Quem ativa os osteoclastos?

Perguntado por: Verónica Liliana Carvalho Anjos  |  Última atualização: 8. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (20 avaliações)

A atividade do osteoclasto é coordenada por citocinas e por hormônios como a calcitonina e o paratormônio.

Quem estimula osteoclastos?

A atividade dos osteoclastos é coordenada por citocinas (pequenas proteínas sinalizadoras que atuam localmente) e por hormônios como calcitocina, um hormônio produzido pela glândula tireoide, e paratormônio, secretado pelas glândulas paratireoides.

Como os osteoclastos atuam?

Os osteoclastos são células responsáveis pela reabsorção óssea, por meio da desmineralização e degradação da matriz óssea. Essa célula destaca-se por ser grande, apresentar vários núcleos e apresentar mobilidade.

Como os osteoclastos realizam a reabsorção?

A morte do osteócito promove a reabsorção da matriz pela atividade dos osteoclastos, seguida pelo reparo ou remodelação do tecido ósseo pelos osteoblastos. ... Osteoclastos são células grandes, móveis, multinucleadas e com ramificações irregulares que fazem a reabsorção do tecido ósseo.

Como ocorre o processo de reabsorção óssea?

A reabsorção óssea alveolar ocorre principalmente devido à perda dos dentes, podendo ser também desencadeada por patologias periodontais. A reabsorção severa dos maxilares ocorre principalmente em idosos que perderam sua dentição precocemente e utilizaram componentes protéticos por um longo período de tempo.

OSTEOBLASTOS, OSTEÓCITOS E OSTEOCLASTOS - CÉLUAS DO TECIDO ÓSSEO | Biologia com Samuel Cunha

42 questões relacionadas encontradas

Quais as principais características e função dos osteoclastos?

O osteoclasto é uma célula que compõe a matriz óssea, bastante grande em comparação à outras células, multinucleada, e que está envolvida na reabsorção e remodelagem do tecido ósseo. Possui um citoplasma rico em lisossomos, além de apresentar numerosas mitocôndrias e um complexo de Golgi altamente desenvolvido.

Qual é a função dos osteoblastos?

Os osteoblastos são células envolvidas na formação de tecido ósseo, um tipo particular de tecido conjuntivo especializado em funções de suporte do organismo, mas também na proteção de estruturas vitais, formação de tecido sanguíneo e armazenamento e regulação de sais minerais.

O que é o osteoclasto?

Os osteoclastos são células muito grandes que resultam da fusão de várias células do sistema fagocitário mononuclear, têm origem em células que se originam na medula óssea, e estas por sua vez originam os monócitos e os macrófagos (varias células fundem-se e dão origem aos osteoclastos).

Como os hormônios atuam sobre os ossos?

Este hormônio causa um aumento no número de osteoclastos e reabsorção da matriz óssea, com liberação de fosfato de Ca e aumento da calcemia. A concentração de (PO4)3- não aumenta no sangue, porque o próprio paratormônio acelera a excreção renal dos íons fosfato.

Onde é produzido o osteoclasto?

Os osteoclastos derivam dos monócitos do sangue circulante. Após atravessar a parede dos capilares do osso, os monócitos fundem-se para formar osteoclastos. Os osteoclastos têm citoplasma granuloso, algumas vezes com vacúolos, fracamente basófilo nos osteoclastos jovens e acidófilo nos maduros.

Quais hormônios participam da atividade dos osteoblastos e osteoclastos?

- Paratormônio: sintetizado pelas paratireoides, aumenta a atividade e o número de osteoclastos, elevando a taxa de cálcio na corrente sanguínea; - Hormônios sexuais: também estão envolvidos nesse processo, ajudando na atividade osteoblástica e promovendo o crescimento de novo tecido ósseo.

Quem produz Rankl?

O RANKL é produzido por células ósseas ou do ligamento periodontal em resposta a forças ortodônticas. Seu receptor de membrana RANK é encontrado em células precursoras de osteoclastos. Vários tipos de células produzem osteoprotegerina (OPG), uma citocina com afinidade ao RANKL e efeito inibitório sobre ele.

Qual a ação do hormônios sexuais no tecido ósseo?

