O que é dieta por sonda?

Perguntado por: Mélanie Araújo Brito  |  Última atualização: 2. November 2024
Pontuação: 4.8/5 (73 avaliações)

A alimentação por sonda, ou nutrição enteral, fornece nutrição em forma líquida ou de fórmula através de um tubo colocado no estômago ou intestino. Alguns medicamentos também podem ser administrados através da sonda de alimentação.

Porque a pessoa se alimenta por sonda?

A alimentação por sonda pode ser usada para alimentar pessoas cujo aparelho digestivo está funcionando normalmente, mas que não conseguem comer o suficiente para satisfazer suas necessidades nutricionais. Essas pessoas incluem aquelas com: Falta de apetite por um longo tempo. Desnutrição energético-proteica.

Como a pessoa se alimenta por sonda?

A sonda, um tubo flexível, é inserida através do nariz ou diretamente no abdômen, permitindo a administração controlada de alimentos líquidos, fórmulas enterais ou medicamentos.

Como se chama a alimentação por sonda?

O que é uma dieta enteral? É a alimentação feita por meio de sonda em pessoas que não podem ou não se alimentam o suficiente pela boca. Nesses casos, o alimento e a água não passam pela boca mas nutrem da mesma forma.

Quanto tempo uma pessoa pode se alimentar por sonda?

O tempo de uso da gastrostomia é indeterminado. Tenho pacientes que usam ou usaram a gastrostomia por muitos anos, como exemplo um paciente que usa há cerca de 6 anos. O que é importante é que a sonda deve ter cuidados constantes que espero que você tenha recebido.

Acabaram as preocupações com a sonda lambda

39 questões relacionadas encontradas

Quando é necessário usar sonda para se alimentar?

A sonda é um recurso necessário apenas enquanto o paciente estiver impossibilitado de se alimentar pela boca. Ela poderá ser retirada pelo médico, se ele concluir que a alimentação já pode voltar a ser feita pela boca.

Como cuidar de um paciente que se alimenta pela sonda?

Cuidados a ter na administração da alimentação pela sonda nasogástrica
  1. Lavar as mãos, preparar uma seringa de alimentação e um copo com água; colocar um resguardo ou protecção para o caso de extravasamento;
  2. Elevar a cabeceira da cama articulada hospitalar a 45º;
  3. Preparar a alimentação “morna” ou à temperatura ambiente;

Quem se alimenta por sonda ganha peso?

A jejunostomia e a alimentação enteral estão relacionadas e é plenamente possível o ganho de peso através de dieta adequada.

Quem tá com sonda Pode beber água?

O paciente ainda pode comer e beber? Uma nutrição líquida especial, assim como fluidos, podem ser administrados através da sonda.

Quem está com sonda pode se alimentar pela boca?

Depende do caso. Paciente que necessitou de gastrostomia durante tratamento de câncer ou internação prolongada em UTI pode recuperar a alimentação via oral e retirar a sonda. Estar com a gastrostomia não impede alimentação via oral. Porém grande parte dos pacientes fica com dieta exclusiva via gastrostomia.

Quem usa sonda consegue falar?

A sonda para alimentação, que passa pelo nariz, depois pra trás da garganta, até o estômago/duodeno não interfere com a fala. Converse com a equipe médica que o está atendendo para clarificar o caso.

Onde é colocada a sonda para alimentação?

Uma sonda NG é inserida no estômago ou intestino delgado através do nariz e pela garganta abaixo. Vários fatores determinam qual tipo de sonda de alimentação é melhor para cada paciente. Eles incluem: Integridade do sistema digestivo.

Qual o valor da alimentação por sonda?

O custo deste tipo de alimentação pode passar dos R$ 1.000,00 mensais, impedindo muitas famílias de arcar com o valor da dieta. Afinal, cerca de 75% dos brasileiros não possuem plano de saúde e dependem exclusivamente do SUS.

Quais são os 4 tipos de sondas?

