O que são lições aprendidas?

Perguntado por: Hugo José de Carvalho  |  Última atualização: 14. Januar 2022
Pontuação: 4.7/5 (23 avaliações)

Uma Lição Aprendida é um conhecimento adquirido através da experiência, e que é capturado, registrado, analisado e compartilhado. Os objetivos da prática Lição Aprendida são: Evitar a sua recorrência - casos negativos e/ou de insucesso (ex.: impedir que um erro se repita em um determinado projeto ou atividade);

O que escrever em lições aprendidas?

Para que uma lição seja aprendida ela deve ser bem estruturada. Assim, os pontos que devem ser discorridos são: O que ocorreu durante o projeto? Por que o evento ocorreu dessa maneira? (As causas)

Como registrar lições aprendidas?

Nesses processos, naturalmente ocorrem erros e acertos — e é por isso que investir na gestão de lições aprendidas é tão importante para as organizações. Ainda assim, muitos empresários têm dúvidas sobre esse tipo de gestão.…

O que são as lições aprendidas no contexto de um projeto?

Lições aprendidas é o termo que define todo o conhecimento aprendido em um projeto, seja ele técnico ou de gerenciamento de projetos. Há muitos fatores que divergem do planejamento do projeto na prática e eles devem ser discutidos e implementados em futuros projetos.

Quando falamos do processo de lições aprendidas é correto dizer que?

Quando falamos do processo de Lições Aprendidas, é correto dizer que As Lições Aprendidas devem ser registradas ao longo do desenvolvimento do Projeto.

Lições Aprendidas em Projetos - Para que Serve? Como Documentar?

25 questões relacionadas encontradas

O que é lições aprendidas segundo Pmbok?

Lições Aprendidas documentam a experiência adquirida ao longo de um Projeto. Estas lições vêm de lidar e/ou resolver problemas reais em nossos projetos. ... Registrar, documentar, e principalmente, divulgar as lições aprendidas é uma maneira de evitar que tais problemas voltem a ocorrer em projetos futuros.

Quando dizemos que risco é uma condição incerta significa que?

Risco é um evento ou condição incerta que, se ocorrer, provocará um efeito positivo ou negativo nos objetivos de um projeto. Devido à falta de conhecimento um risco pode ou não ocorrer. Risco é um evento ou condição incerta que, se ocorrer, provocará um efeito positivo ou negativo nos objetivos de um projeto.

Qual a importância das lições aprendidas em uma gestão do conhecimento?

Um processo de lições aprendidas deve estimular a participação e a contribuição de todos os profissionais, garantindo o adequado tratamento dos registros, seu armazenamento, atualização de seu conteúdo e facilidade de acesso e consulta.

O que é um processo de melhoria contínua?

A Melhoria Contínua é uma prática que as empresas adotam quando buscam ininterruptamente aperfeiçoar seus produtos, serviços e processos. ... E, como o próprio termo diz, é contínuo, assim, não pode ser visto como um projeto, com começo, meio e fim, mas um processo cíclico.

Quais são as características de boas lições aprendidas?

Uma Lição Aprendida é um conhecimento adquirido através da experiência, e que é capturado, registrado, analisado e compartilhado. Os objetivos da prática Lição Aprendida são: Evitar a sua recorrência - casos negativos e/ou de insucesso (ex.: impedir que um erro se repita em um determinado projeto ou atividade);

É importante coletar lições aprendidas do projeto para?

As lições aprendidas no projeto tem como objetivo principal evitar que os erros e os problemas encontrados não se repitam em futuros projetos, além de servir de base para o aperfeiçoamento contínuo da metodologia de Gerenciamento de Projetos. Elas podem conter várias informações.

Qual das opções abaixo não deve ser incluída no orçamento do projeto?

Resposta Custos afundados.

Qual das seguintes opções descreve melhor o papel do gerente de projetos como integrador?

Qual das opções a seguir MELHOR descreve a função do gerente de projetos como um integrador? A. Ajudar os membros da equipe e se familiarizarem com o projeto. ... Resposta B Explicação: A integração se refere a combinar atividades, e não membros da equipe (opção D).

