O que são pronomes complementos em espanhol?

Perguntado por: Luna Tatiana de Magalhães  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (34 avaliações)

Os pronomes complemento do Espanhol são aqueles que exercem a função sintática de objeto direto, objeto indireto e pronome reflexivo. Sua função é complementar verbos, substantivos ou adjetivos.

Quais são os pronomes complementos no espanhol?

Lo e la são definidos como pronomes átonos que exercem a função de objeto direto, tendo o nome de pronombre complemento directo, e correspondem à terceira pessoa do singular (él, ella e usted). Ao serem usados no plural (ellos, ellas e ustedes), recebem o acréscimo do “-s”, transformando-se em los e las.)

O que é complemento em espanhol?

"complemento" em espanhol

complemento {m.} complementar {adj. m./f.} complementar {v.}

O que é o complemento direto e indireto?

Objeto direto e indireto são complementos verbais que completam o sentido dos verbos transitivos. Um desses complementos, o objeto indireto, é acompanhado obrigatoriamente por preposição, enquanto o objeto direto na maior parte das vezes não é acompanhado por preposição.

Como identificar um complemento indireto?

O Objeto Indireto é um complemento verbal obrigatoriamente acompanhado por preposição. Ele tem como função completar o sentido dos verbos transitivos que por eles só não fornecem informação completa. Exemplos: Meu pai gosta de música clássica.

Pronombres Complemento Directo e Indirecto / Pronombres Personales de Objeto Directo e Indirecto

15 questões relacionadas encontradas

Como identificar um complemento direto?

Para se distinguir um complemento do outro devem fazer-se as seguintes perguntas ao verbo:
  1. O quê? Quem? (para se determinar o complemento direto)
  2. A quem? (para se determinar o complemento indireto)

Como identificar o objeto direto e indireto?

O objeto pode ser constituído por pronome oblíquo: - os pronomes o, a, os, as atuam como objeto direto. Ex.: O pai deixou-as na escola. - os pronomes lhe, lhes atuam como objeto indireto.

Como saber se é objeto direto ou indireto em espanhol?

Objetos diretos recebem a ação em uma sentença, enquanto objetos indiretos comunicam para quem ou para o que a ação está sendo executada. A melhor maneira de ilustrar isso é com um exemplo simples. Eu escrevi uma carta. ("Carta" é o objeto direto desta frase.)

O que é complemento nominal e exemplos?

Como o próprio nome já indica, a função do complemento nominal é complementar o sentido de um nome, ou seja, de um substantivo, geralmente abstrato. O complemento nominal também pode completar o sentido de adjetivos ou de advérbios. Vejamos alguns exemplos: O barulho dos vizinhos me incomoda.

Quais são os complementos diretos?

O objeto direto completa o sentido do verbo sem o uso de preposição, ou seja, se liga diretamente ao verbo transitivo sem o uso de preposição. Este tipo de complemento verbal pode ter como núcleo substantivos, palavras com função de substantivo e pronomes pessoais do caso oblíquo.

Quais são os pronomes pessoais?

São elas:
  • 1ª pessoa: eu (singular), nós (plural);
  • 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural);
  • 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural). A 3ª pessoa também engloba tudo o que não é um ser vivo.

Como usar o pronome lo?

1) -lo, -la, -los, -las

Quando os verbos apresentarem as terminações -r, -s ou -z, os pronomes o, os, a, as assumirão as formas -lo, -la, -los, -las: Poderíamos comprá-los. O dever de casa, Carlos fê-lo com atenção. Buscamo-la logo após à nossa chegada.

Quando se usa El E lo?

A principal diferença entre o uso de lo e de el é que o artigo el é usado diante de substantivos masculinos no singular, já o artigo neutro lo, por sua vez, NUNCA é utilizado diante de substantivos. Ele costuma ser usado diante de outras categorias gramaticais, de forma a substantivá-las.

Como usar o pronome nós?

Nos ou nós: qual a diferença?
  1. Nós é um pronome pessoal do caso reto, assumindo a função de sujeito da oração.
  2. Nós pode ser ainda um pronome pessoal oblíquo tônico, assumindo a função de objeto indireto da oração.
  3. Nos é um pronome pessoal oblíquo átono, assumindo a função de objeto direto ou objeto indireto da oração.

O que é objeto direto e indireto em espanhol?

Os pronomes complemento direto e indireto aparecem antes do verbo e, diferente do português, também são usados no início da oração. Isso só não ocorre quando há um imperativo afirmativo, gerúndio ou infinitivo, nestes casos são posicionados após e junto ao verbo, sem hífen.

O que é objeto indireto em espanhol?

Objetos Indiretos são substantivos em uma frase para quem a ação do verbo é direcionada. Na oração “Eu trouxe uma maça para ele” o objeto indireto é “ele”. “Uma maçã” é o objeto direto e “Eu” é o sujeto. Pásame la pelota.

O que é objeto direto espanhol?

O que é um Objeto Direto? Em uma frase, o Objeto Direto nada mais é do que o receptor da ação do verbo, quando não temos nenhuma preposição entre o verbo e esse receptor. Por exemplo, na frase: Él come una manzana.

O que é objeto indireto exemplos?

O objeto indireto é um complemento verbal que integra o sentido de verbos transitivos indiretos. Como você já sabe, verbos transitivos são aqueles que necessitam de um termo que integre o seu sentido. Veja abaixo um exemplo desse tipo de verbo em uma oração: Pedro gosta de chocolate.

Quais são os objeto direto?

Semanticamente falando, o objeto direto é o resultado de uma ação verbal, o ser ao qual se dirige a ação verbal ou o conteúdo da ação verbal. O objeto direto pode ser representado por um substantivo, pronome, numeral, palavra ou expressão substantivada e, ainda, oração substantiva.

O que é um objeto direto exemplos?

O Objeto Direto é um termo integrante das orações, o qual vincula-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Diretos. Trata-se de um tipo de Complemento Verbal que integra-se ao sentidos dos Verbos de maneira direta, sem a mediação de outra palavra. Veja o exemplo: Maria Cristina fez acarajé.

Como encontrar o complemento na frase?

Geralmente encontrado no final da sentença, o complemento verbal é a palavra usada para completar o significado do verbo ao qual ele procede e a sua ausência compromete todo o entendimento da frase. Falar de complemento verbal é falar de objeto direto e objeto indireto.

O que é um complemento directo?

O complemento direto (CD) é a parte da oração que sofre a ação do verbo. Os verbos que não levam complemento direto se denominam intransitivos, embora possam levar outros complementos. Se tiverem complemento direto, chamam-se transitivos.

Como identificar os complementos verbais?

Complemento verbal é o termo da oração que completa ou integra o sentido de verbos transitivos. Esses termos com essa função podem ser: a) Objeto direto: É o complemento verbal que se liga a um verbo transitivo direto, ou seja, é o complemento que está ligado ao verbo sem a presença de preposição.

Artigo anterior
Qual a importância dos estudos de gêneros textuais para a formação do professor?
Artigo seguinte
Qual a melhor opção para aprender a escrever?