O que são pontes?

Perguntado por: Carolina Carlota Domingues Rocha  |  Última atualização: 11. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (59 avaliações)

Ponte é uma construção que permite interligar ao mesmo nível pontos não acessíveis separados por rios, vales, ou outros obstáculos naturais ou artificiais. As pontes são construídas para permitirem a passagem sobre o obstáculo a transpor, de pessoas, automóveis, comboios, canalizações ou condutas de água.

Quais são os tipos de pontes?

Tipos de ponte
  • Ponte em viga. A ponte em viga é o mais antigo, mais simples e mais comum tipo de ponte. ...
  • Ponte de treliças. ...
  • Ponte cantiléver. ...
  • Ponte em arco. ...
  • Ponte suspensa. ...
  • Ponte estaiada. ...
  • Pontes móveis e flutuantes.

O que são pontes históricas?

As fontes históricas são documentos que possuem vestígios do passado e permitem o historiador interpretá-lo. Até o século XIX, os historiadores só consideravam as fontes escritas por Estados e grandes personagens.

Qual a definição técnica de ponte?

- construção com o objetivo de transpor um obstáculo para estabelecer a continuidade de uma via de qualquer natureza. - Quando o obstáculo não tem água a ponte é chamada de Viaduto.

O que é ponte em laje?

As pontes em laje são aquelas em que a superestrutura é constituída unicamente de uma laje, sendo desprovida de vigamento longitudinal e transversal, indicadas para pontes de vãos pequenos. Alguns tipos estruturais de pontes são apresentados na figura 3.

CHICO MUSEU, LUIZ JONAS, Inscrito comentou

16 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre uma ponte e um Viaduto?

Quando esses obstáculos são, por exemplo, cursos d`água, lagos e regiões sobre o mar, essas estruturas são denominadas pontes, e quando transpõem ruas, rodovias, avenidas, ferrovias, áreas secas, entre outros, são chamadas de viadutos.

Quais as diferenças entre pontes em vigas e pontes em lajes?

As lajes (estrutura secundária) são formadas por um tabuleiro, que recebe diretamente as cargas de utilização da ponte (cargas móveis). As vigas (estrutura principal), por sua vez, destinam-se a vencer a distância entre dois apoios sucessivos (vão), recebendo a totalidade das cargas aplicadas na superestrutura.

Como classificar uma ponte?

Quanto aos materiais empregados, as pontes podem ser classificadas como: - Pontes de concreto (armado e/ou protendido); - Pontes metálicas; - Pontes mistas (aço/concreto, aço/madeira, etc.); - Pontes de pedras; - Pontes de madeira. Pontes cujos tabuleiros são constituídos apenas por laje, sem qualquer tipo de viga.

São elementos de uma ponte?

Elementos de uma ponte: infraestrutura, mesoestrutura e superestrutura. A infraestrutura ou fundação é a parte da ponte constituída por elementos que se apoiam no terreno de implantação (rocha ou solo), recebendo as cargas ou os esforços da mesoestrutura e transmitindo-os para o terreno.

Quais as propriedades fundamentais de uma ponte?

, velocidade, conforto e capacidade do tráfego, governando características da ponte tais como a seção transversal do tabuleiro, alinhamento horizontal e vertical, e sistemas de drenagem, iluminação e de proteção ao tráfego.

O que são fontes históricas exemplos?

Fontes históricas são os documentos que permitem ao historiador recontar e interpretar os fatos passados e reconstruir a história. As fontes históricas podem ser vestígios arqueológicos, como ossos dos animais e dos homens que viveram no período da pré-história. Esses são exemplos de fontes materiais escritas.

O que são fontes históricas resposta?

“Fonte Histórica” é tudo aquilo que, por ter sido produzido pelos seres humanos ou por trazer vestígios de suas ações e interferência, pode nos proporcionar um acesso significativo à compreensão do passado humano e de seus desdobramentos no Presente. As fontes históricas são as marcas da história.

Quais são os 4 tipos de fontes históricas?

José D'Assunção Barros organiza as fontes históricas em quatro tipos, que são:
  • documentos textuais;
  • vestígios arqueológicos e fontes da cultura material;
  • representações pictóricas; e.
  • registros orais.

