educador brasileiro, mas também teve atuação e reconhecimento internacionais, nasceu em 1921 e faleceu em 1997. ...
  • Lev Vygotsky. ...
  • Jean Piaget. ...
  • Maria Montessori. ...
  • Auguste Comte. ...
  • Emilia Ferreiro. ...
  • Henri Wallon. ...
  • Comportamentalista.

Quais são as correntes teóricas da educação?

Por isso, as teorias da educação se dividem em dois pontos de vista: Psicológico: visa potencializar as capacidades do indivíduo; Sociológico: busca desenvolver habilidades sociais e socioemocionais.

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO | Aspectos Psicológicos do Desenvolvimento Humano e Teorias da Aprendizagem

25 questões relacionadas encontradas

Quais são as 5 abordagens da teoria da aprendizagem?

As abordagens educacionais objeto de análise são: abordagem tradicional, abordagem comportamentalista, abordagem humanista, abordagem c ognitivista e abordagem sociocultur al.

O que é teoria e prática da educação?

A teoria é essencial para compreender a realidade que está inserida, mas essa compreensão se dará mediante a prática em sala de aula, quando o profissional irá confirmar de fato como acontecem as relações de ensino aprendizagem na escola.

O que diz a teoria de Paulo Freire?

Paulo Freire compreendia que o sujeito aprende para se humanizar. De acordo com o educador, aprender é complemento da formação do sujeito como humano. “Se aprende na relação com o outro, no diálogo com outro, na aproximação dele com o conhecimento do outro.

O que defende a teoria de Piaget?

RESUMO: Piaget defende que o indivíduo se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido, priorizando, a princípio, os fatores biológicos que podem influenciar seu desenvolvimento mental. Dando ênfase em seus estudos ao caráter construtivo.

Quem foi l Vygotsky e qual é a sua teoria?

De acordo com Vygotsky, a formação da criança se dá numa relação direta entre o sujeito e a sociedade a seu redor – ou seja, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem. Mais tarde, essa teoria passou a ser conhecida como socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.

Quais são os três tipos de educação?

31), os resultados esperados para cada um dos três tipos de educação são: para a educação formal, a aprendizagem e a titulação; para a educação informal, os resultados acontecem a partir da visão do senso comum; porém, na educação não formal, há o desenvolvimento de vários processos.

Quais são as três principais e primeiras teorias da aprendizagem?

Teoria sociocultural (da aprendizagem social, construtivista); • Teoria do comportamento(Behaviorismo); • Teoria cognitivista; • Teoria humanista. ✓ Corrente teórica da educação que explica como a inteligência humana se desenvolve.

Quais são as principais características das teorias da aprendizagem?

As teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, partindo do reconhecimento da evolução cognitiva do homem, e tentam explicar a relação entre o conhecimento pré-existente e o novo conhecimento.

Quais são as principais teoria de Vygotsky?

As ideias de Lev Vygostky possuem quatro conceitos elementares: interação, mediação, internalização e Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). O teórico defendia que, para melhorar o nível da aprendizagem, mais do que o indivíduo agir sobre o meio, ele precisava interagir com o meio.

Qual a teoria da pedagogia?

A teoria pedagógica é um campo de estudo que se dedica a compreender os processos de ensino e aprendizagem. Ela busca investigar e analisar as diferentes abordagens, métodos e estratégias utilizadas na educação, visando aprimorar a prática pedagógica e promover um ensino mais eficiente e significativo.

Qual é o principal objetivo da educação?

A finalidade da Educação, principalmente em países como o Brasil, deve ter como principais objetivos a formação humana do educando, transformando a escola em uma prática regular de vivências de cidadania, equidade, inclusão e socialização.

O que é a teoria de Vygotsky?

Segundo Vygotsky, a criança necessita de atividades específicas que proporcionem o aprendizado, pois seu desenvolvimento é dependente dessa aprendizagem por intermédio das experiências e interações em que foi submetida. O professor é o mediador desse processo, por ser o mais experiente e planejar suas intervenções.

Qual a principal diferença entre as teorias de Piaget e Vygotsky?

Piaget dá grande ênfase ao egocentrismo e o considera como ponto intermediário entre o pensamento autístico e o pensamento orientado. Já Vygotsky, dá grande ênfase ao social, sendo este a fala mais primitiva das crianças, que, posteriormente se subdividirá em discurso egocêntrico e comunicativo.

Qual o nome da teoria de Vygotsky?

Os estudos de Vygotsky sobre desenvolvimento intelectual

Por isso, sua teoria ganhou o nome de socioconstrutivismo ou sociointeracionismo. Nessa interação, o indivíduo não só internaliza as formas culturais que recebe do seu meio, como também intervém e as transforma.

Quem é o pai da educação no mundo?

O filósofo grego Platão (427-347 a.C.) é considerado o primeiro pedagogo da Humanidade, por ter concebido um sistema educacional e ter fundado a primeira instituição de educação superior.

Quais as 5 fases de Paulo Freire?

Como Citar. GUERRERO, Miguel Escobar. As quatro etapas e Paulo Freire nas suas cinco pedagogias: do oprimido, da esperança, da autonomia, da indignação e da tolerância.

Quais são os três métodos de Paulo Freire?

Mediante esse processo, Feitosa (1999) explica que a proposta pedagógica de Freire pode ser dividida em três etapas principais: Investigação, tematização e problematização.

O que vem primeiro a teoria ou a prática?

A primazia, portanto, nesta relação entre a teoria e a prática pertence à atividade teórica.

Qual a maior diferença entre teoria e prática na educação?

A teoria, diferentemente da prática, pode ser adquirida em livros, textos, artigos, dentre outros meios. Sendo assim, a teoria é fundamental para a prática profissional, uma vez que aborda uma série de assuntos que serão vivenciados na profissão.

Porque a teoria é importante?

Sem teoria se corre o risco de pensar cada problema só em particular, isoladamente, a partir de pontos de vista que podem ser diferentes em cada caso. Ou em base a subjetividades, palpites, aparências, etc.

Artigo anterior
O que é ser procuradora?
Artigo seguinte
O que falar de uma boa equipe?