O que são patologias na construção civil?
Perguntado por: Salomé Marques | Última atualização: 28. Oktober 2024Pontuação: 4.1/5 (45 avaliações)
Para Souza (2012, p, 65) “as patologias são as falhas dentro de uma estrutura decorrente da má utilização de mão de obra ou até mesmo de materiais inadequados, que pode ocasionar rachaduras, vazamentos e um piso soltando”.
O que é patologias na construção civil?
Você já ouviu falar sobre patologias na construção civil? O termo descreve uma edificação que apresenta grandes defeitos estruturais ou que não está cumprindo mais seu propósito inicial. Com isso, elas estão diretamente relacionadas à conservação de edificações.
O que é patologia estrutural?
A Patologia Estrutural então é a parte da ciência da Engenharia que estuda as origens, causas e efeitos dos problemas que deterioram esses elementos construtivos.
Quais as principais patologias encontradas nas edificações?
- Trincas e fissuras. As trincas e fissuras podem parecer inofensivas ao olhar inocente do observador leigo, mas são sinais de várias causas. ...
- Porosidade. ...
- Desbotamento. ...
- Rachaduras. ...
- Gretamento. ...
- Infiltração. ...
- Bolhas. ...
- Destacamento.
O que é manifestação patológica na construção civil?
Na construção civil pode-se atribuir patologia aos estudos dos danos ocorridos em edificações. A patologia se resume ao estudo da identificação das causas e dos efeitos dos problemas encontrados em uma edificação, elaborando seu diagnóstico e correção.
O que é o Laudo de Manifestações Patológicas na construção civil?
O que é patologia e exemplos?
Além de significar o estudo das alterações produzidas no organismo pelas doenças, o termo patologia é também utilizado para designar essas mesmas alterações. Ex.: patologia da hipertensão arterial, patologia da febre tifóide, patologia da doença de Chagas etc.
Quais são os tipos de patologia?
O estudo da patologia está dividido entre Patologia Geral e Patologia Sistêmica. A Patologia Geral trata das reações das células e tecidos aos eventos nocivos, que, na maioria das vezes, não são específicas para um determinado tecido. Já a Patologia Sistêmica estuda as doenças específicas de cada órgão.
O que é uma patologia?
A Patologia é o ramo da ciência médica que estuda as alterações morfológicas e fisiológicas dos estados de saúde. Quando essas alterações não são compensadas podemos dizer que um indivíduo está doente. Etimologicamente, o termo "patologia" origina-se do grego ("pathos" = sofrimento, doença; "logia" = estudo).
Qual a principal causa das patologias das edificações?
Suas causas são as mais diversas, podendo ser devido a: deficiências de projeto, contração plástica do concreto, assentamento do concreto, movimentações de formas e escoramentos, retração do concreto, deficiências na execução, reações expansivas, corrosão de armaduras, recalques diferenciais, variação térmica e ações ...
Qual a importância do estudo das patologias na construção civil?
A compreensão das patologias das construções é considerada bastante relevante na atualidade, haja vista que o conhecimento prévio dos problemas e das causas que atingem as edificações abaliza a possibilidade de ocorrências de erros.
Qual a diferença entre trincas e fissuras?
Fissura: é o início de um possível problema. Ela corresponde a aberturas finas (de até 1 mm) e são alongadas. Na maior parte das vezes elas são superficiais e não são perigosas. Trinca: quando a abertura aumenta para até 3 milímetros, essa fissura se transforma em uma trinca.
Como tratar as patologias na construção civil?
A melhor forma de evitar patologias na construção civil é através de um gerenciamento eficiente e uma abordagem proativa. Desde as primeiras etapas, até as vistorias finais, é fundamental adotar práticas adequadas, realizar inspeções regulares e empregar insumos de qualidade.
Quais as principais patologias das estruturas de concreto?
- Corrosões de armadura.
- Carbonatação.
- Fissuras.
- Lixiviação.
Como ocorre a patologia estrutural?
Essa patologia pode ser causada por sobrecarga ou recalque da fundação, e pode indicar ou até mesmo causar o colapso da estrutura, dependendo de onde ocorrem. Um exemplo comum de trincas é em vigas, onde elas podem reduzir a seção e alterar o comportamento previsto.
Quantos tipos de infiltração existem?
Os tipos de infiltração são: por pressão negativa, por intempéries, por condensação e ascendente por capilaridade.
Como prevenir as patologias na construção civil?
COMO EVITAR PATOLOGIAS CONSTRUTIVAS? Projetos detalhados, uso de materiais adequados e mão de obra treinada, além da obediência às normas técnicas vigentes, são essenciais para evitar manifestações patológicas.
O que é um recalque diferencial?
O recalque diferencial é uma das causas mais sérias de trincas e rachaduras em edificações. Isso ocorre porque uma parte da obra rebaixa mais do que a outra, gerando esforços estruturais não previstos e podendo até levar ao colapso do edifício.
O que é um problema patológico?
Os problemas patológicos podem ser classificados em simples, ou seja, quando possuem padrão e podem ser resolvidos sem acompanhamento do profissional responsável, e os complexos, sendo estes, os problemas mais raros, que demandam uma minuciosa investigação e um amplo conhecimento sobre o assunto (Souza & Ripper, 1998).
Quais patologias podem se originar pelo erro de projeto?
- Fatores de risco. A execução do projeto é decisiva para evitar o aparecimento das principais patologias de obras. ...
- Problemas comuns em habitações. ...
- Eflorescência (mancha de sais) ...
- Corrosão da estrutura de aço. ...
- Carbonatação. ...
- Deterioração do concreto armado. ...
- Infiltrações. ...
- Retração do concreto.
Quais são os 4 aspectos da patologia?
Os quatro aspectos de uma doença que formam o cerne da patologia são a etiologia, patogenia ou patogênese, alterações morfológicas e as manifestações clínicas. O que é etiologia? Etiologia é o estudo das causas das doenças, ou seja, a identificação dos fatores que levam ao desenvolvimento de uma determinada patologia.
Qual é a importância da patologia?
Essa especialidade permite identificar modificações no funcionamento do corpo, o que pode ajudar na prevenção, no diagnóstico e até no tratamento de uma determinada doença.
É correto falar patologia?
Por essa análise etimológica, podemos deduzir que patologia é a ciência que estuda as doenças, os males, as enfermidades. Fica claro, então, que é errado dizer que “um paciente tem uma patologia”, porque seria o mesmo que dizer que esse “paciente tem uma ciência”.
Qual é a patologia mais grave?
Problemas cardiovasculares estão entre as principais causas de morte no mundo.
O que é patologia atual?
O conceito "patologias atuais", que passou a ser citado com mais ênfase em artigos, livros e debates psicanalíticos há, aproximadamente, uma década, não se refere a uma patologia específica, mas a um conjunto de distúrbios psíquicos com características psicodinâmicas semelhantes.
Qual é o sinônimo da palavra patologia?
1 doença, anomalia, alteração, distúrbio, disfunção, afecção, mal, problema, mazela.
Quanto tempo demora uma crise de hemorroidas?
Como colocar documentos digitalizados em um único arquivo?