Qual é o legado ético dos filósofos antigos?

Perguntado por: Santiago Pires de Monteiro  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (42 avaliações)

O sujeito ético ou moral não se submete aos acasos da sorte, à vontade e aos desejos de outros, à tirania das paixões: ele obedece apenas à sua consciência e à sua vontade racional. Os filósofos antigos consideravam a vida ética um embate contínuo entre nossos apetites e desejos - as paixões - e nossa razão.

O que os filósofos antigos pensavam sobre a ética?

Dissociando o homem da sociedade, os estoicos pensavam na ética como um autocontrole individual com aceitação em relação ao que acontece e com a noção de amor ao destino. Tudo faria parte dos planos de uma razão universal. A consequência do agir, segundo esses princípios, seria a imperturbabilidade da alma.

O que foi o legado dos filósofos gregos?

A Filosofia é um dos maiores legados da Grécia Antiga, sendo também um dos pilares da Civilização Ocidental. O pensamento filosófico grego surgiu no século VI a.C com Tales de Mileto e se estendeu até VI d.C, quando da derrocada do Império Romano e a ascensão do cristianismo.

O que os principais filósofos falam sobre ética?

Em síntese, Aristóteles afirma que a base da ética é a finalidade de ser feliz. O que julgamos como bom e mau ou bem e mal está relacionado com o que acreditamos que irá suprir melhor o nosso estado de espírito de ser feliz.

Quais os três aspectos principais da ética dos antigos?

Podemos resumir a ética dos antigos em três aspectos principais: a natureza, a cultura e a história. o racionalismo, o naturalismo e a inseparabilidade entre ética e política.

Legado Roubado! A Filosofia é de origem Grega ou Africana?

18 questões relacionadas encontradas

Quais são os três aspectos principais da ética?

Consciência, desejo e vontade formam o campo da vida ética: consciência e desejo referem-se às nossas intenções e motivações; a vontade, às nossas ações e finalidades.

Quais são os três tipos fundamentais de conduta?

R.: Conduta moral ou ética que se realiza de acordo com as normas e as regras impostas pelo dever; a conduta imoral ou antiética, que se realiza contrariando as normas e as regras fixadas pelo dever; a conduta indiferente à moral, em situações nas quais não se impõem as normas e as regras do dever.

Quais são os principais filósofos que fundamentaram sobre a ética?

Podemos citar vários pensadores, que em distintas épocas refletiram sobre a ética. Os pré-socráticos, os sofistas, Platão, Sócrates, os Estóicos, os pensadores Cristãos, Spinoza, Nietzsche, dentre outros dedicaram-se vivamente ao tema.

O que o filósofo Kant pensou sobre ética?

A ética kantiana é a ética do dever, autocoerção da razão, que concilia dever e liberdade. O pensamento do dever derruba a arrogância e o amor próprio, e é tido como princípio supremo de toda a moralidade. KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes e Outros Escritos.

O que Aristóteles fala sobre ética?

Aristóteles concebe as virtudes éticas como mediania (meio-justo), cujas condições subjetivas são a voluntariedade, a deliberação, a escolha e responsabilidade. Para este filósofo, a justiça é a principal virtude ética. Já as virtudes dianoéticas são a filosofia, as artes e a sabedoria prática.

Qual é o legado dos filósofos?

O Legado dos Filósofos foram cem bilhões de dólares recolhidos pelos mais altos poderes da China, os Estados Unidos e a União Soviética, em torno da época da Segunda Guerra Mundial. Durante a guerra, um secreto pacto foi celebrado entre os filósofos, que resultou na criação do Legacy.

Qual é o legado da filosofia grega para a atualidade?

Do legado filosófico grego, podemos destacar como principais contribuições as seguintes ideias: - O conhecimento verdadeiro deve encontrar as leis e os princípios universais e necessários do objeto conhecido e deve demonstrar sua verdade por meio de provas ou argumentos racionais.

Qual foi o legado de Tales de Mileto?

Descoberta do triângulo isósceles; Previsão do eclipse solar em 585 a.C.; Explicação sobre as cheias do rio Nilo; Formulação da primeira teoria cosmológica e invenção da filosofia.

É correto afirmar que para os filósofos da Antiguidade a função da ética e?

4- Para os filosófos da Antiguidade qual era a função da ética? R: Afirmar três grandes princípios da vida moral: por natureza; a virtude; e a conduta ética. Os filósofos antigos consideravam a vida ética transcorrendo como um embate contínuo entre nossos apetites e desejos.

Como era a ética na idade antiga?

Pregavam uma vida simples, em busca da felicidade ,para isso desapegavam-se dos bens materiais, prazeres, comodidades e convenções sociais. O fim último do ser humano consiste em promover sua essência racional. É agir corretamente, praticando o meio-termo entre o excesso e a falta.

O que é ética na Antiguidade?

Na Antiguidade, ética compreendia o estudo das formas de se alcançar a felicidade, plenitude e o “bem viver”.

O que o filósofo Kant defendia?

Kant fundou uma nova teoria do conhecimento, chamada idealismo transcendental, e a sua filosofia, como um todo, fundou o criticismo, corrente crítica do saber filosófico que visava, como queria Kant, a delimitar os limites do conhecimento humano.

Qual o pensamento de Kant em relação a ética e a moral?

De acordo com Kant, o agir ético tem um único móvel, a saber: o cumprimento do dever pelo dever, sendo assim qualificado de ação moral. Já o agir jurídico pressupõe outros fins, outras metas, e não apenas se realizar uma ação conforme a lei positiva porque se trata de uma lei positiva.

Qual é a afirmação de Kant?

Ou, nas palavras de Kant: "Sem sensibilidade nenhum objeto nos seria dado, e sem entendimento nenhum seria pensado. Pensamentos sem conteúdo são vazios, intuições sem conceitos são cegas."

Quem é o pai da ética?

Sócrates (470-399 a.C.) inaugura a Ética ao defender que devemos pensar e analisar as nossas condutas e os nossos comportamentos em função do que nós próprios pensamos, através de um exame racional de nossos comportamentos. A virtude (em Grego areté) é a prática da ação correta, excelente, meritória.

Qual filósofo tratou da ética?

Sócrates, Platão e Aristóteles são os pensadores gregos mais estudados e citados no campo da ética. De um modo geral, afirmavam que a conduta do ser humano deveria ser pautada no equilíbrio, a fim de evitar a falta de ética. Pregavam a virtude, a estreiteza moral e outras atitudes voltadas para a ética.

Quem foi o fundador da ética?

Diante de tal constatação, quem cunhou o termo “ética” e expandiu esse campo de estudo foram filósofos dos quais você provavelmente já deve ter ouvido falar: Sócrates, Platão e Aristóteles.

São os valores humanos universais e fundamentais?

O conceito valores universais se enquadra dentro da dimensão moral do ser humano. Estes valores se referem à liberdade, justiça generosidade, amor, paz, solidariedade e honestidade, conceitos que estão presentes em todas as tradições culturais. Estes conceitos têm sentido pelo que valem.

O que é ser ético e moral?

Moral representa os hábitos e costumes de uma sociedade, enquanto ética é um comportamento moral individual racionalizado e uma espécie de filosofia da moral.

Quais são os principais princípios éticos sobre a saúde global?

Considerou-se que a saúde, como bem público global, tem a justiça social, a equidade e a solidariedade como seus valores éticos orientadores. Tais valores levantam questões a serem aprofundadas pela reflexão ética.

Artigo anterior
Como eles eram tratados os escravos?
Artigo seguinte
Como se livrar de um relacionamento doentio?