Quem é o pai da estratégia?

Perguntado por: Doriana Campos  |  Última atualização: 21. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (48 avaliações)

É conhecido como o pai da gestão estratégica. Igor Ansoff, contribuiu com o planejamento através da obra clássica Estratégia Corporativa, publicada em 1965, influenciado pelas ideias de Peter Drucker e Alfred D. Chandler.

Quem foi o pai da estratégia?

Se Peter Drucker é considerado o pai da gestão, Michael Porter é o pai da estratégia. Todo ou quase todo o conceito de estratégia que as empresas praticam hoje em dia foi concebido por Michael Porter, em 1980 com o lançamento do seu livro, Estratégia Competitiva, mundialmente conhecido e admirado.

Quem inventou a estratégia?

A estratégia nasceu no ano de 216 aC no Monte de Canas (Mar Adriático, atrás do tornozelo da bota da Itália). Naquele tempo, surgiu Aníbal, considerado o pai da estratégia, que venceu o todo poderoso exército romano da época, contando com apenas metade da força dos quase 90 mil soldados inimigos.

O que Peter Drucker defendia?

Já em suas primeiras obras, Drucker defendia uma ideia revolucionária para a época: a de que o cliente é a prioridade de uma organização, e não o produto. Repare que essa concepção está na base de tendências bastante atuais, como a experiência do usuário (UX) e do marketing ou vendas centrados no cliente.

Qual a origem do termo estratégia?

Estratégia é uma palavra com origem no termo grego strategia, que significa plano, método, manobras ou estratagemas usados para alcançar um objetivo ou resultado específico.

Como Robert Kiyosaki Ganha Dinheiro Com Essa Estratégia? | PAI Rico PAI Pobre | RAFAResponde

40 questões relacionadas encontradas

Qual é o conceito de estratégia?

Significado de Estratégica

adjetivo Relativo à planificação, aos métodos ou aos meios usados para se alcançar ou obter alguma coisa; relacionado com stratégia. Que age de maneira ardilosa, hábil, buscando obter o que pretende; astuto.

O que é a estratégia?

Uma estratégia é um plano de ação projetado para atingir um objetivo específico. Estratégia é tudo sobre ganhar ou pelo menos tentar ganhar, uma posição de vantagem sobre adversários ou concorrentes. Estar olhando para a frente sempre há incerteza e risco associado à estratégia de decisão.

Qual é a teoria de Peter Drucker?

As teorias de Drucker

“A administração é um processo operacional composto por funções como planejamento, organização, direção e controle. O planejamento não diz respeito às decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes”, escreveu em uma duas suas últimas publicações.

Quais as 4 coisas simples que todos líderes eficazes devem saber Segundo Peter Druker?

O Essencial de Drucker. O Gestor Eficaz. O Gestor Eficaz Em Ação. Inovação e Espírito Empreendedor - Prática e Princípios.

Quais as funções básicas de uma empresa Segundo Drucker?

De acordo com Drucker, a empresa tem duas funções básicas: desenvolver o marketing e a inovação. O primeiro, no entanto, não pode ser entendido apenas como um mecanismo de venda. “O verdadeiro marketing começa com o consumidor, seus dados demográficos, suas realidades, suas necessidades, seus valores”.

Quando surgiu a estratégia?

A estratégia nasceu no ano de 216 aC no Monte de Canas (Mar Adriático, atrás do tornozelo da bota da Itália). Naquele tempo, surgiu Aníbal, considerado o pai da estratégia, que venceu o todo poderoso exército romano da época, contando com apenas metade da força dos quase 90 mil soldados inimigos.

O que é estratégia Silvio Meira?

Neste livro, Silvio Meira apresenta, em apenas 21 tópicos e com a máxima objetividade que lhe é peculiar, uma possível resposta que, se tratada como um código, pode ser usada efetivamente por qualquer instituição ou empresa, em qualquer contexto, para criar estratégias verdadeiramente transformadoras.

Qual é a origem do planejamento estratégico?

