Qual é a complicação pulmonar mais comum no Pós-operatório?

Perguntado por: Joel Ricardo Barbosa Machado Vicente  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (48 avaliações)

A incidência de complicações pulmonares pós-operatórias foi de 11,5%. As complicações mais comuns foram a insuficiência respiratória, o derrame pleural e a pneumonia.

Quais as complicações que podem ser geradas após uma cirurgia?

A complicação geral é aquela que pode acontecer com qualquer paciente, independentemente do tipo de procedimento cirúrgico como hemorragia, atelectasia pulmonar, insuficiência renal aguda e doença tromboembólica. As complicações especiais acometem pessoas com condição clínica prévia à intervenção cirúrgica.

Quais as principais complicações pulmonares após cirurgia e como podemos evitar tais complicações?

Complicações pulmonares são uma importante causa de morbidade e mortalidade no período pós-operatório — a incidência varia de 5-80% dependendo do perfil do paciente e do hospital. As complicações tradicionais são: atelectasia, broncoespasmo, pneumonia e exacerbação do DPOC.

É um dos problemas respiratórios mais importantes observados no período Pós-operatório imediato?

Entre as CRP, a atelectasia é a complicação mais freqüente nos serviços onde se realizam exames radiológicos de rotina no período pós-operatório(1), e a pneumonia é a principal causa de óbito nos serviços de cirurgia(3).

Quais são as principais complicações que podem ocorrer em um paciente no Pós-operatório imediato de uma cirurgia cardíaca?

As complicações precoces mais comuns são: hemorragia, hematoma, edema, infecção e deiscência de sutura. Para a prevenção das mesmas, o paciente deve ser visto no máximo 48 horas após a cirurgia. O mais comum é a presença de derrame pleural e atelectasia.

Complicações Pulmonares em Pós Operatório de Cirurgia Torácica

45 questões relacionadas encontradas

Quais são os cuidados de enfermagem no pós operatorio imediato?

Durante o período pós-operatório o enfermeiro realiza ações com o objetivo de auxiliar na recuperação anestésica e prevenir possíveis complicações, como: admissão do paciente na sala de recuperação, avaliar o nível de consciência, avaliar condição dos curativos e dos drenos, controle da dor, monitorização dos sinais ...

O que é o Pós-operatório imediato?

INTRODUÇÃO: O período do pós-operatório imediato, compreende as primeiras 24 horas após o término da cirurgia.

Quais são as complicações respiratórias no Pós-operatório?

As complicações respiratórias pós-operatórias são muito comuns e, por definição, ocorrem até 5 a 7 dias após a cirurgia, incluindo pneumonia, atelectasia, derrame pleural, congestão, entre outros.

Quais são as três fases do Pós-operatório?

O período pós-operatório é classicamente dividido em três etapas especiais: imediato, mediato e tardio. .

Quais as complicações respiratórias mais frequentes?

Entre as mais freqüentes estão a atelectasia, a pneumonia, o tromboembolismo pulmonar e a falência respiratória.

Quais os riscos de uma cirurgia no pulmão?

As complicações mais frequentes são pneumonia, empiema pleural, drenagem prolongada, dor pós-operatória e arritmias cardíacas. Para reduzir a chance de complicações é necessária uma boa seleção de candidatos à cirurgia, portanto sempre avaliamos função pulmonar e analisamos risco cardiovascular antes de indicá-la.

Quais são as principais complicações no Pós-operatório tardio?

As principais foram: infecção da ferida operatória (18.5%), vazamento anastomótico esôfagico (14.7%), complicações do sistema respiratório (14,3%), arritmia cardíaca (9.7%), infecção órgão-cavidade (4.2%) e hemorragia (3,4%).

Quais são os fatores de risco para complicações pulmonares com níveis de evidência considerados satisfatórios?

Os fatores de risco, além daqueles apontados para as complicações respiratórias em geral, são a presença de disfunção renal, acidente vascular cerebral prévio e uso de corticesteróides.

