O que a LDB fala sobre a educação inclusiva?
Perguntado por: Ângelo Leite Azevedo | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.7/5 (22 avaliações)
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), no 9.394/96 (Brasil, 1996), no Capítulo III, art. 4º, inciso III, diz que é dever do Estado garantir o “atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino”.
O que a BNCC fala sobre Inclusão?
É importante mencionar que a BNCC faz referência a educação necessária para a pessoas com deficiência, apenas uma vez, em sua introdução, ao mencionar a Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, que se caracteriza no Estatuto da Pessoa com Deficiência, ...
O que a Constituição Federal fala sobre a educação inclusiva e a modalidade da educação especial?
No Brasil, desde a Constituição Federal de 1988, os documentos oficiais legais e complementares, de normatização ou de orientação à política educacional, preveem que, aos alunos com necessidades educacionais especiais, sejam garantidos a educação e o atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede ...
O que diz o artigo 208 da Constituição Federal?
208 da Constituição Federal prevê que o dever do Estado com a educação será efetivado, entre outras, mediante a garantia de atendimento ao educando no ensino fundamental através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.
O que diz a Lei nº 9394 96 sobre educação especial?
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), no 9.394/96 (Brasil, 1996), no Capítulo III, art. 4º, inciso III, diz que é dever do Estado garantir o “atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino”.
LDB - Educação Especial
Quais as competências apresentadas na BNCC que contribuem para o acolhimento e inclusão de todos os alunos?
- Conhecimento.
- Pensamento científico, crítico e criativo.
- Repertório cultural.
- Comunicação.
- Cultura digital.
- Trabalho e projeto de vida.
- Argumentação.
- Autoconhecimento e autocuidado.
Quais habilidades trabalhar com alunos especiais?
- Representar – reativar na memória uma lembrança ou objeto sem a presença deste;
- Pensar – capacidade de formar idéias, conceitos e juízos para formar o raciocínio;
- Memória – capacidade de fixar, reter, evocar e reconhecer;
Quais as habilidades da educação especial?
As competências cognitivas como interpretar, compreender, analisar, pensar abstratamente, entre outras são fundamentais para o desenvolvimento do ser humano, no entanto, para o aluno com deficiência as habilidades socioemocionais podem ser uma importante ponte para que consigam se expressar como se sentem, pensam e se ...
O que são competências e habilidades na educação?
O que são competências no contexto educacional? As competências dizem respeito à capacidade de mobilizar habilidades, atitudes, recursos, valores e conhecimentos para solucionar problemas e diversas outras demandas da vida cotidiana e, futuramente, do trabalho.
O que são habilidades desenvolvidas?
As habilidades profissionais são competências desejadas no ambiente de trabalho para que as atividades sejam realizadas da melhor forma possível em cada ocupação. Muitas vezes, elas são inatas. Ou seja, nascem junto com o indivíduo. Mas, geralmente, elas são desenvolvidas e aprimoradas com estudos e a prática.
Quais são os objetivos da educação inclusiva?
Uma educação inclusiva integra os alunos com necessidades especiais, em escolas regulares, por meio de uma abordagem humanística. Essa visão entende que cada aluno tem suas particularidades e que elas devem ser consideradas como diversidade e não como problema.
Quais são as habilidades que o professor de educação inclusiva deve desenvolver?
Para que haja de fato uma educação inclusiva é imprescindível que os professores busquem capacitação, aperfeiçoamento e formação continuada, a fim de proceder à mediação ao receber alunos com necessidades educacionais especiais, visando um ensino que respeite as diferenças e particularidades de cada indivíduo.
Quais as competências da BNCC para inclusão?
Há várias dessas competências que podem ser trabalhadas para a inclusão escolar, dentre elas podemos citar a competência 4 (quatro) que prevê utilizar diferentes linguagens - verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital -, bem como conhecimentos das linguagens artística, ...
Que estratégia você professor utiliza para alunos com deficiência?
Promova campanhas de inclusão escolar
Ciclos de debates, palestras e visitas a instituições assistenciais são algumas das formas de os estudantes compreenderem a realidade dos portadores de deficiência e se sentirem receptivos às novas amizades.
Quais são as competências socioemocionais BNCC?
- Autoconsciência. ...
- Autogestão. ...
- Consciência social. ...
- Habilidades de relacionamento. ...
- Tomada de decisão responsável.
Quantas são as competências socioemocionais?
As 12 Competências Socioemocionais. Cada estudo determina um conjunto de competências socioemocionais. Portanto, essas competências podem variar, mas sempre se referem ao mesmo conjunto de habilidades essenciais para a formação do indivíduo.
Quantas competências gerais a BNCC prevê que sejam desenvolvidas e quantas competências específicas determina para a disciplina de História?
Componentes curriculares: História e Geografia. Componente curricular: Ensino Religioso. Cada área do conhecimento e disciplina possuem competências específicas, que são relacionadas com as 10 competências gerais da BNCC.
Quais as bases da inclusão?
O processo de inclusão pode se dar, por exemplo, por meio da Educação Especial. Essa modalidade de ensino está prevista na Constituição Federal (CF), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e em diversos documentos e legislações nacionais.
Quais são as leis da inclusão?
- 1989 – Lei nº 7.853/89. ...
- 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº. ...
- 1990 – Declaração Mundial de Educação para Todos. ...
- 1994 – Declaração de Salamanca. ...
- 1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394/96. ...
- 1999 – Decreto nº 3.298 que regulamenta a Lei nº 7.853/89.
O que são competências e habilidades na BNCC?
Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
Qual o papel do professor no contexto da educação inclusiva?
É um grande desafio aos professores o processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais, pois cabe a eles construírem novas propostas de ensino, atuar com um olhar diferente em sala de aula, sendo o agente facilitador do processo de ensino-aprendizagem.
Qual é o papel do professor no processo de inclusão?
Isso porque esse profissional é o responsável por direcionar o processo pedagógico, desenvolvendo caminhos para que o aluno adquira o conhecimento. Portanto, o professor tem o papel de auxiliar o estudante com necessidades educacionais especiais para que ele avance tanto intelectualmente quanto socialmente.
Como desenvolver uma prática docente inclusiva?
No contexto da educação inclusiva, o planejamento deve ser contínuo e colaborativo. Ao mesmo tempo, deve valorizar os interesses e atender às necessidades de cada estudante. Isso significa pensar aulas desafiadoras para todos, diversificando as formas de apresentar e explorar os conteúdos curriculares.
Quais são os objetivos da educação especial?
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, ...
O que são habilidades exemplos?
Como foi dito acima, as habilidades podem ser definidas a partir do “saber fazer”. Uma pessoa pode, por exemplo, saber cozinhar, jogar bola, fazer malabarismo, lavar roupas, pintar uma parede, entre outros. No entanto, existem algumas habilidades que são indispensáveis no exercício da gestão de desempenho.
São palavras informais?
Como manter a piscina de 1000 litros limpa?