O que são os embargos de terceiro?

Perguntado por: César Luís de Domingues  |  Última atualização: 28. Oktober 2024
Pontuação: 4.4/5 (9 avaliações)

Embora se caracterizem como ação de conhecimento, os embargos de terceiro têm como única finalidade evitar ou afastar a constrição judicial injusta sobre bens de titularidade de pessoa que não faz parte do processo relacionado.

O que pode ser alegado em embargos de terceiros?

Diz-se então que os embargos de terceiro constituem demanda à disposição daquele que, não sendo responsável patrimonial, ou possuindo bem específico que escapa a esta responsabilidade, sofre ameaça ou tem concretizada sobre patrimônio seu a prática de turbação ou de esbulho perpetrado por força de decisão judicial.

Quando posso entrar com embargos de terceiros?

Os Embargos de Terceiros são cabíveis por aquele que não faz parte no processo sofrer constrição ou ameaça de constrição sobre bens que possua ou sobre os quais tenha direito incompatível com o ato constritivo.

Quando é cabível a oposição de embargos de terceiro?

PRAZO PARA AJUIZAMENTO. I - Os embargos de terceiro podem ser opostos a qualquer tempo, com termo final em 5 (cinco) dias contados da arrematação, adjudicação ou remição, desde que antes da assinatura da respectiva carta.

Qual a defesa nos embargos de terceiro?

Os embargos de terceiro estão regulados nos artigos 1.046 a 1.054 do CPC, tratando da defesa do terceiro em caso de constrição judicial dos bens que estejam em seu domínio ou em sua posse, sendo que terceiro, para a gran- de maioria dos doutrinadores, é definido por exclusão, como sendo uma pes- soa que não figura como ...

Tudo que você precisa saber sobre embargos de terceiro!

27 questões relacionadas encontradas

Quem deve ser citado nos embargos de terceiro?

Devem integrar o pólo passivo da ação de embargos de terceiro todos aqueles que, de algum modo, se favoreceram do ato constritivo, situação na qual se insere o executado, quando parte dele a iniciativa de indicar à penhora o bem objeto da lide.” (STJ, 4ª Turma, REsp 739985-PR 2005/0001560-4, Rel.

Quem deve ser o embargado em embargos de terceiro?

Pode-se dizer que o embargado vem a ser o beneficiado pelo ato de constrição judicial do bem do terceiro embargante, podendo ser ele tanto o autor quanto o réu da ação originária, não estando excluída a hipótese de ambos comporem litisconsórcio passivo na ação de embargos de terceiro.

Qual é a natureza jurídica dos embargos de terceiro?

NATUREZA DOS EMBARGOS DE TERCEIRO

Sua finalidade, como já destacado, é a de invalidar o que a doutrina cha- ma de esbulho judicial, uma vez que servem para a proteção da posse ou de um outro direito real qualquer do embargante sobre o bem objeto da constrição.

Quem paga as custas nos embargos de terceiro?

Conforme art. 789-A , V , da CLT , as custas dos embargos de terceiro importam em R$ 44,26 e são pagas, ao final, pelo executado.

Qual é o juízo competente para julgar os embargos de terceiro?

2. Com efeito, a competência para processar e julgar os embargos de terceiro é sempre do juízo competente para a ação principal. Portanto, ainda que a constrição tenha sido determinada pelo Tribunal, em grau de competência recursal, terá sempre como gênese a ação principal que tramita no primeiro grau de jurisdição. 3.

Tem audiência nos embargos de terceiro?

No entanto, os Embargos de Terceiro é uma das ações que tem procedimento especial, cujo procedimento está previsto no art. 679 e seguintes do CPC. Nos Embargos de Terceiro o requerido é imediatamente citado para apresentar a sua resposta e não para comparecer em uma audiência.

Tem custas nos embargos de terceiro?

De acordo com o Órgão Julgador, dada a suposta natureza de ação autônoma dos embargos de terceiro, as custas processuais devem incidir à base de 2% sobre o valor fixado pelo juiz, nos termos do art. 789 , caput e IV , da CLT . 4.

O que acontece se o embargado não se manifestar?

