O que são palavras arcaicas?

Perguntado por: Sebastião Benjamim Teixeira  |  Última atualização: 7. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (42 avaliações)

São vocábulos usados em outras épocas cujo uso passou a ser desnecessário na atualidade, perdendo a sua razão de existir, ou cujo uso foi substituído por vocábulos sinônimos, mais adequados ao mundo atual. Apesar disso, ainda se encontram dicionarizados.

O que são palavras arcaicas e dê exemplos?

O arcaísmo linguístico é encontrado na fala que contém traços fonéticos, morfológicos, sintáticos e léxicos que são conservadores e antigos na língua. Exemplos de palavras dicionarizadas e expressões que são consideradas como arcaísmos: "Quiçá" (formado por alteração do antigo "qui sabe?"), substituído por "talvez".

Quais são as palavras arcaicas?

Palavras que hoje são usuais para nós, no futuro fatalmente se tornarão arcaísmos, e os que hoje existem, antigamente foram palavras usuais.
...
Arcaísmo
  • Ceroula (cueca)
  • Vosmecê (você)
  • Outrossim (também)
  • Quiçá (talvez)
  • À guisa de (à maneira de)
  • Apalermado (bobo)
  • Magote (grande quantidade)

O que são palavras arcaísmo?

O arcaísmo consiste no emprego de palavras ou expressões cuja utilização seja menos frequente na modalidade escrita e na modalidade oral.

O que é arcaica no português?

Significado de Arcaico

adjetivo Que se pode referir a épocas antigas; que lembra tempos remotos; que faz parte do que é antigo; antigo. [Por Extensão] Que já não se encontra em uso; antiquado ou obsoleto: opinião arcaica. Que pode ser considerado fora de moda: tendência arcaica.

Significado da palavra Arcaico

25 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre o português arcaico e o português clássico?

O português arcaico apresenta uma série de características linguísticas, representadas na documentação escrita remanescente, que fundamenta a oposição entre o português arcaico e o moderno, para outro designado como clássico.

Por que estudar o português arcaico?

Além disso, essa variação documentada fornece dados significativos para o processo histórico de mudança da língua e para melhor apreensão e compreensão de variantes que persistiram para além do período arcaico e até hoje permanecem em variantes, sobretudo, mas não apenas, regionais do português.

O que são palavras antigas?

São vocábulos usados em outras épocas cujo uso passou a ser desnecessário na atualidade, perdendo a sua razão de existir, ou cujo uso foi substituído por vocábulos sinônimos, mais adequados ao mundo atual. Apesar disso, ainda se encontram dicionarizados.

O que é preciosismo exemplo?

Como exemplos de preciosismos, além de usar palavras difíceis em qualquer contexto, existem os empregos do pronome oblíquo, mesóclise e também o uso do mais-que-perfeito do indicativo, que, respectivamente, são: Vocês o conhecem?; Falar-lhe-ei a teu respeito; Eu levara meu cachorro pra passear, quando fui assaltada.

O que é linguagem coloquial exemplo?

Expressa informalidade

O propósito da linguagem coloquial é tornar o diálogo mais rápido, espontâneo e de fácil compreensão entre as pessoas envolvidas. Assim, quando alguém diz “me espere às 18h50, no metrô” está usando a linguagem coloquial, pois na forma culta da língua fala-se “espere-me às 18h50, no metrô”.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Como eram as palavras antigamente?

Tabefe (tapa, bofetada) Sacripanta (patife, pilantra) Basbaque (pessoa ingênua, simplório, tolo) Chumbrega (de má qualidade, ordinário)

Que palavras não são mais usadas?

Conheça 10 palavras que desapareceram da língua portuguesa
  1. 1 – Quiprocó Não faz ideia do que isso significa? ...
  2. 2 – Chapoletada. ...
  3. 3 – Fuzarca.
  4. 4 – Chumbrega. ...
  5. 5 – Sirigaita.
  6. 6 – Supimpa. ...
  7. 7 – Marmota. ...
  8. 8 – Carraspana.

O que é gírias e exemplos?

Gíria é uma palavra ou expressão, criada pelo povo, que substituí na linguagem cotidiana determinadas palavras oficiais da língua. Exemplos de gírias muito usadas pela população: - Gata ou gato = mulher bonita, homem bonito.

O que é um neologismo exemplos?

Um neologismo pode também ser classificado de "neologismo completo" (criado de acordo com a forma e o sentido da palavra, por exemplo, microfone) e de "neologismo incompleto" (palavras já existentes no idioma e que tomam novos significados), por exemplo: papudo (que tem grande papo), que significa também (indivíduo ...

O que é vocabulário Preciosista?

PRECIOSISMO é o emprego desnecessário de vocábulos de “baixa freqüência” (palavras de significado desconhecido da maioria das pessoas), arcaicos ou em língua estrangeira ou ainda qualquer forma afetada de expressão verbal.

O que é a linguagem rebuscada?

1. Linguagem rebuscada. Excessivamente formal, com muitos termos técnicos, que demonstra um vocabulário refinado e amplo.

Quais são os vícios de linguagem?

Quais os tipos dos vícios de linguagem?
  1. Arcaísmo. O arcaísmo diz respeito às palavras antigas e em desuso, que não fazem mais parte do vocabulário da Língua Portuguesa. ...
  2. Barbarismo. ...
  3. Solecismo. ...
  4. Neologismo. ...
  5. Pleonasmo.

Qual é a palavra mais antiga da língua portuguesa?

Conheça palavras antigas da língua portuguesa que já quase ninguém utiliza.
  • Sisa: indicava um tributo pago ao estado.
  • Soer: sinónimo de costumar.
  • Soldo: indicava uma obrigação no arrendamento de terra.
  • Suso: sinónimo de acima.
  • Tença: sinónimo de posse.
  • Trepa: Coça, tareia, treino.
  • Vosmecê: sinónimo de você.

Quais são as três fases da língua portuguesa?

A pesquisadora Amini Boainain Huay divide a origem da língua portuguesa em três fases principais, uma pré-histórica, uma proto-histórica e uma, efetivamente, histórica.

Por que ocorre a variação linguística?

As variações linguísticas acontecem porque vivemos em uma sociedade complexa, na qual estão inseridos diferentes grupos sociais. Alguns desses grupos tiveram acesso à educação formal, enquanto outros não tiveram muito contato com a norma culta da língua.

O que é o português clássico?

Entre os séculos XVI e XVIII: português clássico ou moderno.

O período que vai de 1536/1550 até o século XVIII foi classificado pelos estudiosos da língua portuguesa como período do português moderno ou período do português clássico.

Quais as características do português arcaico?

Características do português arcaico

No aspecto fonético, há, por exemplo, grande número de hiatos e a persistência do e do o tônicos latinos. No que se refere à morfologia, eram uniformes os substantivos em –dor, -tor, -or, e o superlativo absoluto também se formava com gram.

Onde se fala a língua galega?

A língua galega ou galego (pronúncia galega: [ɡaˈleɣo̝]) é a língua ibero-românica ocidental de caráter oficial na Comunidade Autónoma da Galiza, falada também nas Astúrias, Castela e Leão e pela diáspora galega, localizada principalmente na Argentina, Brasil, Cuba ou Uruguai.

Em que século o galego-português Tornou-se uma língua madura?

Usado em documentos escritos desde o século IX, o galego-português tornou-se uma linguagem madura no século XIII, com uma rica literatura. Em 1290 foi decretado língua oficial do reino de Portugal pelo rei D. Dinis I.

Artigo anterior
Como saber a quantidade de sódio dos alimentos?
Artigo seguinte
Quantas gotas de Rivotril para se matar?