O que é depressão escapular?

Perguntado por: Nádia Viviane Pereira de Neto  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 5/5 (67 avaliações)

A depressão escapular, que significa um abaixamento da cintura escapular quando comparado à linha acromial, é um dos problemas muito comuns aos fisiculturistas, por se submeterem a treinamentos de resistência progressiva com elevada sobrecarga de exercícios.

Tem ação na depressão escapular?

O músculo peitoral menor se origina nas costelas (2ª a 5ª) e se insere no processo coracóide (borda medial). Apresenta como ação os movimentos de depressão da escápula e protração da escápula (afastamento das bordas mediais).

Quais músculos utilizados na depressão da escápula?

Músculos que atuam na Escápula
  • Trapézio.
  • Rombóide maior e menor.
  • Levantador da escápula.
  • Peitoral menor.
  • Serrátil anterior.
  • Subclávio.

Como corrigir ombro deprimido?

Prancha lateral
  1. Deite-se de um lado com o cotovelo diretamente sob o ombro.
  2. Envolva os músculos abdominais ao levantar os quadris para que apenas os pés e o cotovelo encostem no tapete.
  3. Segure por 30 segundos e repita do outro lado. Trabalhe até 2 minutos de cada lado.

Em que parte do corpo fica a escápula?

A escápula, também conhecida como omoplata, é um osso triangular, achatado, localizado na parte posterior do tronco, sobre a superfície posterior das costelas 2 a 7.

O que é DEPRESSÃO ESCAPULAR? Como identificar nos seus alunos. | João Franken #007

29 questões relacionadas encontradas

Como é a dor na escápula?

A dor na escapula é muito comum e vai desde dor aguda à ardência, podendo também se espalhar até o ombro e outras regiões. Dor entre as escápulas, também conhecida como dor interescapular, pode ter muitas causas.

Qual é a função da escápula?

A escápula é um osso plano recoberto por músculos, com a dupla função de estabilizar e permitir a mobilidade do ombro, movendo-se contra a parede torácica por um mecanismo de deslizamento entre diferentes planos musculares.

Como igualar os ombros?

6 exercícios que podem ajudar a 'corrigir' seus ombros
  1. 2 – Rotação em 4 apoios – 2 X 5 movimentos cada lado.
  2. 3 – Rotação em decúbito lateral – 2 X 5 movimentos cada lado.
  3. 4 – Alongamento de peitoral e subescapular – Faça 3 X 30 seg todos os dias.
  4. 5 – Aproximação escapular com rotação externa.

O que fazer para diminuir a largura dos ombros?

Inicie um treino cardiovascular, como andar de bicicleta, correr, nadar ou utilize máquinas, como o elíptico, que ajudam a perder gordura em todas as áreas do corpo. Se você tem ombros largos e gordos, treinar é o primeiro passo.

O que fazer para abrir os ombros?

Algumas opções de exercícios para fazer um treino de ombro completo em casa são:
  1. Flexão com pés elevados. A flexão com os pés elevados é um exercício que ajuda a trabalhar a força e a resistência dos deltoides, tríceps e bíceps. ...
  2. Elevação lateral. ...
  3. Elevação frontal. ...
  4. Prancha com elevação de braço. ...
  5. Desenvolvimento. ...
  6. Remada alta.

Quais músculos participam do movimento escapular?

Como mencionado anteriormente, estes músculos são o trapézio, o romboide, o latíssimo do dorso, o peitoral menor, o subclávio, e o serrátil anterior.

Quais são os músculos estabilizadores da escápula?

Principais Estabilizadores da Escápula

Já citamos anteriormente que os principais músculos relacionados a essa articulação são: trapézio (superior, médio e inferior), os romboides, elevador da escápula, serrátil anterior e peitoral menor.

Quais músculos realizam a retração da escápula?

Os MÚSCULOS ROMBOIDES (menor e maior) são músculos profundos que se inserem nas vértebras C7 à T5 e no bordo medial da escápula. Sua principal função é fazer a retração escapular (juntamente com o trapézio fibras médias) assim como rotação medial da escápula.

Quais são os 7 movimentos que acontecem na escápula?

No total, os movimentos da escápula são: elevação, depressão, abdução e adução. Estes movimentos requerem deslizamento da mesma sobre o tórax. Normalmente existe flexibilidade considerável de tecido mole, o que permite que a escápula participe de todos os movimentos do membro superior.

Como melhorar dor na escápula?

O que fazer: para aliviar a dor na escápula causada pela bursite pode-se aplicar gelo no local, durante 20 minutos, de 2 a 3 vezes por dia. O médico ortopedista também pode recomendar medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e corticoides para melhorar a dor e diminuir a inflamação.

Qual músculo puxa a escápula para baixo?

O músculo levantador da escápula (elevador da omoplata) é um longo músculo da cintura escapular.

É possível diminuir os ombros?

1) Largura dos ombros: de acordo com cirurgiões consultados pelo site, isso é impossível por conta da estrutura óssea e muscular do corpo. A melhor indicação, neste caso, é estudar em implantes de próteses em outros lugares para deixar o contorno mais proporcional.

O que fazer para acabar com os ombros largos?

Peças de cima mais alongadas funcionam melhor para disfarçar os ombros largos pois a proporção do corpo fica mais simétrica. Evite cropped ou peças que fiquem acima da cintura. Aposte também em bolsas com alças compridas, usadas na transversal. Elas ajudam a alongar o torso.

O que fazer quando se tem um ombro mais alto que o outro?

Quando a pessoa apresenta um ombro mais alto que o outro ou escápulas, que são os ossos das costas, inclinados ou quando um lado do quadril inclinado para cima é possível suspeitar de uma escoliose na coluna. Um exame físico detalhado da coluna vertebral, costelas, quadris e ombros pode diagnosticar a escoliose.

O que pode ser um ombro maior que o outro?

No seu caso, o melhor é procurar um ortopedista. Um ombro mais alto do que o outro pode indicar algum tipo de desvio na sua coluna vertebral. Esse desvio pode ter nascido com você e ter sido "descompensado" na fase de crescimento rápido da adolescência ou pode estar aparecendo por um erro de postura.

Como relaxar a escápula?

Puxe para trás (sem ultrapassar os glúteos), com os cotovelos estendidos, encaixando os ombros para acionar os estabilizadores da escápula e contraindo o períneo. Segure por 10 segundos, olhando para a frente e mantendo a coluna alinhada. Relaxe por 10 segundos. Repita 10 vezes.

O que pode ser dor embaixo da escápula direita?

Essa instabilidade pode ser ocasionada por alguns fatores entre eles má postura ou postura prolongada, pegar peso em postura inadequada, fraqueza muscular, alteração músculo esquelética.

Quais músculos são agonistas ao movimento de elevação da escápula?

Esses músculos se combinam, sendo sinergistas e agonistas em diversos movimentos
  • Elevação: Trapézio superior + elevador da escapula.
  • Depressão: Trapézio inferior e serrátil anterior.
  • Adução escapular: trapézio médio + romboides.
  • Abdução escapular com anteriorização do ombro: peitoral menor + subclávio.

Quais são os principais músculos que movimentam a escápula descreva origem inserção e ação destes músculos na cintura escapular?

O músculo levantador da escápula é um pequeno e profundo músculo que se insere no ângulo superior e na porção superior da borda medial da escápula. Ele surge dos processos transversos das quatro vértebras cervicais superiores (C1-C4). Sua ação é a elevação da escápula, bem como a rotação superior da mesma.

Artigo anterior
O que é ser ético no trabalho?
Artigo seguinte
O que significa Cid para o INSS?