Porque é que a Lua não é um planeta?

Perguntado por: Vera Maria Azevedo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (37 avaliações)

A Lua é um planeta secundário porque gira em volta de um planeta maior, a Terra. A Lua é um satélite (natural) da Terra." Resposta: Esta frase está gravemente errada. A Lua não é um planeta mas sim um satélite natural da Terra.

O que difere um planeta de uma Lua?

Um planeta está em órbita ao redor de uma estrela. Um satélite está em órbita ao redor de um planeta (ou algo diferente de uma estrela).

Porque a Lua não é uma estrela?

Verdade que a Lua é uma estrela? “Antes de tudo: a Lua NÃO é uma estrela. É um satélite natural da Terra, nosso planeta, que por sua vez, gira em torno do Sol - ele sim é uma estrela”, explica o professor, que adiciona que a superfície tem tons acinzentados e a temperatura em sua superfície varia muito.

Porque a Lua é chamada de satélite natural da Terra?

Quando falamos de satélites naturais, estamos nos referindo a um corpo que orbita outro no espaço, assim como acontece com a Lua, o nosso próprio satélite natural. No nosso caso, a Terra gira em torno do Sol, enquanto a Lua gira em torno da Terra (e, consequentemente, também acompanha a órbita ao redor do Sol).

Porque a Terra só tem uma Lua?

Terra: 1 lua (oficial)

Da superfície, sempre vemos a mesma face do satélite natural, porque a Lua gira em seu eixo na mesma velocidade em que gira em torno do planeta (ou seja, está em rotação síncrona com a Terra).

FILMEI A LUA COM ZOOM DE 36x 90x 150x 180x

17 questões relacionadas encontradas

O que aconteceria se a Terra tivesse mais de uma Lua?

Seria uma revolução natural. Pelo menos quatro fenômenos sofreriam grandes alterações: o ciclo das marés, a duração dos dias, a iluminação noturna e a quantidade de eclipses lunares.

Qual é o nome do satélite natural da Terra?

A Lua é o único satélite natural da Terra, enquanto outros planetas são cercados por diversos desses astros. Júpiter, por exemplo, possui 62 luas, enquanto Saturno tem 48 e Netuno conta com 38.

Como sabemos a Lua é um satélite natural?

A lua é um satélite natural do planeta Terra. Ela é o único corpo celeste a receber seres humanos. A Lua é o satélite natural do planeta Terra, distanciados por aproximadamente 384.405 km.

O que a Bíblia fala sobre a Lua?

Na Bíblia, há uma profecia sobre o fim do mundo, em Joel 2:31. Essa profecia fala sobre a Lua se tornar sangue: “O Sol se tornará em trevas, e a Lua em sangue, antes que venha o grande e temível dia do Senhor”. Em Apocalipse 6:12, esse acontecimento é mencionado novamente ao retratar o fim do mundo.

O que não existe na Lua?

O nosso satélite não tem atmosfera para proteger o ser humano ou outro ser vivo da exposição direta às radiações solares, como a radiação ultravioleta. Também não existe água e nem vulcões porque, ao contrario da Terra, a Lua tem a parte mais interna em estado sólido (não apresenta magma).

Qual é o nome da nossa Lua?

Na verdade, a nossa lua tem nome sim. O nome dela é Lua! A palavra vem do latim Luna, que na mitologia romana era o nome da deusa relacionada ao satélite que orbita o planeta Terra.

O que que é uma estrela?

Estrelas são grandes esferas de plasma, mantidas por sua própria gravidade. As estrelas emitem luz, calor e outros tipos de radiação em razão dos processos de fusão nuclear que ocorrem em seu interior, liberando grandes quantidades de energia.

Qual é a diferença entre a Lua os planetas e as estrelas?

Os planetas são tipicamente mais brilhantes que as estrelas. A razão para o brilho diferente é por causa da reflexão da luz do sol, enquanto as estrelas emitem sua própria luz. Quanto à forma, as estrelas aparecem com um ponto, enquanto os planetas parecem esféricos.

Qual é a diferença entre a Lua e as estrelas?

Isso porque estrelas são astros luminosos, ou seja, que geram a própria luz. Já a nossa Lua é um astro iluminado, pois ela não gera a própria luz; ela apenas reflete a luz solar em nossa direção.

Qual é a principal diferença entre um planeta e um satélite?

Os satélites naturais são corpos celestes que possuem órbita atrelada a um planeta. Ou seja, enquanto os planetas orbitam em torno de uma estrela, os satélites naturais fazem o mesmo movimento só que em torno de um planeta. Eles não possuem luz própria e são informalmente chamados de luas (com a inicial de minúscula).

Qual é o único satélite natural do sistema solar?

A idade da Terra é igual ao do resto do Sistema Solar: cerca de 4,6 bilhões de anos. A Terra possui um único satélite natural que é a Lua. Ela dista, em média, 384.400 km da Terra.

Quais são as frases que o satélite natural da Terra tem?

As fases principais da lua são lua nova, quarto crescente, quarto minguante e lua cheia. Essas fases são apenas ilusões de ótica provocadas pelo fato da lua não ser um corpo celeste luminoso, mas sim, um corpo iluminado pela luz do sol.

Qual a diferença entre o satélite natural e artificial?

Os satélites são corpos que orbitam ao redor de um corpo celeste. Eles podem ser classificados como: Naturais: astros celestes que orbitam ao redor de um planeta, por exemplo, a Lua; ... Artificiais: São objetos feitos pelo homem e colocados em órbita de um corpo celeste.

Onde é a Lua?

A Lua ocupa o lugar de único satélite natural que a Terra possui, os mesmos (Lua e Terra) estão situados a uma distância aproximada de 3 500 km. Em relação à sua massa, a Lua é superada pela Terra em 80 vezes, isso quer dizer que o nosso planeta é bem maior do que esse satélite.

Para que serve a Lua?

O movimento orbital da Lua ao redor da Terra estabiliza o eixo de rotação do planeta, mantendo sua inclinação fixa em cerca de 23 graus em relação ao plano de sua órbita (essa inclinação é a responsável pela existência das estações do modo como as conhecemos).

O que que é a Lua?

A Lua é o único satélite natural da Terra. Formou-se praticamente ao mesmo tempo em que a Terra com o surgimento do Universo. Por sua proximidade com o planeta Terra, é o objeto maior e mais brilhante no céu noturno terrestre. Sendo a quinta maior lua do sistema solar.

O que aconteceria se a Terra tivesse muito próximo do Sol?

Se nosso planeta estivesse tão perto do Sol quanto os objetos de comparação, a água provavelmente evaporaria, fazendo com que a vida fosse impossível de prosperar. Em outras palavras, a Terra estaria fora da chamada zona habitável.

O que vai acontecer com a Terra se a Lua desaparecer?

Sem ele, a Terra provavelmente teria sua rota desequilibrada para um trajeto mais elíptico. Esse deslocamento causaria, rapidamente, grandes mudanças climáticas e tornaria o planeta inabitável por conta de temperaturas extremas.

Quanto tempo é uma Lua?

O período sinódico da Lua é em média 29,53 dias, variando entre 29,3 e 29,8 dias.

Artigo anterior
Quais são os 3 tipos de aposto?
Artigo seguinte
O que são técnicas de contenção?