O que são técnicas de contenção?

Perguntado por: Artur Henrique Cruz Lopes Anjos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (7 avaliações)

A contenção física do paciente é utilizada para segurar, conduzir e restringir os movimentos físicos do paciente. Para que a técnica seja usada de forma adequada sem correr os riscos de ferir seriamente o paciente ou o profissional ou ambos, necessita de no mínimo cinco profissionais para executá-la.

Qual é o objetivo da contenção?

O uso de restrição ou contenção somente deve ocorrer quando o risco de seu emprego é superado pelo risco de não utilizá-lo. É utilizada para proteger o paciente ou outras pessoas de lesões e traumas provocados por ele mesmo, ou para prevenir a interrupção do tratamento a que vem sendo submetido.

O que é contenção na enfermagem?

É a limitação da movimentação física do paciente no leito mediante aplicação de medidas de contenção mecânica. Deve ser uma conduta excepcional e cercada de todos os cuidados para que a ação sobre o paciente seja a menos lesiva possível.

O que é contenção na psiquiatria?

A Contenção Mecânica é usada para pacientes que apresentam quadro de inquietação e possível agitação psicomotora. É um procedimento muito usado na psiquiatria, com pacientes com alto risco de violência, mas também pode acarretar em outros setores, com pacientes em quadros psiquiátricos.

Como se faz contenção do paciente?

Como fazer a contenção física

É de suma importância que o líder da equipe seja o único profissional a dar ordens e a se comunicar com o paciente. A equipe, então, deve remover todos os objetos pessoais que possam ser utilizados como meio de agressão pelo paciente.

Técnica de contenção física

42 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos básicos de contenção?

TIPOS DE CONTENÇÃO
  • Contenção Física (manual)
  • Contenção Química (medicamento)
  • Contenção Mecânica (faixas, camisa de força)
  • Escolta.
  • Isolamento.

Como é feita a contenção química?

Contenção química refere-se ao estado induzido por medicamento, que produz modificação favorável do comportamento por sedação, analgesia, ou relaxamento muscular. Não existem atualmente medicamentos de contenção química que possam produzir o grau ideal de cada uma destas propriedades em todos os animais.

Quando deve ser feito a contenção?

A contenção deve ser utilizada quando todas as medidas de controle e de colaboração do paciente acabarem, para isso o coordenador deve observar o comportamento sugestivo para agressão e tomar iniciativa de executar o procedimento com a equipe já treinada, sendo o responsável para dar os comandos necessários para uma ...

Quem pode prescrever contenção?

Nela, fica claro que cabe ao Enfermeiro avaliar as condições do paciente e prescrever a contenção mecânica necessária, aplicando o Processo de Enfermagem, previsto na Resolução COFEN n° 358/2009 (CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM, 2009, 2012).

Quais os principais cuidados referentes a contenção de pacientes?

A contenção deve estar baseada em diretrizes ou protocolos clínicos discutidos e definidos em caráter multidisciplinar, sendo a evolução do paciente, anotada em seu prontuário, a base do monitoramento contínuo para decidir sobre sua manutenção ou retirada.

O que é contenção mecânica em saúde mental?

É o emprego de meios físicos externos que interfiram na liberdade de movimentos corporais do paciente, com a finalidade de impedir que pratique ato violento de hetero ou autoagressão, utilizada em pacientes que estejam em quadro de agitação psicomotora (APM) e deve ter como objetivo primordial sua proteção, a de outros ...

Como é realizada a assistência de Enfermagem para pacientes em contenção mecânica?

§ 1º Quando em contenção mecânica, há necessidade de monitoramento clínico do nível de consciência, de dados vitais e de condições de pele e circulação nos locais e membros contidos do paciente, verificados com regularidade nunca superior a 1 (uma) hora.

O que deve ser avaliado na contenção química?

Contenção química' constitui-se no uso de medicamentos para auxiliar no controle de sintomas associados a uma condição psicológica ou psiquiátrica subjacente. Esta abordagem deve ser baseada em princípios da Lei de Saúde Mental (em Portugal) ou na Lei 10.216 de 06 de Abril de 2001 (no Brasil).

