O que são gastos Semivariáveis?

Perguntado por: Afonso Marcos de Lopes  |  Última atualização: 20. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (22 avaliações)

Os custos semivariáveis são as despesas fixas e variáveis de uma empresa. O custo semivariável pode alterar de acordo com o volume de vendas, mas não na mesma proporção do custo variável. Alguns exemplos de custo semivariável são gastos com: energia e mão de obra.

O que é custo Semivariável dê exemplos?

Custo semi-variável é um tipo de despesa que varia com o volume de vendas, como a comissão paga a funcionários. Não podemos classificar esse exemplo como custo variável porque sua flutuação de valor não é tão significativa quanto a dos custos variáveis — que é o caso do gasto com a conta de água, por exemplo.

É um exemplo de custo Semifixo?

Custos Semifixos São aqueles que têm valor total constante até certo volume de produção. Exemplo: O valor total da folha de pagamento dos supervisores de produção, por exemplo, permanece o mesmo (fixo) ate a contratação de outro supervisor para trabalhar com os supervisores atuais.

Quais as características dos custos semifixos e dos Semivariáveis?

Se algo é dito semifixo, varia, logo é variável, e entra em conflito (ou melhor, concorda no conceito) em ser, obviamente, custo variável. Também, por algo ser dito semivariável, implica, pelo menos em período ou “estado”, em ser neste cenário, obviamente, mais uma vez, variável, logo, igualmente o dito “semifixo”.

São exemplos de custos variáveis?

Exemplos de custos variáveis
  • Matérias-primas;
  • Embalagens;
  • Combustível (caso a pessoa use o carro para trabalhar);
  • Mão-de-obra temporária;
  • Entre outros custos envolvidos na fabricação de um produto ou prestação de serviço que variam de acordo com a quantidade vendida.

MÓDULO 01 - AULA 13 - CUSTOS SEMI-FIXOS E SEMI-VARIÁVEIS - CONTABILIDADE DE CUSTOS.

44 questões relacionadas encontradas

Quais são os principais custos variáveis?

Quais são os custos variáveis de uma empresa?
  • energia elétrica e água – caso sua produção dependa disso;
  • horas extras pagas a funcionários;
  • matéria prima;
  • custos com logística e entrega;
  • comissão de vendas;
  • taxas de remessa.

Quais são os custos variáveis de uma empresa?

Os custos variáveis são os valores que se alteram conforme a produção e o fluxo da empresa. Ele sempre irá acompanhar as mudanças de volume, independente de ser uma empresa, restaurante, loja ou semelhante. Sendo assim, se o nível de produção do mês for alto, os custos também irão aumentar.

O que são custos diretos e indiretos?

Custo direto é aquele gasto determinado necessariamente pela produção, como compra de matéria-prima. Custo indireto também é um gasto terminado pela produção, mas a relação muitas vezes não é assim tão clara. Gastos em energia elétrica, por exemplo, são custos indiretos.

Quais são as classificações dos custos?

Quais são os tipos de custos? Como sabemos, os custos são todos os gastos relacionados especificamente à produção da mercadoria ou prestação do serviço. Eles estão classificados em custos diretos e indiretos e em custos fixos e variáveis.

O que é um custo misto?

Custos mistos são aqueles que apresentam uma variação em função do nível de produção mais que também tem uma parcela fixa. Esta parcela fixa ocorrerá mesmo que nada seja produzido.

O que é custo Semifixo?

“Custos semifixos ou Custos por Degraus são custos que são fixos numa determinada faixa de produção, mas que variam se há uma mudança dessa faixa.” (Silvério das Neves e Paulo E.V.

O que é custo exemplos?

Assim, entende-se por custo todos os gastos envolvidos na atividade-fim da empresa, aqueles sem os quais é impossível produzir, oferecer ou entregar determinado produto, ou serviço. São exemplos de custos: ... Salários dos profissionais da produção; Equipamentos utilizados na produção.

O que é um custo fixo?

São os gastos que permanecem constantes, independente de aumentos ou diminuições na quantidade produzida e vendida. Os custos fixos fazem parte da estrutura do negócio.

O que é custo gerencial?

Custo gerencial é um processo analítico que tem como finalidade analisar e identificar os dados sobre as operações da empresa para auxiliar na tomada de decisões e na melhor alocação da verba corporativa.

O que é o custo primário?

Custo Primário - é a soma da matéria prima, material de embalagem mais a mão-de-obra direta. Custo de Transformação - é a soma de todos os custos de produção, exceto a matéria-prima e outros elementos adquiridos, ou seja, é o custo do esforço realizado pelas empresas.

O que é uma despesa recorrente?

As despesas recorrentes são gastos que possuem recorrência periódica (semanal, quinzenal, mensal, etc), como por exemplo, sua conta de luz. E o vhsys possui um sistema de geração automática de Contas a Pagar.

Como classificar custos e despesas?

Diferença entre custo e despesa: como classificá-los corretamente? Custo é o valor gasto com bens e serviços para produzir outros bens e serviços. Despesa é o valor gasto para administrar e sustentar o funcionamento da organização, sem que tenha impacto direto no processo de produção.

Como se classificam os custos com relação ao produto?

Em relação aos produtos fabricados, os custos se classificam em: I) diretos: são os gastos com materiais, mão-de-obra e gastos gerais de fabricação aplicados diretamente na fabricação dos produtos. ... I) direito ou variável: contempla como custo de fabricação os custos diretos ou variáveis.

São classificados como custos de produção?

Custo de produção é todo aquele custo relacionado à cadeia produtiva de uma empresa. Eles podem ser segregados em custos indiretos, material direto e mão-de-obra direta.

O que são custos indiretos exemplos?

Por sua vez, os custos indiretos são aqueles que você não consegue relacionar diretamente ao produto ou serviço. ... Por exemplo, a energia elétrica geralmente é consumida por toda a fábrica, onde se aloca o seu custo total por meio de estimativas. Nessa circunstância, a energia elétrica é um custo indireto.

Como classificar custo direto e indireto?

O custo direto é aquele que pode ser diretamente atribuído a um produto ou serviço. Ou seja: é aquele custo que não precisa de nenhum critério para ser apropriado, ele possui um valor ou uma proporção pré-definida. O custo indireto, por sua vez, é aquele que demanda algum critério de apropriação ao produto.

Como calcular o custo direto e indireto?

Os custos diretos e indiretos de produção dentro de uma empresa são obtidos por meio da soma dos valores empregados em mão de obra direta e indireta e do que é gasto com materiais diretos e indiretos.

Quais são os custos fixos e variáveis de uma empresa?

Os custos fixos de uma empresa são aqueles que são menos suscetíveis a apresentar variações de acordo com o volume de produção ou de vendas. Já os custos variáveis correspondem aos gastos que aumentam ou diminuem de forma proporcional ao nível de atividade.

O que são custos fixos e variáveis exemplos?

Fixas são as despesas que não variam em função da produção. Já as variáveis, é claro, são as que variam conforme sua empresa produz maiores ou menores quantidades. Exemplos de despesas fixas: gastos com segurança, manutenção do prédio, aluguel, entre outros.

O que são custos e despesas variáveis?

Classificamos como custos ou despesas variáveis aqueles que variam proporcionalmente de acordo com o nível de produção ou atividades. Seus valores dependem diretamente do volume produzido ou volume de vendas efetivado num determinado período. Exemplos: Matérias-Primas.

Artigo anterior
Quais são os tipos de logística reversa?
Artigo seguinte
Como vai ficar o seguro desemprego em 2022?