É possível retirar o nome do pai biológico da certidão?

Perguntado por: Martinho Valentim Vicente Esteves  |  Última atualização: 2. November 2024
Pontuação: 4.5/5 (60 avaliações)

A legislação não permite a exclusão do registro paterno apenas por vontade expressa do interessado, já que a lei dispõe que o nome civil é imutável, pois integra um papel importante na consolidação da personalidade do detentor.

Como tirar o nome do pai biológico?

A principio, os pais biológicos exercem o poder familiar, que somente pode ser destituído via judicial, ou seja, ingressando com ação judicial e desde que presentes as hipóteses previstas na lei.

O que é preciso para tirar o nome do pai do registro?

De fato, é possível tirar o nome do pai do registro, mas esse procedimento não é tão simples quanto parece. A exclusão depende de autorização judicial, pois o solicitante deve comprovar o abandono ou mesmo o constrangimento gerado por manter a filiação nos documentos do requerente.

Como fazer para tirar o nome do pai da certidão de nascimento?

É possível alterar o sobrenome quando o casal contrai núpcias, com o divórcio caso seja a vontade das partes ou ainda quando há constrangimento em relação ao nome ou sobrenome. Em relação ao abandono afetivo, há a possibilidade da retirada do sobrenome do genitor em casso de abandono afetivo.

Como desconstituir a paternidade?

Também é possível solicitar a desconstituição de paternidade nos casos de abandono material, moral e afetivo, além de casos de crime sexual contra a criança, mas para isso serão necessárias provas e testemunhas, além de um advogado ou defensor público.

Como retirar nome do pai biológico dos documentos

26 questões relacionadas encontradas

É possível excluir paternidade?

A exclusão da filiação é possível, entretanto a dificuldade e morosidade processual inviabiliza que esta seja realizada. Em contrapartida, o reconhecimento de paternidade pode ser realizado de forma descomplicada em qualquer cartório de Registro Civil.

Pode desfazer paternidade?

O pedido de anulação de registro civil de nascimento, fundamentado em erro, encontra amparo na redação do artigo 1.604 do Código Civil.

Quanto custa para tirar o nome do pai na certidão?

Quanto custa? Como se caracteriza, basicamente, como um registro de nascimento, o ato de registro de reconhecimento de paternidade é gratuito em todo território brasileiro.

O que é abandono afetivo paterno?

Quando os pais ou responsáveis não cumprem seu dever de cuidado e criação dos filhos.

Quanto custa para tirar o sobrenome do pai?

Agora, basta apresentar o pedido diretamente a qualquer um dos 7.800 cartórios de registro civil do Brasil. É preciso ter pelo menos 18 anos e pagar uma taxa que, a depender do estado, varia de R$ 100 a R$ 400.

O que a lei diz sobre o pai ausente?

Estatuto da criança e adolescente prevê penalizações para pais ausentes. Pais que, após o divórcio, deixam de visitar os filhos, podem ser penalizados pela justiça, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Quanto tempo leva um processo de abandono afetivo?

De acordo com a decisão colegiada, a prescrição nesse caso ocorre 3 anos após a maioridade do filho, conforme dispõe o artigo 206, §3º, V, do Código Civil.

É possível a exclusão do sobrenome paterno em razão do abandono afetivo praticado pelo genitor?

02. O abandono afetivo e material configuram justo motivo a permitir a exclusão do sobrenome de genitor, respeitando-se, assim, a unidade familiar concreta e a dignidade da pessoa, que não pode ser constrangida a carregar patronímico gerador de angústias.

Quanto tempo demora para tirar o sobrenome do pai?

A alteração ou retificação de sobrenome é um direito inerente à personalidade do indivíduo e tutelado pela Constituição Federal. E como tal, não há vedação legal e nem prazo para que seja exercido, podendo ser pleiteada a retificação ou exclusão de sobrenome a qualquer tempo.

O que acontece se não colocar o nome do pai na certidão de nascimento?

Porém, se houvesse omissão ou impedimento do pai, a mãe poderia assumir seu lugar e registrar o filho, providenciando, inclusive, investigação de paternidade, se necessário fosse. No caso, para constar o pai no registro, a mãe comparecerá ao cartório, e se casada, portará a certidão de casamento.

O que acontece quando você registra um filho que não é seu?

Assim, o registro de filho alheio como próprio, em havendo o conhecimento da verdadeira filiação, impede posterior anulação. O registro não revela nada mais do que aquilo que foi declarado - por conseguinte, correspondente à realidade do fato jurídico.

É possível processar o pai por falta de amor?

A simples falta de afeto, ou mesmo a falta de amor, não são puníveis pelo ordenamento jurídico, considerando que não há qualquer obrigação jurídica de dar afeto.

Quais as provas para abandono afetivo?

Na ação de danos morais, é necessário apresentar provas que comprovem que houve o abandono afetivo e que esse abandono causou prejuízos emocionais e psicológicos. As provas podem incluir mensagens de texto, e-mails, fotos, testemunhas e outros elementos que possam comprovar o ocorrido.

O que é preciso para entrar com processo de abandono afetivo?

A configuração da responsabilidade civil do genitor, para compensação, por abandono afetivo, exige a presença dos requisitos caracterizadores: a conduta omissiva ou comissiva do genitor (ato ilícito); o trauma ou prejuízo psicológico sofrido pelo filho (dano); e o nexo de causalidade entre o ato ilícito e o dano; e, ...

É obrigatório ter o nome do pai na certidão de nascimento?

Segundo a legislação brasileira, tanto mãe, como pai, têm a obrigação de registrar o recém-nascido em um cartório de registro civil. Quando o pai registra a criança ele está fazendo o reconhecimento de paternidade. Já quando a mãe faz o registro, ela está fazendo o reconhecimento de maternidade.

Pode processar o pai por pedir DNA?

Nos casos em que há a recusa do pai em reconhecer o filho, mesmo com o resultado positivo do teste de DNA, há a necessidade de propositura de ação de investigação de paternidade para que o reconhecimento seja postulado em Juízo.

Tem como tirar o nome do pai e colocar o nome do padrasto?

“A Lei de Registros Públicos, alterada com as leis posteriores, inclusive a chamada Lei Clodovil, permite expressamente essa alteração para a inclusão do sobrenome dos pais de criação, mesmo ausente anuência do pai biológico. Esse é o direito do filho de ter esse nome incluído e que não pode ser obstado.

É possível anular uma certidão de nascimento?

"Esta Corte consolidou orientação no sentido de que para ser possível a anulação do registro de nascimento, é imprescindível a presença de dois requisitos, a saber: (i) prova robusta no sentido de que o pai foi de fato induzido a erro, ou ainda, que tenha sido coagido a tanto e (ii) inexistência de relação socioafetiva ...

Quantos locos são necessários para exclusão de paternidade?

A exclusão de uma paternidade/maternidade é verificada quando o filho questionado não compartilha dos alelos do(a) suposto(a) pai/mãe. paternidade/maternidade só é considerada irrefutável quando são encontradas inconsistências em pelo menos três locos.

É crime negar a paternidade?

O direito à paternidade é garantido por lei, e seu reconhecimento pode ser voluntário ou imposto por decisão judicial.

Artigo anterior
Quem ganha Hinata ou Hanabi?
Artigo seguinte
O que é dieta por sonda?