Quais os sinais de alerta para realização do procedimento de contenção?

Paciente com agitação psicomotora, confusão mental, agressividade / violência em relação a si próprio e /ou a outros. Imobilização para prevenção de quedas após sedações. Alto risco de degradação do ambiente. Por solicitação do próprio paciente quando houver risco de agitação psicomotora.

Quando deve ser feita a contenção física e quais cuidados e critérios devem ser tomados?

Para a decisão do uso ou não da contenção física é imprescindível se fazer uma avaliação rigorosa e global da situação do paciente, baseada no julgamento clínico , sendo necessária a prescrição médica. Deve haver envolvimento da equipe multidisciplinar, com paciente e quando possível, com a família.

O que significa contenção química?

INTRODUÇÃO: A contenção química consiste no uso de fármacos para pacientes que estejam apresentando agitação psicomotora e que somente a contenção mecânica não é suficiente.

Quais medicamentos podem ser utilizados para contenção química em casos de surto psicótico?

Para tal efeito, as medicações mais comumente utilizadas são os antipsicóticos típicos (ex: haloperidol e clorpromazina [Amplictil]), benzodiazepínicos ou os antipsicóticos atípicos mais modernos (ex: aripiprazol, olanzapina ou ziprasidona).

Porque a contenção química não é recomendada em répteis?

De acordo com Natalini (2007), o uso da hipotermia como meio de contenção não é recomendado, porque promove recuperação prolongada e há potencial de morbidade aumentada, devendo ser utilizada apenas para obter a contenção de animais peçonhentos e agressivos, seguida por anestesia apropriada.

Quais são os elementos de contenção?

Desta forma, os três elementos de contenção incluem a prática e a técnica laboratorial, o equipamento de segurança e o projeto da instalação. A avaliação do risco do trabalho a ser realizado com um agente específico determinará a combinação adequada destes três elementos.

Quais são os tipos de contenção Ortodontica?

Existem dois principais tipos de contenção, sendo o móvel e o fixo. Cada uma é indicada para uma necessidade diferente, e neste artigo falaremos sobre ambas. Continue lendo para entender por que é preciso cumprir rigorosamente essa última etapa e quais são as consequências de não fazer a contenção corretamente.

O que é contenção primária e contenção secundária?

Contenção primária é a proteção pessoal e do ambiente de trabalho contra a exposição a agentes infecciosos, que pode ser proporcionada pelo uso de equipamentos de segurança adequados. que fornece um elevado nível de proteção pessoal, haja vista a possibilidade de contaminação durante a realização do trabalho.

Quais os aspectos éticos e legais da contenção física?

- Devem ser observados corretamente as técnicas de contenção, contendo primeiro o abdome e após restringindo os pulsos e tornozelos do paciente, fixando-os na cama. Jamais conter as axilas do paciente. Conter sempre o paciente com roupa. Observar, rigorosamente, sinais de garroteamento de partes do corpo.

Quais os cuidados de Enfermagem ao paciente psiquiátrico?

Além disso, é preciso que o enfermeiro esteja preparado para:
  1. Realizar avaliações biopsicossociais da saúde;
  2. Criar e implementar planos de cuidados para pacientes e familiares;
  3. Participar de atividades de gerenciamento de caso;
  4. Promover e manter a saúde mental;
  5. Fornecer cuidados diretos e indiretos;

Quais os cuidados básicos se o paciente idoso estiver muito agitado e precisar de contensão no leito?

Deve-se ter atenção para que a contenção física não resulte em um ato coercitivo desnecessário ou como uma conduta sedativa sem propósitos claros. O paciente deve ser liberado o quanto antes da contenção, assim que estabilizar o quadro e de forma amigável e não coercitiva.

O que é contenção E o que é imobilização?

A contenção consiste em imobilizar os animais de interesse doméstico, assim como os bovinos, caprinos, ovinos, equinos para diversos fins, ou seja, seja para um simples exame, aplicação de medicamentos, abate ou outros.

Artigo anterior
Porque é que a Lua não é um planeta?
Artigo seguinte
Quem paga a remuneração do perito assistente contratado?