Quais os tipos mais comuns de pontes no Brasil?

Já sabemos a diferença entre pontes e viadutos, então agora vamos conhecer os seis tipos de pontes mais comuns na construção civil:
  • Ponte suspensa (pênsil) ...
  • Ponte estaiada. ...
  • Ponte cantiléver. ...
  • Ponte de treliças. ...
  • Ponte em vigas. ...
  • Ponte em arcos.

Quais os tipos construtivos de pontes mais comuns no Brasil?

08 principais tipos de pontes e seus aspectos estruturais
  • 1) Ponte em laje. As pontes em concreto armado são estruturas que assim como as edificações, podem possuir lajes, vigas, pilares e fundação. ...
  • 2) Ponte em viga apoiada. ...
  • 5) Ponte em arco. ...
  • 6) Ponte pênsil. ...
  • 7) Ponte estaiada. ...
  • 8) Ponte treliçada.

Qual é a ponte mais famosa do mundo?

Pontes famosas: conheça 10 destaques
  • Golden Gate – São Francisco (EUA) ...
  • Ponte da Torre – Londres (Inglaterra) ...
  • Ponte Sydney Harbour – Sydney (Austrália) ...
  • Ponte do Brooklyn – Nova York (EUA) ...
  • Ponte Octávio Frias de Oliveira – São Paulo (Brasil) ...
  • Ponte Langkawi Sky – Langkawi (Malásia) ...
  • Ponte das Correntes – Budapeste (Hungria)

Quais elementos devem ter destaque no projeto de pontes?

3a Questão Quais elementos devem ter destaque no Projeto de Pontes? Estética e Funcionalidade Número de Faixas Altura do Mastro Quantidade de Cabos de Aço Altura do Vão Central Respondido em 28/08/2019 03:48:07 Explicação: No Projeto das Pontes, deve-se dar destaque a sua estética e a sua funcionalidade.

Quais elementos compõe a mesoestrutura em pontes?

A mesoestrutura de uma ponte é, em geral, formada pelos pilares, aparelhos de apoio e encontros, estando frequentemente sujeita a forças externas hidráulicas e eólicas relevantes.

O que é a infraestrutura de uma ponte?

Conjunto de elementos estruturais, geralmente localizados na porção inferior da estrutura de uma ponte, que são responsáveis pela transmissão dos esforços da mesoestrutura para o solo.

Como são classificadas as pontes quanto à posição do tabuleiro?

Podemos ter pontes horizontais ou em nível, e em contraponto, pontes em rampa ou curvilíneas.

Como é feita a classificação das pontes segundo a extensão do vão?

classificadas como sendo: – De pequenos vão (até 30 metros); – De médio vãos (30, 60, 80 metros); – De grandes vãos (acima de 80 metros). autor.

Como as pontes são classificadas quanto ao sistema estrutural da superestrutura?

Sistema estrutural da superestrutura As pontes podem ser classificadas, quanto ao sistema estrutural da superestrutura em: ponte em viga; ponte em pórtico; ponte em arco; ponte pênsil; ponte estaiada.

Como funciona uma ponte em vigas?

Ponte em Viga

Nelas a plataforma é levantada por umas ou mais vigas (as vigas podem ser de aço reforçado, madeira, concreto protendido ou armado), os esforços de flexão são aplicados nessas vigas e elas distribuem as cargas para os pilares que as suportam em ambas as extremidades.

Qual a diferença entre vigas te vigas do tipo caixão perdido?

As vigas com seção em “T” são as mais utilizadas por ter um peso próprio mais baixo, comparada com as vigas de seção caixão. Segundo Cunha (2010), ao utilizar esse tipo de seção, obriga o uso de um número maior de vigas na seção transversal do tabuleiro, afastada entre si de 0,60 m a 6,0 m.

Por que é necessário em vigas de pontes ter um aumento na seção transversal nas áreas próximas ao apoio?

A colocação da armadura transversal evita a ruptura prematura das vigas e, além disso, possibilita que as tensões principais de compressão possam continuar atuando, sem maiores restrições, entre as fissuras inclinadas próximas aos apoios.

Artigo anterior
Quantos que é 4 elevado a 2?
Artigo seguinte
Como é feita a sedação para histeroscopia?