São complicações cirúrgicas?

Complicações cirúrgicas são conseqüências involuntárias da assistência, e ocorrem com freqüência alarmante. Uma revisão de 15.000 prontuários de 1992 revelou a ocorrência de 3794 eventos peri-operatórios.

Quais os cuidados pós operatório?

Manter-se hidratado, ingerir alimentos leves, de fácil digestão e em pequenas porções são boas dicas. Deve-se evitar comer frituras, alimentos gordurosos, condimentos, carnes suínas ou doces para que a recuperação seja mais rápida. Além disso, não se deve consumir bebidas alcoólicas ou fumar.

Quais as principais causas de dor no Pós-operatório?

A dor pós-operatória persistente pode surgir por diferentes motivos, tais como: lesão miofascial, cicatrizes ósseas, sensibilização à dor, perda de tônus muscular na região.

Quais as fases do pós operatorio?

Entende-se por pós-operatório o período que transita desde o momento da saída do paciente da sala de cirurgia até a sua recuperação.
  1. Pós-operatório Mediato: Entre 24 horas e 7 dias.
  2. Pós-operatório Tardio: 7 dias após a alta hospitalar.

Quais as fases das cirurgias?

O período cirúrgico é dividido em três fases: a primeira é a pré-operatória; a segunda, a intra-operatória e, a terceira, pós-operatória. Nesta última, a enfermagem desempenha o importante papel de proporcionar ao paciente o retorno às atividades rotineiras.

O que é o período Pré-operatório imediato?

Pré-operatório Mediato: começa no momento da indicação da operação e termina 24 horas antes do seu início. Geralmente, nesse período o paciente ainda não se encontra internado.

Quais as complicações das doenças respiratórias?

“As complicações mais frequentes são as infecções, principalmente a pneumonia. Outras complicações são mais específicas, como os casos de pneumotórax e de enfisema de mediastino. O paciente também pode apresentar uma perda de peso progressiva, que é própria da evolução da doença”, afirma o médico.

Quais são as complicações operatórias mais comuns no sistema respiratório e cardiovascular?

As complicações mais comuns foram a insuficiência respiratória, o derrame pleural e a pneumonia. Os fatores de risco mais importantes para estas complicações foram diabetes, internação hospitalar por mais de cinco dias e presença de doença pulmonar prévia.

É normal sentir falta de ar depois da cirurgia de vesícula?

A falta de ar pode ser tanto referente a dor no pós operatorio, porém a maior preocupação e a trombose pulmonar. O ideal é procurar o proprio hospital aonde foi operada e passar pelo pronto-socorro, além de conversar com seu médico.

Qual a diferença entre pré operatório mediato é imediato?

O pré-operatório divide-se em mediato e imediato, sendo o pré-operatório mediato desde o momento que se decide pela cirurgia, até um dia antes do procedimento2. O pré-operatório imediato acontece nas 24 horas anteriores ao ato anestésico-cirúrgico, momento de preparação, física e emocional do paciente e família2.

Qual a importância do cuidado no Pós-operatório imediato?

Um pós-operatório cuidadoso evitará infecções ou complicações e por isso a figura do enfermeiro é fundamental ao lado do paciente. Além disso, a presença dele tranquilizará o paciente e os familiares, deixando-os mais calmos em um momento delicado de uma cirurgia.

Quais os cuidados de enfermagem pré e Pós-operatórios?

Em casos de cirurgias grande os cuidados são mais especiais:
  1. Não ingira comida em excesso até estar eliminando flatus e/ou fezes.
  2. Sente com o auxílio de acompanhante ou da enfermeira por 20 a 30 minutos no primeiro dia após a cirurgia antes de se levantar.
  3. Caminhe devagar e com auxílio no primeiro dia até sentir segura.

Artigo anterior
Quem foi a vítima da mordida de 87?
Artigo seguinte
Quem tem diabetes pode comer Cachorro-quente?