1. A ausência de manifestação da parte embargada acerca dos cálculos elaborados pelo perito judicial implica concordância tácita com o valor da conta apresentada, o que acarreta a preclusão lógica do direito de impugná-lo. 2.

Qual o valor da causa na ação de embargos de terceiro?

O valor da causa, em se tratando de embargos de terceiro, deve corresponder ao valor do bem constrito, não excedendo o valor da dívida. Incidência da Súmula 83/STJ.

Quem tem legitimidade para opor embargos de terceiro?

A legitimidade para a oposição dos embargos de terceiros recai sobre o senhor e possuidor ou sobre apenas o possuidor, nos termos do art. 1.046 , § 1º , CPC/73 . A posse que permite a oposição desses embargos é tanto a direta quanto a indireta.

O que significa embargos?

Embargar significa impedir, colocar um obstáculo, conter, reprimir, não deixar que algo se manifeste. No direito, os embargos, como uma forma de recurso a decisões judiciais, possuem o mesmo objetivo.

Como é feita a citação nos embargos de terceiro?

Com o advento da Lei 12.125/09 a citação é feita na pessoa do ad- vogado que representa o(s) embargado(s) no processo principal. O prazo para contestação é de dez dias (art. 1.053). Por fim, a sentença que defere os embargos é de natureza declara- tória, já que declara o direito e posse do terceiro.

Qual é a natureza da decisão que resolve o embargos de terceiro?

Sua natureza é de ação autônoma, com eficácia desconstitutiva (ou constitutiva negativa), tendo por finalidade principal desfazer ou inibir (no caso dos embargos de terceiro preventivos) a prática de atos judiciais de constrição de bens, como a penhora, o arresto, o sequestro, etc.

Quando o juiz rejeita os embargos?

Se o juiz rejeita os embargos de declaração, compete ao prejudicado interpor apelação para que o tribunal, em diligência, entendendo-a necessária, determine a declaração recusada.” (RT 111/338).

Quanto tempo o juiz leva para julgar um embargo?

O juiz julgará os embargos em 5 (cinco) dias. § 1o Nos tribunais, o relator apresentará os embargos em mesa na sessão subsequente, proferindo voto, e, não havendo julgamento nessa sessão, será o recurso incluído em pauta automaticamente.

Quanto tempo o juiz tem para responder um embargo?

1.023 (...) § 2º O juiz intimará o embargado para, querendo, manifestar-se, no prazo de 5 (cinco) dias, sobre os embargos opostos, caso seu eventual acolhimento implique a modificação da decisão embargada. Nos termos do art. 1.024 do NCPC, caput, o magistrado, então, terá cinco dias para julgar o recurso (antigo art.

Quem deve figurar no polo passivo da ação de embargos de terceiro?

Destacamos que o Superior Tribunal de Justiça, ainda na égide do CPC/1973, já adotava tal definição de legitimado passivo: “Devem integrar o pólo passivo da ação de embargos de terceiro todos aqueles que, de algum modo, se favoreceram do ato constritivo, situação na qual se insere o executado, quando parte dele a ...

Quem perde paga as custas do processo?

Como o réu perdeu, ele deverá reembolsar à parte autora todo o valor que foi gasto com as custas processuais. Bom, essa é a regra: normalmente, uma parte vence e a outra perde, certo? Só que também pode acontecer uma outra situação… Autor e réu, ao mesmo tempo, ganharem parte do processo e perderem em outra.

O que é embargos de terceiro novo CPC?

O texto do Novo CPC, em seu artigo 674, determina que os embargos de terceiro são uma possibilidade para que uma pessoa de fora do processo possa pedir para que os seus bens, alvos de arresto, sequestro, penhora ou outras formas de ameaça ao bem do terceiro não envolvido na disputa. Art. 674.

O que acontece se eu não pagar os 30% do advogado?

Esses honorários são uma determinação legal, e o não cumprimento dessa obrigação pode resultar em execução judicial. Caso o sucumbente não efetue o pagamento dentro do prazo estabelecido pela lei ou pela decisão judicial, o advogado da parte vencedora poderá requerer a execução dos honorários de sucumbência.

Artigo anterior
O que fazer para má circulação?
Artigo seguinte
Qual é o conceito de administração?