Origem do Planejamento Estratégico

Tornou-se célebre este conceito através da obra de Sun Tzu, “A Arte da Guerra”, tratado militar escrito no século IV a.C., no qual preconizava o emprego de ações estratégicas que foram utilizadas na época.

Quais são as 5 forças de Michael Porter?

Quais são as 5 forças de Porter?
  • Força 1: Ameaça de produtos substitutos.
  • Força 2: Ameaça de entrada de novos concorrentes.
  • Força 3: Poder de negociação dos clientes.
  • Força 4: Poder de negociação dos fornecedores.
  • Força 5: Rivalidade entre os concorrentes.

Quem é Michael Porter e qual sua contribuição para a Administração?

Michael Porter é uma das principais referências no campo da gestão de empresas. Não por acaso, suas ideias e conceitos influenciam negócios de todos os segmentos. Conhecer seus princípios é obrigatório para quem pretende seguir carreira em Administração ou mesmo em áreas como Contabilidade e Recursos Humanos.

Qual a principal contribuição de Michael Porter para a gestão estratégica?

Do seu trabalho resultaram conceitos de estratégia que marcaram a disciplina como a análise de indústrias em torno de cinco forças competitivas; e as duas fontes genéricas de vantagem competitiva: diferenciação e baixo custo.

Quais as principais contribuições de Peter Drucker para a gestão?

Peter Drucker foi um homem à frente do seu tempo. Foi ele quem introduziu nos negócios a ideia de descentralização – isso na década de 40. Hoje esse método é um princípio para qualquer grande organização do planeta. Ele também inverteu a forma que os líderes enxergavam os trabalhadores.

O que pode ser medido pode ser melhorado Peter Drucker?

“O que pode ser medido pode ser melhorado” já dizia o pai da administração moderna, Peter Drucker (1909/2005). O que isso significa? Que identificar e monitorar os Indicadores de Gestão da sua empresa é fundamental para saber se ela está no caminho certo.

Como Peter Drucker define a primeira fase da Revolução Industrial?

Sobre as mudanças nas relações de trabalho na primeira fase da Revolução Industrial, Peter Drucker, considerado pai dos estudos da administração moderna, define esse período como um: “Harmonia entre quem produz e os meios de produção”. “Divergência entre quem consome e os meios de produção”.

O que é teoria da administração moderna?

De maneira abrangente, administração moderna é uma filosofia ou doutrina que valoriza a participação das pessoas no processo de tomar decisões sobre as organizações. Essa definição tem diversas implicações que afetam diretamente as empresas globalizadas.

Quais as teorias modernas da administração?

Estas Teorias absorveram as necessidades de interação das organizações com o ambiente, com a flexibilidade dos processos administrativos, na gerência de pessoas e na adaptação e utilização da tecnologia, chegando a um moderno conjunto de teorias administrativas: Estruturalista, Comportamental, Sistêmica e Contingencial ...

Qual é o objetivo da estratégia?

É o método estabelecido para se atingir o objetivo. Define ideias, táticas, indicadores, cronograma e recursos necessários.

O que é a estratégia de uma empresa?

E estratégia empresarial? É como a empresa pretende alcançar os objetivos almejados na Administração Estratégica que é o processo de planejar, executar e controlar. Abrange as áreas de marketing, operações, pessoas e finanças, conduzidas a partir de uma estratégia ampla da organização.

Quais são os 4 tipos de estratégias?

Os tipos de estratégia
  • Estratégia de sobrevivência: Essa estratégia é adotada quando a empresa não tem outra alternativa e se encontra em uma situação inadequada e caótica. ...
  • Estratégia de manutenção: ...
  • Estratégia de crescimento: ...
  • Estratégia de desenvolvimento:

O que é estratégia para a administração?

Já para MINTZBERG e QUINN (1991), estratégia “é um modelo ou plano que integra os objetivos, as políticas e as ações seqüenciais de uma organização, em um todo coeso”. MEIRELLES e GONÇALVES (2001) definem estratégia como a “disciplina da administração que se ocupa da adequação da organização ao seu ambiente”.

Artigo anterior
Onde era o Cenaculo de Pentecostes?
Artigo seguinte
Quem construiu as ruínas de Petra?