Nasoentérica: introduzida pelo nariz e que fica localizada no intestino. Nasogástrica: introduzida pelo nariz e que fica localizada no estômago do paciente. Orogástrica: introduzida através da cavidade oral e que fica localizada no estômago (1). Sonda localizada na porção duodenal ou jejunal do intestino.

Quanto tempo é a sobrevida de um idoso com a sonda no estômago?

(2003) demonstraram mediana de sobrevida de 59 dias dos pacientes submetidos a gastrostomia endoscópica e de 60 dias dos idosos com manutenção da via oral (p = 0,37). Meier et al. (2001) revelaram taxa de sobrevida média nos idosos com via alternativa de 195 dias e dos pacientes com via oral de 189 dias (p = 0,90).

Quanto tempo o paciente pode ficar com a sonda nasogástrica?

As sondas devem ser trocadas sempre que houver algum problema, como rachadura, obstrução ou maus posicionamento e funcionamento. Caso contrário, um paciente pode permanecer com a mesma sonda por até 5 meses, ou mais.

Quando interromper a alimentação por sonda?

Se o uso da sonda para nutrição trouxer qualquer desconforto ou incomodo ao paciente, ou o mesmo apresentar sinais de intolerância a terapia nutricional, como vômitos, distensão abdominal ou diarreia, a sonda deverá ser removida e a terapia nutricional interrompida.

Quem usa sonda pode tomar café?

Ola boa tarde meu pai tá com sonda de alimentação mas quer tomar café pela boca pode? É necessário saber o motivo de ter colocado a sonda. A depender desse motivo é possível sim, porem em alguns casos é contraindicado a dieta oral.

Como cuidar de um paciente com sonda em casa?

Além da higienização, a posição do paciente precisa estar adequada para receber a sonda. Ele precisa estar sentado, com travesseiro nas costas, em um ângulo mínimo de 15 graus. Após a alimentação, é indicado manter na mesma posição em repouso por cerca de 30 minutos, evitando vômitos e a aspiração para os pulmões.

Como aliviar o desconforto da sonda?

Procure deixar a bolsa presa na cama sempre abaixo da cintura, ao deitar-se, realiza higiene íntima todos os dias de maneira bastante atenciosa deixando a parte da sonda que fica visível e a bolsa coletora sempre limpa e seca. Se apresentar dor intensa ou parada do fluxo da urina, entrar em contato com seu médico.

Como limpar a boca de quem usa sonda?

A clorexidina pode ser levada diretamente à boca em quantidade de 10ml, ou utilizar gaze, ou cotonete, umedecida nolíquido, levando diretamente na região, deixando- o repousar de 30 segundos a 1 minuto.

Como cuidar de idoso com sonda?

Antes da administração da dieta, líquidos ou medicamento, verificar se a sonda está adequadamente posicionada e não está obstruída; Antes e depois da dieta, lembre-se de higienizar a sonda e a seringa, no caso de administração por este meio. Para isso, basta aspirar água limpa com uma seringa e injetá-la na sonda.

Pode dar sopa na sonda?

Além disso, para evitar que a sonda fique entupida, e seja necessário trocá-la, só se deve utilizar alimentos líquidos, como sopa ou vitaminas, por exemplo.

Qual a diferença entre a dieta enteral e parenteral?

A maior diferença está na forma como é ministrada a fórmula nutricional no paciente. Enquanto que na nutrição enteral ele irá receber os nutrientes através de uma sonda que estará ligada ao estômago ou intestino dele, na nutrição parenteral ele irá receber esses nutrientes diretamente no sangue.

Quais são os tipos de sonda de alimentação?

Há 5 tipos de sondas de alimentação:
  • Sonda nasogástrica (sonda NG). Uma sonda NG é inserida dentro do estômago através do nariz. ...
  • Sonda nasojejunal (sonda NJ). ...
  • Sonda de gastrostomia (sonda G). ...
  • Sonda de gastrostomia-jejunostomia (sonda GJ). ...
  • Sonda de jejunostomia (sonda J).

Artigo anterior
É possível retirar o nome do pai biológico da certidão?
Artigo seguinte
Quanto de proteína tem o frango cozido?