Quais são os casos opcionais de crase?
Perguntado por: Juliana Nicole Melo de Macedo | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.2/5 (50 avaliações)
A crase nada mais é do que a fusão da preposição “a” com o artigo feminino “a”. Antes de pronomes possessivos femininos — que são: “minha”, “minhas”, “tua”, “tuas”, “sua”, “suas”, “nossa”, “nossas”, “vossa” e “vossas” — o artigo é opcional. Por isso, você pode utilizar a crase ou não.
Em qual das situações a crase é opcional?
A crase será facultativa quando a presença do artigo definido feminino “a” ou a preposição “a” também for facultativa, podendo ou não estar presente na frase. Dessa forma, se o artigo e a preposição estiverem na frase, o uso da crase é obrigatório, pois há contração da preposição “a” com o artigo “a”.
Quais são os casos que não ocorre a crase?
Assim, a crase não deve ser usada nos seguintes casos: 1) Antes de palavras masculinas (em que se usa o artigo definido masculino “o”): ... 2) Antes de verbos, pronomes pessoais, pronomes indefinidos, pronomes demonstrativos, artigos indefinidos e plural genérico (em que não se usa nenhum artigo):
Quais são os casos especiais de crase?
- - Nas circunstâncias em que a palavra distância estiver determinada, o uso da crase será obrigatório. ...
- - No sentido de chão firme, opondo-se a bordo, o uso da crase não é recomendado; ...
- Retornamos à terra de meus avós há três meses.
Como saber se a crase ou não?
Uma boa dica para saber se deve ou não usar crase, é substituir a palavra feminina por uma masculina. Na frase "fui à feira", por exemplo. "Substitua 'feira' por 'supermercado'. Se o 'a' virar 'ao', o 'a' em questão tem que receber o acento grave.
CRASE: USO E REGRAS | GRAMÁTICA | QUER QUE DESENHE?
O que é crase e exemplos?
O que é a crase:
A crase é a união do artigo feminino a com a preposição a e com certos pronomes cuja letra inicial também é o a. Essa união é indicada ortograficamente através do uso do acento grave (à), também designado de acento indicador de crase. Exemplos: Gosto de comida à mineira.
Para que serve os 4 tipos de porquês?
Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.
Quais são as regras para o uso da crase?
- A crase deve ser empregada apenas diante de palavras femininas. ...
- Lembre-se de utilizar a crase em expressões que indiquem hora. ...
- Antes de locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo. ...
- A crase, na maioria das vezes, não ocorre antes de palavra masculina.
Quando a é opcional?
A crase nada mais é do que a fusão da preposição “a” com o artigo feminino “a”. Antes de pronomes possessivos femininos — que são: “minha”, “minhas”, “tua”, “tuas”, “sua”, “suas”, “nossa”, “nossas”, “vossa” e “vossas” — o artigo é opcional.
Em qual das situações abaixo o uso do acento grave indicativo da crase é facultativo opcional )?
Antes de pronomes possessivos
O uso do acento grave indicativo de crase é facultativo porque o uso do artigo definido a é também facultativo: Diga à minha mãe que chegarei tarde. Diga a minha mãe que chegarei tarde. Não foi fácil sobreviver à minha família.
Em qual alternativa Há um caso em que o uso da crase é facultativo?
A "Crase" é facultativa diante dos nomes próprios de pessoas, antes de possessivos e depois da preposição até que antecede substantivos femininos, desde que o termo antecedente reja preposição a: Ofereci um presente a (à) Carolina. O porteiro entregou os papéis a (à) minha secretária.
Quando a vírgula é opcional?
O uso da vírgula é facultativo no início ou meio da oração, quando o adjunto adverbial for apenas um advérbio. Ontem, fomos ao cinema ver um filme de comédia.
Quando usamos a?
Usamos “à” quando estamos nos referindo ao lugar. – Irei à faculdade hoje pois tenho prova. – Todos os trabalhadores foram à reunião após o expediente. Quando nos referimos ao objeto indireto ou complemento nominal.
O que quer dizer nome facultativo?
O que é Facultativo:
Quando se diz que algo é facultativo significa que é optativo, ou seja, pode ou não ser feito.
Por que exemplos?
“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
Qual o uso dos porquês?
Dicas para o uso dos porquês
Por que: Escrito separado e sem acento, este “por que” é usado em frases interrogativas e também como a união de "por'' com um pronome relativo. ... Porquê: Escrito junto e com acento, este “porquê” se usa quando a sentença for substantivada e sinônima de “motivo” ou “razão”.
Qual a regra dos porquês?
Por exemplo, de forma resumida, em caso de perguntas e respostas deve-se usar, respectivamente, por que e porque. Em contrapartida, quando a pergunta estiver no final da frase, utiliza-se por quê e, no caso do substantivo, porquê. Todavia, caso não tenha ficado didático o suficiente, não desista.
Quando ocorre A crase?
Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.
Faz referência a ou a?
Se estiver no plural, a) haverá crase (preposição a + artigo plural as): “Fez referência às minhas ideias.”; “Fez alusão às suas poesias.” b) não haverá crase (preposição a, sem artigo definido): “Fez referências a minhas ideias.”; “Fez alusão a suas ideias.”
Quando não se pode usar a vírgula?
- 1 - Não separar o sujeito do predicado. A vírgula nunca deve separar o sujeito do predicado. ...
- 2 - Não separar o verbo do complemento. A mesma lógica se aplica ao verbo e seus complementos - tanto diretos quanto indiretos -, como:
O que a falta de uma vírgula faz?
Basicamente, é a vírgula que marca as pausas e inflexões da voz na leitura. Além disso, tem a responsabilidade de enfatizar e/ou separar expressões e orações. ... Sobretudo, a presença ou ausência da vírgula causam alterações completas no significado e sentido das frases.
Tem vírgula depois de inclusive?
Expressões como “por exemplo”, “ou seja”, “isto é”, “além disso”, “ou melhor”, “inclusive” e “aliás” devem ser utilizadas entre vírgulas. Por exemplo: Estava pronta para sair, inclusive, já tinha terminado todo o trabalho.
Quando o uso do artigo é facultativo?
a) É facultativo o emprego do artigo antes de nomes próprios personativos quando há ideia de familiaridade ou afetividade. Exs: O Pedro é meu primo mais velho / Cristina é amiga para todos os momentos. b) Recomenda-se o uso do artigo depois do numeral “ambos”. Ex: Ambos os colegas estão pleiteando a vaga de monitoria.
Quando não se deve usar o artigo?
a) Não se usa o artigo quando se trata de personagens ilustres, de pessoas com as quais não se tem intimidade e de nomes de santos: Admirava Joana d'Arc. / Chegou com Maria. / Era devota de Santo Antônio. Exceção. Existe artigo quando se designa a festa referente ao santo: Assisti ao melhor São João da minha vida.
Pode usar artigo antes de nome próprio?
Se usado com nomes próprios, o artigo definido indica familiaridade, mas trata-se de uso opcional, podendo também ser omitido: "O João não veio hoje", "A Ana está sempre presente nos encontros dominicais".
O que é considerado desacato a funcionário público?
O que acontece com quem não come fruta?