Em qual grupo de processos de gerenciamento de projetos o orçamento detalhado do projeto é criado?

Execução Resposta: C Explicação Observe o uso da palavra ”detalhado”. Esse orçamento é criado durante o grupo de processos de planejamento.

Qual é o principal objetivo da melhoria contínua?

No contexto da metodologia Lean, a melhoria contínua busca melhorar cada processo na sua empresa ao focar no desenvolvimento de atividades que agregam mais valor para o seu consumidor, ao mesmo tempo, removendo o maior número possível de atividades que geram desperdício.

O que faz um profissional de melhoria contínua?

Avalia, propõe melhorias e otimiza os processos a fim de diminuir os custos e gerar produtos com uma qualidade ainda melhor. ... Estuda e analisa o comportamento atual do processo, identificação de novas oportunidades de projeto ou remodelagem dos processos de trabalho.

O que é um processo de melhoria?

A Melhoria de Processos, também chamada de Business Process Improvement (BPI), é o reparo incremental dos processos de uma organização. Essa prática tem como objetivo garantir que os processos atendam às expectativas do negócio e dos clientes e, desta forma, tragam os resultados esperados.

Qual a diferença entre risco e problema marque a afirmativa falsa?

Qual a diferença entre Risco e Problema? Marque a afirmativa FALSA Problema é quando a situação está acontecendo e impactando no projeto. No gerenciamento dos riscos se busca mapear situações futuras que poderão causar impacto no projeto.

Em que processo do gerenciamento de riscos de projetos os riscos devem ser priorizados e avaliados quanto a sua probabilidade de ocorrência e impacto?

Segundo o PMBOK, em que processo do gerenciamento de riscos de projetos os riscos devem ser priorizados e avaliados quanto à sua probabilidade de ocorrência e impacto? ... Planejamento de respostas a riscos.

Quais são as categoria de contratos?

Explicação: As três categorias de contratos são: preço fixo, custo reembolsável e custos unitários. 4a Questão Conforme estudamos, o processo de gerenciamento do projeto pode incluir as seguintes atividades, exceto: Administrar os pagamentos ao fornecedor nos termos contratuais.

De quem é a responsabilidade primária de registrar as lições aprendidas?

É fato que a documentação das lições aprendidas é muito importante, gera benefícios para a organização como um todo e que o líder do projeto possui a responsabilidade de incentivar e definir a melhor forma de gerenciá-las.

Qual o papel do gerente de projetos como integrador?

O gerente de projetos é o integrador tático que será responsável fazer com que todas as peças se encaixem. Será ele o responsável por identificar pontos fortes e fracos, e assim fazer com que a “máquina” funcione corretamente.

Qual das seguintes opções descreve melhor a utilização de um termo de abertura do projeto no momento em que o trabalho está sendo concluído?

Qual das seguintes opções descreve MELHOR a utilização de um termo de abertura do projeto no momento em que o trabalho está sendo concluído? A. Certificar-se de que todos os membros da equipe sejam recompensados B. Ajudar a determinar se a mudança no escopo deveria ser aprovada C.

Quais são as principais habilidades que um gerente de projeto deve ter e qual é a mais importante?

Para exercer bem o papel de gerente de projetos o profissional precisa, no mínimo, possuir pró-atividade bem aguçada, autoconfiança, conhecimento nas boas práticas além de senso de responsabilidade para praticá-las durante todo o ciclo de vida do empreendimento.

Quais são os custos de um projeto?

Classificação dos custos
  • Esforços de qualidade;
  • Tempo do gerente do projeto;
  • Atividades de gerenciamento de projetos;
  • Associados diretamente ao projeto, incluindo mão de obra, materiais, treinamento para o projeto, computadores, etc;
  • Despesas com espaços físicos de escritórios usados diretamente para o projeto;

Artigo anterior
Quem pode fazer Estomaterapia?
Artigo seguinte
Qual o melhor bairro de Cotia para morar?