Esses esteroides sexuais apresentam várias funções no tecido ósseo, tais como: aumentar a atividade dos osteoblastos, inibir a retirada de cálcio do organismo ao interferir e diminuir a formação e atividade dos osteoclastos, e estimular o crescimento dos ossos longos após a puberdade.

Qual a função do estrogênio nos ossos?

O estrogênio claramente modula a remodelação óssea, e ambos, estrogênio e androgênio, inibem a reabsorção óssea e estimulam o aumento da formação de osso, embora o estrogênio possa ter um papel dominante na inibição da reabsorção óssea.

Quais hormônios interferem na função óssea?

Sistemicamente, a função das células ósseas é alterada principalmente pelos hormônios reguladores do metabo- lismo de cálcio: PTH, vitamina D e calcitonina(10). Outros hormônios também interferem no metabolismo ósseo, entre eles GH, glicocorticóides, hormônios tireoidia- nos e sexuais(10).

O que pode causar uma osteopenia?

Causas da osteopenia

Uma das principais causas para que ela aconteça é o envelhecimento. O avanço da idade torna os ossos mais porosos, dificultando a absorção do cálcio.

O que são osteoblastos osteoclastos e osteócitos?

Os osteócitos são células situadas no interior das lacunas da matriz; os osteoblastos são células relacionadas à síntese da parte orgânica da matriz e estão localizados na sua periferia; e os osteoclastos são células móveis, ocorrendo, portanto, em várias partes do tecido.

Quais são os fatores que regulam a ação das células Osteoblasticas?

O desenvolvimento e a remodelação óssea dependem de interações complexas entre osteoblastos e outras células presentes no microambiente ósseo. Fatores de crescimento e citocinas presentes no meio condicionado de células mesenquimais poderiam estimular o metabolismo de células osteoblásticas.

Quais são as principais características das células do tecido ósseo?

CÉLULAS DO TECIDO ÓSSEO

Os osteócitos são células achatadas, composta por uma pequena quantidade de retículo endoplasmático rugoso, aparelho de Golgi e núcleo com cromatina condensada. Os osteócitos são essenciais para a manutenção da matriz óssea e sua morte é responsável pela reabsorção da matriz.

Por que nutrientes e hormônios são importantes para o crescimento ósseo?

Muitos hormônios são críticos para o turnover ósseo; sobretudo o hormônio do crescimento (GH), envolvido na regulação óssea. O excesso de lipídeos pode inibir a secreção de GH, pelo aumento nos níveis de ácidos graxos plasmáticos livres(10-11).

Qual é o mecanismo de ação do hormônio da Paratireoide PTH no osso e no rim?

A principal função do PTH é estimular a liberação de cálcio para o plasma, e, para isso, age principalmente nos ossos, nos rins e indiretamente no intestino delgado. Nos ossos, o PTH estimula a reabsorção óssea permitindo o acoplamento entre osteoblastos e osteoclastos, aumentando de uma forma geral o turnover ósseo.

Qual é a relação entre paratormônio e calcitonina no tecido ósseo?

Esse hormônio tem efeito inverso ao da calcitonina, ou seja, libera cálcio dos ossos para o sangue, indiretamente estimula a absorção de cálcio pelo intestino e diretamente diminui sua eliminação pelos rins.

O que significa a sigla RANKL?

O sistema RANK (receptor activator of nuclear factor Kappa-Beta)-RANKL (receptor activator of nuclear factor-kappa beta ligand)-OPG (osteoprotegerin) constitui uma das principais vias de diferenciação e ativação dos osteoclastos e alterações nessa via tem sido associadas a diversas lesões relacionadas ao osso (LRO), ...

O que é RANK ligante?

O RANK-ligante (RANKL) é o fator mais importante para a diferenciação dos osteoclastos, tendo sido recentemente reconhecido e clonado.

Como o eixo RANK RANKL OPG participa do processo de reparo dos tecidos?

O sistema RANK/RANKL/OPG contribui para a compreensão do processo e regulação da formação e reabsorção do osso, tendo sido o maior avanço na biologia óssea com relação a osteoclastogênese. RANKL e OPG inibem RANK regulando a formação, ativação e sobrevivência de osteoclastos na remodelação óssea.

Artigo anterior
Pode levar líquido na bagagem de mão GOL?
Artigo seguinte
Como saber se estou perdendo gordura ou água?