Qual o funcionamento de um motor de corrente alternada?

Perguntado por: Frederico Loureiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (16 avaliações)

O motor de corrente alternada funciona através de campos magnéticos e campos elétricos. Ele é utilizado sem a necessidade de ser alimentado por outro equipamento e, normalmente, tem a função de movimentar uma máquina, como esteiras e rolos. Há dois tipos de motor de corrente alternada.

Como funciona corrente alternada e continua?

Qual é a diferença entre corrente elétrica contínua e alternada? A diferença básica entre as correntes elétricas contínua e alternada é que, enquanto na corrente contínua (CC) os elétrons movem-se em um único sentido, a corrente alternada (CA) possui elétrons que variam sua direção constantemente.

Como é o funcionamento de um motor elétrico?

O funcionamento dos motores elétricos está baseado nos princípios do eletromagnetismo, mediante os quais, condutores situados num campo magnético e atravessados por corrente elétrica, sofrem a ação de uma força mecânica, força essa chamada de torque.

Quais são os motores que funcionam em corrente alternada?

Os motores de corrente alternada também podem ser classificados em motores síncronos e motores assíncronos, além de monofásicos ou trifásicos. A principal diferença entre eles é que um motor síncrono gira em uma velocidade constante, independente da variação de cargas.

Como funciona um motor de corrente contínua?

Como funciona o Motor CC? O motor se move a partir do torque elétrico produzido pelo rotor e seus enrolamentos de armadura. O estator, com os enrolamentos de campo ou ímãs permanentes, gera um fluxo magnético que atravessa essa armadura. Então, é criado um campo de excitação, com polos norte e sul.

Princípio de funcionamento dos motores elétricos CA

30 questões relacionadas encontradas

O que é motor elétrico de corrente contínua?

Os motores de corrente contínua (motor CC) são máquinas de corrente contínua (MCC), isto é, funcionam tanto como motores quanto geradores de energia elétrica. Como o próprio nome indica, os motores CC são acionados por uma fonte de corrente contínua.

Qual motor mais comum de corrente alternada?

Os motores de corrente alternada têm outras muitas divisões todas elas mundialmente normalizadas, dentre as mais comuns temos: motor de dupla polaridade, o qual pode rodar em duas velocidades diferentes em detrimento da potência, motor de eixo-duplo, com uma saída para cada lado.

Quais são os tipos de motores de indução?

Existem dois tipos de motores de indução (assíncronos) trifásicos: Motor de indução trifásico, rotor tipo bobinado (motor de anéis):

Quais os tipos de motores elétricos?

Tipos de motores elétricos existentes

São muitos os tipos de motores elétricos que você encontra no mercado, mas, podemos separá-los em 3 grandes grupos: Motores de corrente alternada (CA), Motores de corrente contínua (CC) e Motores Universais (CA e CC).

Como saber se a corrente e alternada ou contínua?

Se os elétrons se movimentam num único sentido, essa corrente é chamada de contínua. Se eles mudam de direção constantemente, estamos falando de uma corrente alternada. Na prática, a diferença entre elas está na capacidade de transmitir energia para locais distantes.

Quais são as vantagens da corrente alternada?

A corrente alternada apresenta como vantagem a possibilidade de abaixar ou aumentar facilmente sua tensão elétrica por meio dos transformadores. Além disso, o uso desse tipo de corrente para a transmissão de alta potência é mais econômico, pois oferece menor perda energética.

Porque a corrente alternada é mais perigosa que a contínua?

Quando comparada à corrente contínua de mesma intensidade, ela pode ser de 3 a 5 vezes mais perigosa. Isso acontece porque a corrente alternada (CA) de baixa freqüência resulta na contração muscular prolongada, que pode grudar a mão na fonte energizada, prolongando a exposição.

O que é um motor de indução?

Motor de indução é um tipo de motor elétrico que possui dois campos magnéticos girantes. Também conhecido como motor de corrente alternada (AC) ou motor assíncrono trifásico. Esse dispositivo é composto por duas partes que funcionam simultaneamente: um rotor (elemento móvel do motor) e um estator (elemento fixo).

Quais os tipos de motores de indução monofásicos?

Em função do método de partida, podemos classificar os motores monofásicos como: (1) de fase separada/dividida (Split Phase); (2) de capacitor de partida (eletrolítico); (3) de capacitor permanente (a óleo); (4) de dois capacitores (óleo, eletrolítico) e (5) de anel de arraste ou polo sombreado (Figuras 3 a 6).

Quais são os tipos de motores que existem?

Os tipos de motor de acordo com os cilindros

Os cilindros podem ser agrupados de várias formas, dando origem a motores: em linha, em V, radial, cilindros opostos. Motor em linha (ou vertical): como o próprio nome já diz, nesse tipo de motor os cilindros estão dispostos em uma linha reta.

Quais os tipos mais comuns de motores elétricos?

A seguir, veremos dos tipos mais utilizados!
  1. Motores monofásicos. Talvez o tipo de motor elétrico que a gente tem mais contato no dia a dia. ...
  2. Motores trifásicos. ...
  3. Motores síncronos. ...
  4. Motores de corrente contínua. ...
  5. Motor de passo. ...
  6. Servo motor. ...
  7. Motores brushless.

Qual é o motor mais utilizado na indústria?

1. Os motores AC: Os motores de corrente alternada (igualmente chamados motores AC ou CA) são os mais comuns na indústria, pois apresentam diversas vantagens: Têm características construtivas simples.

Qual é o maior problema no Motor de indução?

O grande problema para os motores é a quebra/perda do isolamento no enrolamento do motor. Devido ao fato de transientes de tensão possuírem causas diversas e nem sempre serem um fenômeno recorrente, é difícil encontrar a causa.

Por que é necessário ligar o motor de corrente contínua na ponte H?

Uma Ponte H é um circuito especial que permite realizar a inversão da direção (polaridade) da corrente que flui através de uma carga. É muito utilizada, por exemplo, para controlar a direção de rotação de um motor DC. ... Além disso, o circuito deve ser capaz de ligar e desligar a corrente que alimenta o motor.

Como controlar a velocidade de um motor de corrente contínua?

A forma mais simples de controlarmos a velocidade de um pequeno motor de corrente contínua consiste em se ligar em série com este motor um resistor variável (reostato), de tal forma que possamos alterar a corrente circuIante numa certa faixa de valores, conforme sugere a figura 1.

Qual a principal diferença entre o motor de corrente contínua e o motor universal?

Na verdade, um motor universal é um motor CC com excitação série, ou seja, um motor CC cujos enrolamentos de campo e de armadura estão conectados em série, podendo, portanto ser alimentado por uma única fonte, que pode ser contínua ou alternada monofásica.

Qual a diferença entre um motor de corrente contínua é um servo motor?

A principal diferença entre um servo motor e os outros motores (tanto de corrente alternada quanto contínua) é que os servos possuem incorporado neles um encoder e um controlador. Ou seja, os servos nada mais são do que motores comuns com controladores e encoder acoplados.

Quais são as características básicas dos motores AC e DC?

Apresentamos abaixo algumas características básicas dos motores AC e DC: Motores DC: São conhecidos por seu controle preciso de velocidade e por seu ajuste fino e são, portanto, largamente utilizados em aplicações que exigem tais características.

Artigo anterior
O que dizer avaliação de desempenho?
Artigo seguinte
O que é motorista CBO?